em novembro de 2016 ha pouco mais de sete anos enquanto procurava informaçoes pouco conhecidas sobre o lendario motor dfv da cosworth nosso entao reporter dalmo hernandes encontrou um samba rock dos anos 1970 influenciado pelo grande premio do brasil de 1973 que exaltava o lotus 72 d pilotado por emerson fittipaldi vencedor daquela corrida a musica fez relativo sucesso na epoca mas depois acabou esquecida pelo grande publico os uploads mais antigos no youtube tem 12 e nove anos respectivamente — pouco antes de o flatout e o dalmo a redescobrirem nessa epoca ze roberto estava morando em sao paulo onde se apresentava em bares do centro da cidade mais recentemente ha cerca de cinco anos lotus 72d chegou a ser remixada mas voltou a ser conhecida pelo grande publico em janeiro do ano passado quando foi usada como trilha de uma campanha publicitaria do serviço de alugueis temporarios airbnb alguns meses depois da publicaçao no site o proprio ze roberto encontrou a materia e entrou em contato com o dalmo hernandes para agradecer pela lembrança agora nesta quarta feira nos veio a noticia de que ze roberto morreu no ultimo dia 24 de janeiro e foi sepultado nesta terça feira dia 30 em homenagem ao compositor que misturou samba e formula 1 estamos relembrando a materia publicada em 2016 com a historia da musica e o contexto da epoca em que ela foi escrita leo contesini por dalmo hernandes e uma musica pegajosa que logo de cara gruda na cabeça com o primeiro verso lotus lotus lotus 72 d d d e deixa clara a inspiraçao na formula 1 ate a capa do compacto um disco de vinil menor com apenas duas musicas aposta nas cores da equipe britanica amarelo/dourado e preto e reproduz ate mesmo a tipografia da lotus mas o que levou um compositor brasileiro a dedicar uma musica especialmente a um monoposto de formula 1 bem a verdade e que fato de o lotus 72d ser um grande carro de corrida era so um dos motivos recomendamos que voce ouça a musica e preste atençao na letra antes de continuar lendo https //www youtube com/watch v=0ve59gyxxtw a decada de 1970 começou muito bem para os brasileiros que eram fas de esportes logo em 1970 o tricampeonato mundial de futebol foi conquistado por aquela que para muita gente foi a maior seleçao brasileira de todos os tempos ainda naquele ano o time de basquete do brasil conquistou o vice campeonato mundial e em 1971 o ouro nos jogos panamericanos https //youtu be/j2j5hpk lau emerson chegou a formula 1 em 1970 sua estreia na formula 1 aconteceu no grande premio da gra bretanha como segundo piloto da lotus nos treinos do gp de monza o piloto principal jochen rindt sofreu um acidente fatal e emerson acabou promovido a piloto principal da equipe da noite para o dia depois de disputar apenas tres corridas na categoria em sua quarta prova o gp dos eua a primeira depois da morte de rindt emerson conquistou sua primeira vitoria na f1 os brasileiros ainda embalados pelas conquistas do futebol e do basquete viram a possibilidade de termos um campeao mundial tambem no automobilismo como o sucesso no esporte sempre esteve muito ligado ao patriotismo brasileiro emerson rapidamente se tornou um heroi nacional a arma daquele novo heroi era um carro chamado lotus 72 em essencia o lotus 72 era um lotus 49 com novos elementos aerodinamicos o motor era o mesmo cosworth dfv e continuava sendo usado como componente estrutural mas o 49 ainda parecia um daqueles charutos de anos anteriores que foi ganhando apendices aerodinamicos ao longo dos anos ja o 72 nasceu com uma asa dianteira uma asa traseira radiadores nos sidepods freios inboard e a tomada de ar para o motor localizada acima da cabeça do piloto estes elementos estao presentes ate hoje e certamente o lotus 72 teve sua parcela de responsabilidade na evoluçao aerodinamica e na configuraçao dos f1 modernos desse modo ao longo das temporadas de 1970 e 1971 serviram como laboratorio para o lotus 72 que em sua quarta configuraçao a 72d teve a suspensao traseira e a asa reprojetadas para garantir mais downforce eram soluçoes que ainda nao haviam sido adotadas em massa pelas equipes o que acabou deixando a lotus muito a frente das rivais fittipaldi ficou com o sexto lugar no campeonato em 1971 e a equipe