Caros pilotos virtuais! Bem vindos ao SimRacer House, a nova seção semanal do FlatOut integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro – do Gran Turismo ao iRacing, do Forza ao Assetto Corsa! Notícias, lançamentos de mods, softwares e hardwares (de volantes a placas de vídeo), atualizações, campeonatos, recordes, você irá encontrar tudo aqui. Acelere conosco!
Grã-Bretanha proíbe escaneamento a laser em autódromos
Para decepção dos pilotos virtuais, o Reino Unido proibiu o uso da tecnologia de leitura a laser nos autódromos britânicos por medo de “dano incalculável” nos asfalto causado pelos métodos de captura utilizados pelos desenvolvedores dos simuladores de corrida.
Com o escaneamento a laser tornando-se cada vez mais popular nos simuladores de corrida modernos, trazendo um nível de detalhe em nossas pistas de corrida virtual sem precedentes de realismo, a nova lei britânica virá como um enorme golpe para as aspirações de desenvolvedores de jogos atuais e futuros na busca por métodos para capturar as nuances da pista com precisão. Na sequência da decisão anunciada, cresceu o receio de que muitos outros países irão seguir o exemplo do Reino Unido em proibir o uso da tecnologia a laser em ambientes de corrida.
Pesquisas realizadas pela Universidade Brunel de Londres nos últimos três anos revelaram que a exploração a laser do asfalto pode enfraquecer a superfície de competição em até 25% (o equivalente a sete anos de uso contínuo em corridas), enfraquecendo a integridade da base da pista, levando a reparos onerosos para os proprietários de circuitos e, o mais importante, expondo os pilotos a “níveis inaceitáveis de risco para além dos considerados razoáveis para o esportes a motor modernos”
O professor Gideon Thomas da universidade de Brunel explica:
“Uma pista de corrida é uma coisa viva. E com as técnicas freqüentemente invasivas empregadas pelos desenvolvedores que usam a tecnologia de escaneamento a laser nestas pistas, eles podem causar um dano incalculável. Usando uma amostra controlada de 40 materiais usados geralmente na construção de uma pista moderna, a nossa pesquisa considera que os danos causados a uma pista em apenas uma única sessão de digitalização provoca níveis inaceitáveis de risco acima dos considerados razoáveis para esporte a motor moderno”
Thomas continua, “com técnicas a laser padrão, uma superfície de pista deteriora geralmente entre 20% e 25% da sua superfície e, além disso, causa um enfraquecimento da rigidez estrutural da base. Este dano é irreversível uma vez que tenha sido causado, e não tratado poderia potencialmente significar danos permanentes que não podem ser facilmente corrigidos pelo proprietário do circuito.”
O governo britânico, sob a liderança do então Primeiro-Ministro David Cameron, tinha encomendado a pesquisa após preocupações de um grupo de proprietários de pista de corrida sobre os perigos da tecnologia razoavelmente recente.
Embora o Reino Unido passe a considerar o escaneamento a laser ilegal a partir de Julho, outros países já começaram a realizar seus próprios estudos sobre os resultados produzidos pela Universidade Brunel para tomar suas próprias decisões sobre o uso contínuo desta tecnologia. Como os responsáveis pela organização de corridas devem sempre garantir os mais altos padrões de segurança, este estudo recente tem um impacto negativo sobre a indústria de simuladores nos próximos anos.
Reiza Studios divulga relatório de desenvolvimento de Março
Na sequência da recente atualização lançada pelo estúdio brasileiro, a Reiza continua trabalhando no Automobilista e tem uma série de novos recursos e conteúdos que serão adicionados ao simulador nos próximos meses antes do Desenvolvimento voltar sua atenção para a novo título.
Como tem se tornado costume nos últimos meses, a Reiza revelou uma atualização de desenvolvimento detalhando algumas das coisas que chegarão ao simulador em breve. Leia os principais trechos do relatório abaixo:
“Na parte dos gráficos, Alex Sawczuk desenvolveu uma série os novos perfis SweetFX, incluindo uma nova configuração padrão – estes podem ser pré-visualizados e definidos a partir do AMS Config. Estes novos perfis foram revisados e usam um layout de mapeamento de tom muito melhor, uma melhoria agradável em relação às versões anteriores.
