o aplicativo uber ja nao enfrenta apenas a ira dos taxistas a prefeitura de sao paulo entrou na guerra e pretende começar a usar o aplicativo para poder punir os motoristas que insistirem em utiliza lo aprovada pela camara dos vereadores em 30 de junho deste ano a proibiçao ao aplicativo ainda tem de passar por votaçao em segundo turno e para a sançao do prefeito fernando haddad mas seu secretario de transportes jilmar tatto disse que a lei e redundante segundo ele os taxis ja detem o monopolio sobre o serviço de transporte individual o fundamento e a lei federal 12 468/11 que regulamenta a profissao de taxista e estabelece em seu art 2º e atividade privativa dos profissionais taxistas a utilizaçao de veiculo automotor proprio ou de terceiros para o transporte publico individual remunerado de passageiros cuja capacidade sera de no maximo sete passageiros independentemente da nova lei ou nao portanto o uber ja poderia ser considerado ilegal em todo o pais quem quer que seja flagrado invadindo o territorio deste serviço pode ter o carro apreendido e ser multado em r$ 1 800 47 para reaver o carro sao necessarios mais r$ 700 pagos a titulo de taxa de remoçao do automovel so neste ano 21 carros ja foram pegos os que forem apreendidos uma segunda vez pagam o dobro da multa as reaçoes ao aplicativo nao se limitam a cidade de sao paulo na frança elas se transformaram em protestos violentos dos taxistas de paris marselha toulouse nice e bordeaux no utlimo dia 25 de junho presente em 42 paises o aplicativo ja gerou polemica em quase todos e aparentemente este e o inicio de uma longa guerra que os taxistas terminarao derrotados — ou ao menos aliados ao inimigo olhando para a questao no brasil taxistas so conseguem entrar na profissao se tiverem um alvara de estacionamento e a licença para dirigir chamada em sao paulo de condutax para poder dirigir um taxi o motorista tem de fazer o curso especial de treinamento e orientaçao que leva 32 horas nao tem valor fixo e versa entre outras coisas sobre direçao defensiva e primeiros socorros tambem tem de apresentar uma serie de documentos entre eles cnh profissional comprovante de residencia atestado de antecedentes criminais e o certificado do tal curso tudo isso e relativamente simples o problema mesmo e conseguir o alvara segundo a prefeitura ja existem 34 mil alvaras ativos em sao paulo e ela diz categoricamente que nao tem a menor intençao de emitir mais nenhum com isso os alvaras existentes viraram investimento quem tem uma licença dessas investe o valor de um imovel em sua compra e so o ve valorizar ao contrario dos imoveis que andam baixando de preço e voce nem precisa pagar iptu e logico que a venda dos alvaras e proibida mas isso nao impede que ela aconteça basta uma conversa com qualquer taxista para saber como funciona o alvara e alugado comprado e vendido tem gente que faz disso meio de vida e compra tantos alvaras quanto consegue ter coloca um no nome da esposa um no nome do filho outro no nome do pai da mae e assim vai quem tiver dinheiro e parentes suficientes tem um investimento seguro a fazer o aluguel dos alvaras paga as contas do mes e ainda sobra um bocado tudo com contratos de gaveta e por baixo dos panos existem empresas de taxi que alugam o veiculo por dia com o pagamento de valores medios de r$ 100 por diaria independentemente de quanto o motorista conseguir faturar imagine todo esse dinheiro circulando quando de repente surge um serviço que torna esses imoveis sem valor alem dos alvaras os taxis tambem vivem uma explosao de cooperativas preocupados com a insegurança nas ruas eles se reuniram para prestar serviços a grandes empresas como bancos por meio de boletos e outras facilidades de pagamento sao sempre acionados por telefone na regiao em que se encontram e nunca ficam muito tempo esperando por corridas em lugar nenhum os que fazem parte de cooperativas confessam que pouco ficam nos pontos e que quase nunca pegam passageiros nas ruas um dos maiores fatores de risco para sequestros e assaltos alem de ter um alvara fazer parte de uma cooperativa tambem custa caro o valor pode chegar a r$ 40 000 fora a mensalidade para manter a estrutura funcionando que pode passar facil do custo de um condominio por exemplo esse e o tamanho da encrenca que o uber esta comprando nao por acaso o presidente da simtetaxis sindicato dos motoristas e trabalhadores nas empresas de taxi em sp antonio raimundo matias dos santos o ceara disse em entrevista a folha de s paulo que nao tem como conter a categoria e que vai ter morte bravata ou nao e o tipo de coisa que nao se ouve sem ficar com receio prefeituras e governos tambem veem fontes de arrecadaçao escaparem de suas maos afinal o uber nao exige alvara nao exige condutax nem nada do tipo quem controla o serviço e unicamente demanda e como ele tem sido muito elogiado a demanda anda forte sera que eles conseguirao conter o avanço do uber e possivel que sim mas devem surgir novos aplicativos novas opçoes de transporte como os carros autonomos e muitas outras opçoes que transformarao o serviço de taxi em algo obsoleto se nao hoje em breve nao da para manter nada funcionando por decreto por mais que as pessoas governos e organizaçoes se esforcem para isso um dia a realidade se impoe e quem nao se adapta a ela costuma sofrer as consequencias de sua resistencia
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