na ediçao 2018 do worthersee treffen a vw apresentou o conceito golf gti tcr prenuncio da proxima ediçao especial do hot hatch falamos a respeito aqui mas nao custa relembrar o hot hatch que começara a ser fabricado em sua versao de rua no fim deste ano tera uma versao de 290 cv do motor 2 o tsi que tambem contara com 37 7 mkgf de torque a força sera levada para as rodas dianteiras atraves de um diferencial com autoblocante e uma caixa de embreagem dupla de sete marchas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e tem mais o golf tcr tera um sistema de escape akrapovic opcional suspensao 20 mm mais baixa que o golf gti comum rodas de 19 polegadas exclusivas e sistema dynamic chassis control de serie alem disso sua velocidade maxima sera limitada em 250 km/h mas o limitador podera ser removido para que o hot hatch alcance impresionantes 264 km/h por fora ele tera para choques exclusivos da versao enquanto o interior trara brancos e portas revestidos com microfibra com acabamento contrastante em preto e vermelho a volks nao disse quantas unidades serao feitas mas uma coisa e quase certa o golf gti tcr nao sera vendido no brasil como uma porçao de outras versoes bacanas que o golf tem ou ja teve como o golf duas portas em qualquer versao cujo visual e bem mais harmonico e esportivo para sofrer um pouco decidimos compilar as versoes mais legais que o golf mk7 nao tem por aqui as quais o tcr ira se juntar em alguns meses golf gti clubsport/clubsport s tecnicamente o golf tcr sera a versao mais potente do gti mas a margem e bem pequena isto porque em 2015 foi apresentado o gti clubsport versao especial voltada para entusiastas de track days com uma versao de ate 290 cv do motor 2 0 tsi ate 290 cv porque na maioria do tempo o hot hatch entrega 265 cv — 35 cv a mais do que o gti comum equipado com o performance package os 290 cv aparecem quando voce aciona a funçao boost com um golpe certeiro no pedal do acelerador graças a um sensor o turbo eleva sua pressao de trabalho temporariamente de 1 8 bar para 2 bar gerando potencia extra como no gti convencional ha duas opçoes de transmissao manual de seis marchas com direito a manopla em formato de bola de golfe ou dsg com dupla embreagem e tambem de seis marchas equipado com cambio manual o gti clubsport chega aos 100 km/h em seis segundos cravados a transmissao de dupla embreagem reduz este tempo para 5 9 segundos curiosamente a velocidade maxima do gti clubsport com cambio manual e de 250 km/h enquanto a verao dsg tem maxima de 249 km/h o visual do golf clubsport trazia como diferenciais as rodas de 18 19 opcionais com desenho exclusivo e uma faixa preta na parte inferior das laterais remetendo ao golf gti de 1976 por dentro bancos do tipo concha com revestimento mais discreto com padrao favo de mel bordado em alto relevo nao satisfeita em 2016 a vw apresentou o golf gti clubsport s com uma nova bomba de combustivel central eletronica reprogramada e escape esportivo com isto a potencia passa a 310 cv e o torque a 38 7 mkgf feito para comemorar os 40 anos do golf gti o clubsport s teve apenas 400 unidades feitas todas com cambio manual de seis marchas [youtube id= tpuugzkiati width= 620 height= 350 ] golf gte voce teria um golf esportivo hibrido esta versao esta disponivel apenas na europa e na asia talvez por uma questao de demanda deste lado do atlantico de norte a sul pode rolar certa resistencia por parte do publico a um hot hatch eletrificado ele e movido por uma versao de 150 cv do motor 1 4 tsi acoplado a um motor eletrico de 75 kw de acordo com a volkswagen os dois motores geram juntos 204 cv a autonomia combinada em tese pode chegar a 933 km com um tanque cheio 40 litros e uma carga completa na bateria de ion de litio de 8 8 kwh de acordo com a marca a bateria leva tres horas e meia para ser totalmente carregada e pesa 120 kg levando o peso total do golf gte a 1 520 kg a toda capacidade usando o motor eletrico e o motor a gasolina o golf gte e capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 3 segundos com maxima de 222 km/h parte disto se deve a todo o torque em baixa 35 7 mkgf de torque ja a 1 600 rpm sendo que o motor a gasolina responde por 25 5 mkgf do torque total o motor 1 4 tsi e muito parecido com aquele usado pelo golf e pelo jetta no brasil com pressao que varia entre 0 6 e 0 8 bar no turbo o motor e acoplado a uma caixa de dupla embreagem e seis marchas que leva a força para as rodas dianteiras nao ha a opçao por cambio manual como acontece com o gti a transmissao do golf gte foi desenvolvida especialmente para veiculos hibridos o motor eletrico e integrado a carcaça do cambio que tambem abriga os componentes eletronicos e o carregador suspensao de freios sao de acordo com a volks exatamente iguais aos do golf gti com apenas algumas diferenças na calibragem para compensar o fato de que o gte pesa 130 kg a mais isto quer dizer que o golf gte tem suspensao 1 cm mais baixa que um golf comum alem do sistema dcc dynamic chassis control com diferentes modos de conduçao isto dito o golf gte nao tem o performance package opcional que na versao gti inclui um aumento de 10 cv na potencia e a adiçao de um diferencial de deslizamento limitado esteticamente o golf gte tem visual semelhante ao do gti porem com detalhes azuis afinal e a nova cor dos carros verdes em vez de