Temos duas categorias de perfis. A categoria ‘A *’ oferece uma progressão em termos de quantidade de saturação. O dígito no identificador indica quanto saturação existe. Os perfis Vivid têm aproximadamente a mesma iluminação, mas com contraste extra neles. Há então uma categoria ‘B *’. Estes oferecem uma variedade de configurações de pós-FX diferentes para você experimentar. Quanto maior o número, mais diferente o efeito.
O novo perfil padrão é ‘A3 Natural Vivid’. Perfis mais antigos permanecem disponíveis na categoria “Legacy”.
Outro recurso importante na v1.3.5 é a opção de buscar setups dos melhores tempos de outros pilotos que correram no modo Time Trial. Para fazer isso, clique no nome do piloto do qual você deseja obter a configuração e clique no botão “Fetch Setup”.
A configuração estará disponível para você carregar no menu Arquivos de Garagem, na respectiva pasta da pista. Tenha em mente que apenas as voltas definidas a partir desta versão terão uma configuração disponível para busca.
O trabalho já está em curso no desenvolvimento da versão 1.4 do Automobilista. Estamos trabalhando pesado para lançá-la antes do final de Abril.
O foco atualmente está em concluir a tão esperada Custom Season Tool para campeonatos offline. Estamos trabalhando em algumas novas opções interessantes que esperamos acrescentar não só para o modo de campeonato, mas para o fim de semana de corrida em geral.
O trabalho também está progredindo no carro com especificações da Fórmula 1 2017, ainda a ser nomeada.
O novo carro 2017 será adicionado como um conteúdo de base gratuito para o Automobilista. Juntamente com os pacotes de aderência extra, a grande notícia com este carro será a introdução de novos modelos de física como Turbo & ERS que estão sendo desenvolvidos e serão adicionados não só a este carro, mas para outros no simulador que apresentam um ou ambos. No entanto, isso é improvável que seja concluído a tempo para a versão v1.4.
O desenvolvimento do nosso próximo DLC também está se aproximando bem como o lendário circuito de Hockenheim, com layouts para ambas as versões modernas 2016 e 2001.
Espera-se que estas 2 versões estejam prontas a tempo para lançamento de v1.4 no final de Abril, com a versão de 1972 e 1988 a ser adicionada logo depois.”
F1 2016 chega ao Mac hoje!
A Codemasters confirmou que o popular jogo de Fórmula 1 2016 será lançado no Mac neste dia 6 de abril, graças a um acordo com a Ferel Interactive.
Já disponível em várias plataformas, incluindo Linux e dispositivos móveis, a Codemasters utilizou mais uma vez os recursos da companheira de jogos britânica Ferel Interactive para trazer o seu mais completo jogo de Fórmula 1 até hoje para uma nova plataforma. Com a Ferel especializada em levar jogos para Linux e Mac, o “novo” jogo será lançado com o mínimo de problemas após as versões para PC e console terem recebido vários patches posteriores à data de lançamento de Agosto de 2016.
Para anunciar o lançamento para Mac, a Codemasters criou este trailer:
DiRT 4 em ação
Para empolgar ainda mais os rallyzeiros virtuais, confira os carros de Rally, Landrush e Rallycross do novo DiRT 4 em ação.
Com um lançamento programado para PlayStation 4, Xbox One e PC dia 9 de Junho, a PlayStation Access fez um pequeno vídeo ao vivo mostrando uma corrida nos três nos novos modos de jogo incluídos. O vídeo nos mostra algumas imagens de qualidade do novo modo Landrush usando os grandes off-roads Trophy Trucks, além de uma corrida de Rallycross e, claro, o tradicional de rally de velocidade usando a geração moderna do Ford Fiesta WRC. Você pode conferir o vídeo na íntegra abaixo:
Como é de se esperar da PlayStation Access, a ação capturada durante este vídeo foi tirada da versão Work in Progress do PlayStation 4. E sendo um título WIP, o produto final não será exatamente como ele está no vídeo.
