o lançamento hoje do a390 um imenso suv coupe eletrico de duas toneladas da alpine nao deveria ser surpresa ja era esperado ha tempos e todo mundo esta fazendo coisas assim entao a alpine acha que pode tambem mas sera a alpine como marca significa muito pouco e na verdade um carro somente o a110 nao o atual; o versao corrente hoje e uma reinterpretaçao muito bem feita do original que e o que define a marca o a110 original de 1963 1977 e o carro que sempre foi o alfa e o omega da empresa [caption id= attachment_384760 align= aligncenter width= 999 ] hoje dois eletricos de 5 lugares e o a110[/caption] tem como escapar dele e possivel para ele criar por exemplo carros de quatro lugares ou mais para a familia com o lançamento do r 290 derivado do novo renault 5 eletrico e o a390 vamos em breve saber se derem certo a resposta e sim mas vamos por um momento lembrar de como o fundador jean redele resolveu essa equaçao de alpine para familia claro que quando o fez criou a mais desconhecida variaçao do a110 original o gt4 e esta e a sua historia origens no a108/interlagos o primeiro alpine chamado a106 ainda era baseado no renault 4cv foi lançado em 1955 e muito poucos deles foram feitos o objetivo principal era ainda competiçao apenas debaixo da carroceria em fibra de vidro um parrudo chassi tipo espinha dorsal e duplo y em aço seria uma tradiçao da alpine o a106 sempre era equipado com versoes preparadas a mao do motor de quatro cilindros em linha ohv e 750cm3 do 4cv a basica vinha com 21cv mas versoes de 30 e 46cv eram opcionais esta ultima um motor praticamente de corrida com marcha lenta alta e embaralhante e dois carburadores duplos em 1960 e 1961 seus ultimos anos receberia uma versao de 59cv do motor do dauphine com 904 cm3 [caption id= attachment_384802 align= aligncenter width= 999 ] interlagos / a108 coupe de 2 lugares[/caption] em 1957 um grande esforço para aumentar as vendas leva a alpine a lançar um novo carro desenhado por michelotti o a108 agora usava a mecanica do mais moderno dauphine um motor maior que partia de 850 cm3 o carro tambem era lindissimo um daqueles desenhos atemporais que se fosse lançado hoje ainda faria queixos cairem pesando 600 kg o a108 era minusculo porem ainda menor e mais leve que o ja pequeno dauphine/gordini foi este carro que recebemos aqui no brasil licenciado pela willys como era o renault dauphine/gordini aqui recebeu o nome de willys interlagos e nas pistas brasileiras se tornou uma lenda era vendido em versoes coupe conversivel e berlinetta e 822 deles foram fabricados pela willys de 1962 ate 1966 [caption id= attachment_384801 align= aligncenter width= 999 ] a108 coupe 2+2[/caption] pois bem alem das versoes berlineta coupe e conversivel de dois lugares se imaginou um 2=2 tambem naquela epoca compradores de carros esporte os usavam no dia a dia o conceito de carro de fim de semana ainda largamente desconhecido esses compradores tinham que abandonar seus amados alpine assim que se reproduziam algo que era inevitavel entao algo tinha que ser feito; e a porsche ja mostrava como com seus 356 todos 2+2 dava mais 10 anos de uso ao carro esporte uma vez começada a prole e mantida a quantidade total de rebentos de no maximo 2 a alpine recorre para isso a ajuda externa a carrosserie chappe freres et gessalin uma pioneira da fibra de vidro na frança e fornecedora tambem da db panhard depois matra um novo chassi espinha dorsal foi criado para este cupe 2+2 com distancia entre eixos alongada em 7 cm os elementos mecanicos eram os mesmos de antes quando a produçao do 108 chegou ao fim em 1965 menos de 100 dessas versoes alongadas haviam sido produzidas na verdade a historia de como a carroceria surgiu e controversa uma historia conta que a chappe et gessalin com medo de que a alpine pegasse para si a fabricaçao do novo 4 lugares criou o carro sem cobrar nada outra versao diz que o coupe foi criado por redele e sua equipe e depois passado para chappe para fabricaçao de qualquer forma esta longe de ser bonito como os alpine normais parece feito meio nas coxas em algumas partes como a incorporaçao do vidro traseiro de um renault 8 redele tinha apurado senso de estilo; ou nao ligou muito para esta versao ou foi mesmo outra pessoa que fez e lhe deu de graça interessante notar que o coupe de chappe et gessalin alem de