vermelhos isto inclui os frisos da carroceria e as costuras e acentos do interior o golf gte tem para choques parecidos com os encontrados no gti mas o para choque dianteiro possui um friso iluminado com leds que nao esta presente no hot hatch tradicional a gasolina correm ha algum tempo boatos de que o golf gte esta marcado para chegar ao brasil desde o fim de 2016 na verdade e de fato o carro ja foi flagrado em testes na america do sul nada foi confirmado oficialmente contudo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] golf gtd a outra versao esportiva verde do golf e o gtd que como o nome indica usa um motor a diesel algo que o faz nao ser visto com bons olhos por uma quantidade consideravel de pessoas especialmente na europa e nos eua como consequencia do ainda recente escandalo do dieselgate no qual a volks foi acusada de fraudes nos testes de emissoes de poluentes de modelos movidos a diesel e condenada a pagar multa e realizar reparos em mais de 1 1 milhao de veiculos apesar disto o golf gtd e um carro que os entusiastas aprovam pois usa um motor de combustao interna tradicional com um ronco interessante bastante torque em baixa e muito contido no consumo de combustivel agora e a hora em que paramos para lamentar a proibiçao de carros de passeio com motor a diesel no brasil continuando o golf gtd usa um motor de 1 968 cm³ diametro x curso de 81x95 5 mm com um turbo cuja pressao de trabalho varia entre 1 3 e 1 6 bar dependendo da situaçao o motor entrega 184 cv entre 3 500 e 4 000 rpm com generosos 38 7 mkgf de torque entre 1 750 e 3 250 rpm o cambio pode ser manual ou de dupla embreagem em ambos os casos com seis marchas com isto o golf gtd vai de zero a 100 km/h em 7 5 segundos com velocidade maxima de 230 km/h [youtube id= t6gv8s9fvkq width= 620 height= 350 ] o carro e equipado com diferencial eletronico de deslizamento limitado de serie a suspensao usa molas e amortecedores 15 mm mais baixos que um golf comum porem com calibragem ligeiramente mais macia que a do golf gti os freios sao iguais aos da versao esportiva a gasolina porem como o golf gtd pesa 31 kg a mais eles nao apresentam a mesma eficiencia e rapidez na atuaçao em tempo apesar de nao parecer o golf de duas portas tem o mesmo entre eixos da versao quatro portas com 2 637 mm o visual do golf gtd e parecido com o que se ve no golf gti o que inclui o body kit e o revestimento xadrez nos bancos dito isto o friso na grade e nos farois vermelho no gti e cromado no gtd enquanto os bancos trazem detalhes cinza em vez de vermelhos golf r o golf r ainda e a versao mais potente do hatch da vw na europa seu motor 2 0 tsi com injeçao direta e eletronica multiponto entrega 310 cv entre 5 500 e 6 200 rpm com 38 7 mkgf de torque entre 1 800 e 5 500 rpm comparado ao motor do gti comum o motor do golf r tem cabeçote retrabalhado novas valvulas e molas e intercooler e turbo maiores os carros com cambio dsg de sete marchas possuem um radiador dedicado ao cambio no cofre de serie porem o hot hatch e equipado com cambio manual de seis marchas o golf r e capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 9 segundos com velocidade maxima limitada em 250 km/h um parentese nos eua o golf r tem 292 cv porque o motor nao e equipado com injeçao multiponto vindo apenas com o sistema de injeçao direta em ambos os casos o turbo opera a por volta de 1 25 bar a principal diferença do golf r em relaçao as outras versoes porem e o sistema haldex de traçao nas quatro rodas sob demanda em condiçoes normais a força toda vai para as rodas da frente mas quando o carro e levado para o circuito e começa a ser guiado de forma mais selvagem o sistema acopla automaticamente o eixo traseiro em fraçoes de segundo e pode levar ate 50% da força do motor para as rodas de tras caso seja necessario medindo a necessidade atraves de sensores nas quatro rodas o golf r nao tem diferenciais de deslizamento limitado mas simula sua atuaçao aplicando os freios automaticamente e de forma individual as rodas quando detecta qualquer perda de aderencia [youtube id= alukpyjh uw width= 620 height= 350 ] o golf r tem suspensao 20 mm mais baixa do que a de um golf comum e tambem possui o sistema dcc como opcional alem disso os freios do golf r tem discos ventilados maiores de 340 mm na dianteira e 315 mm na traseira os mesmos que sao inclusos no performance package do golf gti e um detalhe meio chato o golf r tambem esta disponivel como perua o que e duplamente triste para nos golf alltrack falando em perua eis aqui um golf que poderia nos salvar dos suvs e crossovers compactos o alltrack ele pode parecer uma versao anabolizada da spacecross mas voce precisa ser um verdadeiro detrator dos volkswagen para se apegar a isto o golf alltrack tem suspensao elevada em 1 5 cm molduras plasticas nos para lamas e o sistema de traçao 4motion com diferencial do tipo haldex ha a opçao pelo cambio manual ou automatico de seis marchas com um detalhe enquanto o modelo com cambio automatico tem 27 5 mkgf o golf alltrack com cambio manual tem 25 4 mkgf em ambos os casos a potencia e de 172 cv entre 4 800 e 6 200 rpm o golf alltrack e capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 5 segundos com maxima limitada em 207 km/h ha tambem uma versao com motor 2 0 tdi de 150 cv
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.