Mas até agora a Codemasters está criando uma alta expectativa, a ponto de DiRT 4 capaz ser um dos jogos de rally mais impressionantes lançados para console ou PC desde o incrível Richard Rally Burns em 2004.
Nota: A Comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil possui diversos Clubes e Ligas independentes. Neste espaço, iremos divulgar o máximo possível os campeonatos online e eventos realizados seguindo uma ordem alfabética nos resumos e uma ordem cronológica na agenda de eventos. Qualquer Clube, Liga, Equipe e Piloto Virtual pode nos enviar seu release (via Portal do 3Wide) para divulgarmos semanalmente aqui no Flatout.
Estevão Diniz lidera Copa Manarim Designs de Marcas por 1 pontos
Na penúltima etapa da Copa Manarim Designs de Marcas do 3Wide no Automobilista, Estevão Diniz, com 50 kg viu sua liderança ser ameaçada por Bruno Povoa, que agora está a apenas 1 ponto atrás.
Correndo na versão virtual do circuito de sua cidade, Estevão Diniz não teve uma boa primeira bateria, chegando em 7º. Já Bruno Povoa conseguiu dois excelentes resultados, mesmo com seu lastro de 40kg pela vice-liderança, terminando no pódio em ambas as baterias, mesmo com a inversão do grid. E o resultado só não ficou mais apertado para última etapa no Velopark, pois na 2ª Bateria, nas voltas finais, Estevão Diniz, que venceu a bateria, contou com a escuderia em pista de João Júnior, para se defender das investidas de Bruno Povoa, que mesmo com o lastro conseguiu superar João nos momentos finais e terminar na 2ª posição.
A próxima etapa do Marcas do 3Wide no Automobilista será em Velopark, com transmissão ao vivo a partir das 21h30.
Estevão Diniz segue na liderança com 167 pontos, 1 a mais que Bruno Povoa. Adriano Martins, companheiro de Bruno na Alfa Racing, está na 3ª posição, com Rodrigo Oliveira, Edgard Mesquita completando o Top 5.
Alliance Sim Racing realiza encontro anual em Curitiba
Já virou tradição! O último fim de semana de Março é um período sagrado para a Alliance Sim Racing. E 2017 não foi diferent. Pilotos virtuais de várias partes do Brasil se reuniram uma vez mais no QG da equipe em Curitiba/PR para o encontro anual.
Como de costume, o anfitrião Wagner Matos recebeu a todos para colocar aquele papo virtual virar um papo real regrado a confraternização, gargalhadas, comilança e claro, muita velocidade!
A Alliance Sim Racing disponibilizou aos seus integrantes dois cockpits para um famoso x1 durante todo encontro. O pessoal também andou por pontos turísticos da capital paranaense, desfrutaram da ótima gastronomia curitibana, disputaram uma bateria de kart no Kartódromo de São José dos Pinhais com os pilotos e convidados. E por fim, todos lutaram contra o sono e acompanharam o início da temporada da Formula 1 com direito a um belo churrasco na madrugada de sábado para domingo.
“Final de semana de muita diversão com os amigos da Alliance Sim Racing! Só tenho a agradecer pela receptividade do amigo Wagner Matos em sua casa, agradecer a sua esposa e compreensão das bagunças na casa também. Sempre bom estar com a galera. Espero no próximo ano estar por lá novamente!” disse Marcelo Neiva, que viajou por mais de 3.000 km de São Luís do Maranhão até Curitiba para terminar a bateria de kart indoor mais uma vez na segunda posição.
O encontro de 2017 teve o apoio da Thrustmaster e Sete Contabilidade.
H2O Motorsports organiza 4Fun na próxima terça
No próximo dia 11 de Abril a H2O Motorsport organizará mais um H2O Race Challenge com os MRT do Live for Speed no Circuito de Westhill Karting International (WE5), a partir das 21hrs.
A H2O Race Challenge são corridas organizadas, abertas a pilotos dos simuladores Assetto Corsa e Live for Speed. Toda terça-feira a noite, a H2O promove um desafio entre pilotos virtuais, com a seriedade de um evento oficial, mas sem o compromisso de um campeonato em várias etapas.
Para participar, basta se inscrever no site da H2O Motorsports.