na semana passada uma ferrari 488 misteriosa foi flagrada em testes nos arredores de maranello embora a ferrari tenha seu programa de modelos exclusivos por encomenda e tambem esteja trabalhando no retorno da dino tudo indica que o prototipo camuflado se trata da sucessora da 458 speciale que segundo a imprensa europeia sera batizada 488 gto a sigla e bastante adequada afinal se a 488 trouxe de volta a sigla gtb aos modelos v8 depois de 40 anos como uma homenagem a 308gtb de 1975 nada mais natural que sua versao radical seja batizada gto como a versao radical da 308 a 288 gto dos anos 1980 alem disso guardar a sigla para esse modelo especial faz todo sentido ate hoje o nome gto so foi usado em modelos de ediçao limitada com influencia das pistas e com desempenho inedito entre os carros de rua da marca alias parece uma boa hora para relembra los nao 250 gto 1962 a 1964 a primeira gto da ferrari ganhou este nome por ser uma versao da 250 modificada para que pudesse ser elegivel para o grupo 3 da fia ou seja ela era uma 250 gran turismo homologada ou como diriam os italianos omologata o 250 era o deslocamento de cada um dos 12 cilindros do motor 168/62 — uma tradiçao de nomenclatura que a ferrari usou ate meados dos anos 1990 foram feitos apenas 39 exemplares da 250 gto entre 1962 e 1964 e cada um dos compradores — que desembolsaram us$ 18 000 cerca de us$ 145 000 em valores de hoje pelo carro — foram escolhidos pessoalmente por enzo ferrari mais ou menos como a fabricante faz ate hoje com seus modelos limitados desenvolvida para encarar rivais como o shelby cobra e o jaguar e type a 250 gto foi o primeiro modelo supervisionado pelo jovem mauro forghieri entao com 26 anos na verdade o projeto começou sob a chefia de giotto bizzarrini mas em 1962 ele e outros engenheiros da fabrica confrontaram enzo ferrari e acabaram todos demitidos como resultado forghieri foi promovido a engenheiro chefe apesar da pouca idade e finalizou o projeto com a ajuda da scaglietti que estava desenvolvendo a carroceria do modelo o chassi era praticamente o mesmo da 250 gt swb porem com algumas mudanças na soldagem e montagem da estrutura tubular para reduzir peso e enrijecer o chassi a suspensao dianteira usava braços triangulares sobrepostos na dianteira e eixo traseiro rigido tipo live axle com braço watt os freios usavam discos nas quatro rodas que por sua vez eram fornecidas pela borrani era um design pouco inovador porem testado e aprovado diversas vezes pela propria ferrari em modelos anteriores o motor tambem era derivado de outros modelos o lendario 3 0 v12 tipo 168/62 que equipou nada menos que a 250 testa rossa que vencera em le mans na decada anterior com bloco e cabeçotes de aluminio e seis carburadores weber 38dcn o v12 produzia cerca de 300 cv e era ligado ao cambio de cinco marchas sincronizadas a carroceria diferentemente da maioria dos carros da epoca — mesmo os de corrida — foi desenvolvida com foco na eficiencia aerodinamica e foi testado no tunel de vento da universidade de pisa sim ha 55 anos alem da traseira tipo kamm ele tambem usava fundo plano e tinha ate mesmo um spoiler sob o carro formado pela proteçao do tanque de combustivel por dentro ele tinha apenas o que um carro de corrida precisava ter bancos volante cambio extintor e instrumentos de monitoramento do motor alem do conta giros nao havia velocimetro nem carpete ou forraçao nas portas e teto por esse motivo ela tambem e considerada o primeiro supercarro da ferrari com ela a scuderia faturou o campeonato de construtores de gt da fia em 1962 1963 e 1964 288 gto 1984 a 1987 o nome gto so voltaria a batizar uma ferrari duas decadas depois do fim da 250 gto tambem para um modelo de