estilisticamente bem diverso dos alpine normais receberam chassi alem de mais longo mais reforçado; o que significa que foi a base para o aparecimento do a110 que usou esta arquitetura ate 1977 o a110 em 1962 com o simples expediente de melhorar o a108 / interlagos acaba com um carro profundamente alterado o chassi mais parrudo do coupe 2+2 para lamas alargados alem da mecanica do maior e mais potente renault 8 o resultante a110 seria um verdadeiro marco na historia da marca; tanto que ao revive la em 2018 a renault escolheu este carro como tema para o novo alpine nao e a toa equipado com motores preparados por gordini os a110 se tornaram eximios vencedores de rali por quase dez anos uma imensa quantidade de motores renault foi montada em sua traseira e o carrinho se mostrou um matador de gigantes da melhor especie seus motores foram de um r8 1 1 litro e 55cv ao lançamento ate versoes realmente nervosas do motor de aluminio ohv hemi do r17 ts com 1 6 litros e mais de 140 cv a partir de 1974 continuava um carro pequeno 3850 mm de comprimento num entre eixos de 2100mm e um peso mesmo nas mais potentes versoes 1600 cm³ de apenas 770 kg o mais leve deles pesava apenas 700 kg nao era um carro de qualidade alema claro era feito em pequenas quantidades artesanalmente um carro para quem queria realmente ganhar corridas ou andar muito rapido em estradas truncadas sem muita consideraçao com luxo mas isso nao se impediu de imaginar uma versao mais sofisticada e maior para um pai de familia justamente o carro que conhecemos hoje como gt4 com 2180 mm de entre eixos e agora 4 lugares de verdade ou pelo menos era o pretendido o mesmo fornecedor do a108 2+2 foi escolhido a chappe et gessalin administrada pelos irmaos chappe — albert abel e louis — e pelo cunhado amedee gessalin a empresa familiar sediada nos arredores de paris criou mais uma variaçao de carroceria para a alpine vendido apenas como a110 o gt4 era sempre equipado com o motor renault 8 de cinco mancais principais em oposiçao a unidade dauphine de tres mancais principal usada nos a108 inicialmente este motor era de 956 cm³ e entregava 51 cv contra 55 cv do berlinette mais esportivo em 1964 uma versao de 66 cv do motor de 1108 cm³ do r8 tornou se opcional com a unidade de 956 cm³ deixando de ser listada apos o ano modelo de 1965 para aqueles que queriam assutar os filhos pequenos a velocidades dignas do campeao de rali que era o a110 o motor r8 gordini com cabeçote hemi tornou se disponivel em 1966 na configuraçao inicial de 95 cv e 1108 cm³ um ano depois surgiram as opçoes de motor gordini hemi de 1255 cm³ ou 1296 cm³ cada um desenvolvendo respectivamente 105 cv e 120 cv com peso ao redor dos 800 kg era um carro familiar rapido de verdade para a temporada final de 1969 o carro estava disponivel apenas com o motor 1108 c³ de 70 cv ou com uma versao preparada do r8 gordini de 1255 cm³ na verdade e um carro familiar do jeito que nao se ve mais disse a classic & sportscar nao ha comparaçao em termos de comportamento em estrada com carros da epoca e extraordinario para um carro com motor traseiro graças a cambagem negativa traseira e aos pneus michelin xas assimetricos a conduçao e firme e nas montanhas e uma delicia a direçao de pinhao e cremalheira sem assistencia e rapida e informativa com a quantidade certa de peso e um volante delicado com aro de madeira contribui para o prazer com os eixos oscilantes do a110 contidos por braços de raio diagonais o carro faz curvas sem rolar quase toralmente controlavel e como e estrito sobra espaço mesmo em estradinhas apertadas [gallery ids= 384821 384822 384823 384818 384817 384815 ] e um carro interessantissimo visto de hoje mas na epoca nunca recebeu esforço de promoçao e vendas de verdade; redele e sua alpine so tinham esforços para os berlinettes a110 e suas epicas campanhas de competiçao uma pena um carro esporte de motor traseiro merece ser no minimo 2+2; nao parece mas isso faz uma diferença danada a porsche que o diga mas nada disso realmente importa nos dias de hoje vale mais criar um enorme suv da mesma marca para o dono usar com a familia e boa; o caminho de novo da porsche que todo mundo parece querer seguir dai bem vindos ao mundo do a 390 um alpine que vale por 3 alpines antigos pelo menos em peso
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