britanica estava confiante para a temporada seguinte para 1972 a lotus trocaria a pintura dos cigarros gold leaf pelas cores dos cigarros john player special — preto e amerelo/dourado — que se tornariam uma das pinturas mais emblematicas da historia da formula 1 talvez tenha ate dado sorte pois das doze corridas disputadas pelo campeonato o piloto brasileiro venceu cinco e ficou a frente de jackie stewart que havia sido campeao no ano anterior aos 25 anos de idade emerson fittipaldi deu ao brasil mais um motivo para celebrar o calibre de seus esportistas a cançao de ze roberto porem nao trata do titulo de fittipaldi em 1972 mas sim do grande premio do brasil realizado no ano seguinte o primeiro gp do brasil realizado em 1972 foi como um teste se os organizadores da formula 1 aprovassem o circuito o autodromo jose carlos pace tinha chances de passar a fazer parte do calendario oficial e foi o que aconteceu em 1973 certamente no embalo do titulo de emerson https //youtu be/r jwmjwnywu o gp de interlagos de 1973 foi a segunda corrida do campeonato a primeira havia sido o gp da argentina realizado no autodromo juan y oscar galvez em buenos aires fittipaldi venceu no territorio dos hermanos e levantou a expectativa para gp do brasil emerson largou na segunda posiçao logo atras do colega de equipe ronnie peterson que conquistava sua primeira pole position com o abandono de peterson na quinta volta por problemas em uma das rodas fittipaldi assumiu a liderança que defendeu sem problemas por 40 voltas ate encontrar a bandeira quadriculada no retao principal e vencer a corrida com mais de 13 segundos de vantagem sobre o tyrrell de jack stewart imagine a importancia daquela vitoria o primeiro campeao brasileiro de formula 1 chegando em primeiro lugar no primeiro grande premio do brasil no calendario oficial da categoria naquele momento o brasil se sentia no centro do mundo nao foi a toa que virou samba rock licenças poeticas a parte e bacana como a letra da musica faz referencia a excelencia tecnica do lotus 72d mas tambem ao traçado antigo de interlagos com curvas que nao existem mais e a habilidade de fittipaldi em contorna las o traçado no qual o gp do brasil foi disputado em 1973 foi abandonado em 1989 logo depois que o rio janeiro desistiu de sediar a formula 1 para receber de volta o circo da formula 1 interlagos passou por uma reforma geral a fim de se adequar aos padroes da f1 na epoca https //www youtube com/watch v=xajouty6yms o resultado foi um traçado de 4 3 km de extensao reduzindo quase pela metade os 7 96 km do anterior as curvas que se atacava em alta velocidade que fizeram tanto sucesso na era de ouro das corridas de turismo brasileiras deram lugar a curvas mais truncadas e lentas e por isso mesmo menos desafiadoras as curvas 1 e 2 por exemplo que eram feitas de pe cravado viraram historia bem como as curvas 3 e 4 e a citada curva do sargento este onboard de fittipaldi ao volante de um ford maverick um exemplar americano o que nos faz acreditar que o video tenha sido feito em 1972 ou 1973 pouco antes de seu lançamento no brasil da uma boa noçao do que era o traçado antigo https //youtu be/zg5c2nyeyfo e possivel ver as curvas 1 e 2 e a reta de 850 metros que vem logo em seguida depois vinha a chamada ferradura uma curva altamente tecnica de 180 graus onde era preciso frear ainda enquanto se fazia a curva a partir da saida da ferradura fez se a atual entrada da curva do lago que e contornada no sentido oposto a curva do laranja antiga tambem e diferente do atual laranjinha e a curva do sargento nao existe mais era um belo traçado dos melhores que havia no mundo ainda que a estrutura do autodromo nao fosse perfeita alias antigamente todos os autodromos eram assim os complexos enormes e bem projetados sao invençoes mais recentes [caption id= attachment_357078 align= aligncenter width= 1857 ] ze roberto em 2019[/caption] por mais que o atual traçado aproveite parte do traçado antigo nossa opiniao e simples nao era preciso inutilizar completamente o layout classico do circuito que permitia uma pilotagem mais veloz tecnica e emocionante e inspirava musicas como o samba rock de ze roberto esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.