homologaçao ou ao menos deveria ser porque o modelo foi concebido para disputar o grupo b da fia e precisava ter 200 exemplares para ser homologado o problema e que durante o desenvolvimento em 1986 uma serie de acidentes gravissimos com os modelos de rali do grupo b levou a fia a encerrar a categoria no final daquela temporada e por isso a 288 gto jamais competiu diferentemente de sua antecessora a 288 gto foi baseada em um modelo pre existente a 308 gtb com modificaçoes esteticas realizadas para que o carro pudesse ser construido rapidamente no fim das contas contudo as modificaçoes foram tao extensas que restou pouco do visual original da 308 a gto usava para lamas mais largos spoiler maiores retrovisores retangulares e dois pares de farois nas extremidades da grade dianteira nas laterais a 288 gto homenageava a 250 gto com suas tomadas de ar inclinadas que resfriavam os freios tambem como a 250 gto a 288 gto trouxe uma inovaçao o uso de materiais compositos na carroceria somente as portas eram feitas de aço; para lamas e para choques eram feitos de fibra de vidro o capo era feito de kevlar e o teto era feito de kevlar com fibra de carbono o nome 288 era uma referencia ao deslocamento total do motor e ao numero de cilindros 2 8 v8 um padrao iniciado nos anos 1960 com os modelos dino e que foi adotado em todos os modelos v8 de motor central da marca ate o inicio desta decada com a 458 italia a 488 gtb voltou a usar o deslocamento por cilindro era o mesmo motor v8 da 308 porem com diametro dos cilindros reduzido em 1 mm para atender ao regulamento da fia e alimentado por dois turbos ihi e injeçao weber marelli e apesar de usar o mesmo chassi que a 308 e de o motor ser derivado do seu v8 ele ficava instalado em posiçao longitudinal usando o espaço do bagageiro traseiro da 308 isso significa que o cambio da 288 gto tambem era diferente posicionado atras do motor em vez de ao lado dele por esse motivo o entre eixos da gto ficou 110 mm mais longo com 405 cv e 50 5 mkgf a gto era capaz de chegar aos 100 km/h em 5 segundos aos 200 km/h em 15 segundos e a maxima de 304 km/h — tornando se a primeira ferrari a quebrar a marca dos 300 km/h 599 gto 2010 a 2014 quando a ferrari desenvolveu a sucessora da linhagem gto ela decidiu adotar uma nova nomenclatura afinal o modelo nao seria um carro de homologaçao e sim um especial para comemorar os 40 anos da marca por isso ela optou por usar o nome f40 e guardou o gto para outra ocasiao esta ocasiao aconteceu em 2010 mas nao para um modelo de homologaçao quero dizer a filosofia da coisa ate remete aos especiais de homologaçao ela era simplesmente uma versao de rua das super ferraris 599xx desenvolvidas exclusivamente para uso em pista em uma categoria monomarca criada pela propria ferrari a 599xx usava uma versao mais radical do v12 de seis litros da 599 gtb com limitador de rotaçoes elevado para 9 000 rpm e 730 cv de potencia maxima os aprimoramentos mecanicos incluiam tambem um novo cambio semi automatico capaz de realizar as trocas de marca em 60 ms por ser uma versao de rua a 599 gto precisou usar catalisadores e silenciadores no escape que reduziram sua potencia para 670 cv a 8 250 rpm ela tambem nao usava os apendices aerodinamicos da 599xx mas mantinha os paineis de carroceria de material composito o que a tornou 100 kg mais leve que a 599 gtb com 1 605 kg como a 288 gto a 599 gto tambem chegou a um novo patamar de desempenho tornando se o carro de rua mais rapido ja feito pela ferrari superando a ferrari enzo por um segundo na pista de fiorano e chegando aos 335 km/h de velocidade maxima depois de acelerar de zero a 100 km/h em 3 3 segundos
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