Caros pilotos virtuais! Bem vindos ao SimRacer House, a nova seção semanal do FlatOut integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro – do Gran Turismo ao iRacing, do Forza ao Assetto Corsa! Notícias, lançamentos de mods, softwares e hardwares (de volantes a placas de vídeo), atualizações, campeonatos, recordes, você irá encontrar tudo aqui. Acelere conosco!
Simbin promete GTR 3 em 2018
Allan Speed, executivo da Simbin na Inglaterra confirmou que o primeiro projeto de relançamento do grupo será o retorno da gloriosa franquia GTR para PC, Xbox One e PS4.
Utilizando a poderosa engine game Unreal 4, Simbin planeja lançar o GTR 3 em 2018 em um acordo multiplataforma. A novidade é que este será o primeiro jogo da Simbin desde 2010 e o 3º da franquia GTR, aclamado como melhor simulador de todos os tempos, usando tecnologia de última geração e de olho nos pilotos mais “hard core” assim como os casuais.
Claro que com Sector 3 e Simbin trabalhando juntas espera-se um aproveitamento do desenvolvimento do RaceRoom Racing Experience no GTR 3. Entretanto, devido a multiplaforma, o foco do GTR 3 será totalmente diferente do RaceRoom. O trabalho aprimorado para corridas offline e toda a carga de variações climáticas e corridas de longa duração, característica marcante na franquia, serão explorados no GTR 3.
Será interessante acompanhar, pois no passado, a Simbin tinha a licença da FIA para reproduzir o Campeonato Mundial de GT, que não mais existe. Agora, com tantos simuladores, qual será a estratégia deles?
DiRT 4 é anunciado
Ano após ano, DiRT Rally tem sido um sucesso comercial para a Codemaster e tem caído nas graças dos pilotos virtuais. Por isso, a Codemaster anunciou oficialmente o DiRT 4 para PS4, Xbox One e PC. Segundo a própria desenvolvedora, ele virá maior, melhor e mais ousado do que antes.
“DiRT 4 apresentará uma mudança no sistema de jogo chamado Your Stage; uma ferramenta inovadora de criação de rotas que permitirá você produzir uma enorme variedade de estágios únicos ao apertar de um botão. Você escolherá sua localização e configurará os parâmetros das rotas, então Your Stage fará o trabalho pesado para criar um estágio de rally único que você possa correr, compartilhar com seus amigos e desafiá-los a bater seu tempo. Your Stage permitirá pilotos de rally mais experientes criar rotas maiores, mais técnicas, enquanto que os novatos podem criar rotas mais curtas e simples para desenvolverem suas técnicas. Com DiRT 4, tentamos combinar os níveis de emoção e realismo do DiRT Rally do ano passado com as emocionantes corridas corajosas, divertidas e abastecidas por adrenalina dos DiRT 2 e DiRT 3.”
O que sabemos até agora é que, ao que tudo indica, DiRT 4 incluirá uma grande variedade de carros off-road como trucks, buggies, carros de rally clássicos e modernos e de rallycross. A previsão de lançamento é para Junho desse ano. Vamos aguardar!
Lançada atualização do iRacing com o Porsche 911 GT3 Cup
Como prometido, iRacing lançou o Porsche 911 GT3 Cup. E pelo que parece, será o primeiro de outros modelos da marca alemã que chegará em breve ao iRacing, uma vez que no tease de lançamento podemos ver o Porsche 919 Hybrid vencedor em Le Mans.
Junto com esse novo carro, o iRacing também atualizou sua simulador para a Temporada 2017/1. A pequena atualização tem algumas pequenas correções e atualizações do sistema anti-cheater.
E como esperado, o comparativo com o Assetto Corsa é inevitável. Abaixo podemos ver um comparativo feito pelo DigiProst mostrando as versões do iRacing e Assetto Corsa lado a lado, ambas rasgando a versão virtual de Nurburgring escaneada a laser. Com isso podemos observar as diferenças gráficas, de som e de movimentação do chassi de cada uma das plataformas.
E o canal GamerMuscle também fez seu comparativo (em inglês), porém na pista de Donington Park, salientando as principais diferenças. No iRacing, não há ABS, traseira mais sensível, carro com boa resposta de curva, porém com pouco espaço para correções ao volante, pouco retorno das rodas dianteiras no Force Feedback, auto alinhamento mais agressivo do volante e acelerador mais sensível. Já no Assetto Corsa, o piloto pode habilitar o ABS, a traseira do carro mais estável e previsível, há mais espaço para correções ao volante, o carro sai mais de frente, tem melhor resposta das rodas dianteiras ao volante e aceleração menos abrupta que no iRacing.
Fittipaldi Motors terá supercarro no Gran Turismo Sport
Emerson Fittipaldi, bicampeão de F1 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 1989 e 1993, apresentará no Salão de Genebra em Março o primeiro carro, um supercarro, da Fittipaldi Motors: Fittipaldi EF7 Vision by Pininfarina.
O famoso estúdio italino Pininfarina é o responsável pelo design, enquanto que o grupo alemão HWA (responsável pelos componentes da Mercedes-AMG e pela equipe AMG na DTM) desenvolverá a parte de engenharia.
Fittipaldi sabe o peso do seu nome, mas não menospreza a força do público jovem, que provavelmente não teve contato com sua trajetória no Automobilismo. Por isso, diferente do seu contemporâneo na F1 que subjulgou a internet e os games por muito tempo, Bernie Ecclestone, Fittipaldi já garantiu que seu supercarro figurará em um dos jogos de corrida mais populares. Se vai ser bonito ou divertido, só o futuro nos dirá. Pelo menos o carro nascerá com pedigree.
Assetto Corsa com novas prévias da Pista Misteriosa e do Audi Quattro S1
Marco Massarutto postou no Facebook três novas imagens e um vídeo curto in-game de uma pista misteriosa que está chegando ao Assetto Corsa.
Em seu blog, a Kunos Simulazioni já indicou que eles estão trabalhando em uma pista fictícia situada na Escócia. Em parceria com a Nvidia e Sparco, a Kunos Simulazioni lançará a nova pista como conteúdo gratuito e terá 4 configurações diferentes para diversos tipos de carros.
Junto com as prévias da pista sem nome, que deve chegar ao simulador no primeiro trimestre desse ano, Marco Massarutto anunciou o lançamento do carro de rally do antigo Grupo B, o Audi Quattro S1, como conteúdo gratuito.
Para os fãs mais meticulosos, imagens in-game com o modelo 3D altamente detalhado. Chegamos esquecer de que devemos acelerar, tamanha a bela do trabalho feito pelos desenvolvedores.
Lançada a versão 0.6R do Live For Speed
Uma nova atualização do Live For Speed foi lançada com diversas correções, melhorias e uma nova ambientação de Blackwood, uma das pistas virtuais mais populares no Live For Speed.
A pista original recebeu uma caprichada nas texturas e em seus detalhes. Além disso, a equipe do Live For Speed adicionou um layout Histórico ao dois já existentes (GP e Rallycross). O traçado histórico é similar ao GP, porém sem a chicane. Para os pilotos licensiados, uma nova área industrial é acessível por meio da configuração aberta.
Para baixar a nova versão do Live For Speed, clique aqui.
Confira abaixo como está ficando o Live For Speed que apesar de sua lenta evolução, é um dos simuladores mais fiéis em termos de simulação.
Nota: A Comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil possui diversos Clubes e Ligas independentes. Neste espaço, iremos divulgar o máximo possível os campeonatos online e eventos realizados seguindo uma ordem alfabética nos resumos e uma ordem cronológica na agenda de eventos. Qualquer Clube, Liga, Equipe e Piloto Virtual pode nos enviar seu release (via Portal do 3Wide) para divulgarmos semanalmente aqui no Flatout.
Automobilismo Virtual é um e-Sport?
Nas últimas semanas, o pessoal do 3WideClub tem lançado algumas reflexões sobre o cenário do Automobilismo Virtual promovendo um debate interessante sobre o tema.
O primeiro texto questiona exatamente se o Automobilismo Virtual é ou não um e-Sport como outros jogos que tem cada vez mais ganhado seu espaço com grandes eventos. Fazendo um paralelo com os esportes tradicionais como o Futebol e levantando questionamentos sobre o profissionalismo no cenário brasileiro dos e-Sports, o texto “Automobilismo Virtual é um e-Sport?” busca mostrar que, apesar de estarmos em uma corrida de endurance sem fim, estamos no caminho certo.
Outro texto interessante é o “Automobilismo Virtual está morrendo?” lançado ontem. Nele, trazendo estatísticas com os números de praticantes em cada um dos principais simuladores, vemos que o Automobilismo Virtual corresponde a apenas 0,01% de todas as competições online atualmente. Nem por isso, sua relevância é ignorada, a ponto de várias desenvolvedoras investirem recursos para ampliar e estruturar as corridas online como um verdadeiro esporte eletrônico.
O 3WideClub, além de organizar campeonatos online como a Copa de Marcas no Automobilista (cuja próxima Temporada começa na próxima segunda), GT3 no Asseto Corsa e Nascar no iRacing, também é reconhecido na comunidade pelo esforço constante de formar novos pilotos virtuais na Escola de Pilotagem Virtual e também por promover debates que ajudam a amadurecer as corridas online no cenário de e-Sports. Há 8 anos, quando o 3Wide começou suas atividades, as poucas competições online que existiam eram restritas aos pilotos virtuais mais hardcore. Hoje, o cenário é bem diferente, com um crescimento constante de novos pilotos virtuais conhecendo nosso hobby. Mas, como podemos ver nos textos indicados, ainda há muito o que trabalhar.
Também queremos saber a opinião de vocês: Automobilismo Virtual é um e-Sport? Ou trata-se de uma modalidade de jogo natimorta?
Rodrigo Baronio vence a 2ª etapa do Turismo GT do iRacing Brasil
Na última segunda feira, 60 pilotos alinharam para a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo GT do iRacing Brasil.
O curitibano Bruno do Carmo dominou na Classificação, colocando quase meio segundo em Wendel Parra. Rodrigo Baronio foi o terceiro, Tamy Accioly o quarto e Marcio Costa fechou o top 5.
Mas na corrida, Bruno do Carmo teve problemas de conexão e não largou novamente. Wendel Parra se aproveitou e assumiu a ponta seguido por Tamy Accioly, Rodrigo Baronio em terceiro, Marcio Costa em quarto e Renan Azeredo em quinto.
No decorrer da prova, a briga ia polarizando entre Parra, Tamy e Baronio. As estratégias iam ficando cada vez mais importantes devido os pilotos estarem andando tão próximos neste circuito. Foi então que Baronio deu as cartas ao não trocar pneus, guardando combustível para sagrar-se o grande vencedor da noite em Mount Panorama.
Após a etapa de Mount Panorama, Tamy Accioly lidera com 388 pontos, seguido por Felipe Paiva com 339 pontos e Marcio Costa com 329 pontos. Por equipes, a SRB Racing Verde lidera, seguida por Pro Drivers BenneDitto e SRB Racing Amarelo. Assista abaixo as 2 horas de transmissão do evento.