FlatOut!
Image default
Car Culture Top Zero a 300

Guerreiros sobre rodas: os carros que duraram (ou ainda duram) décadas com o mesmo projeto – Parte 1

Há alguns dias, um post que fiz sobre a troca do VW Gol 1985 por um Fiat Uno Way 2008 levantou uma questão interessante: no Brasil, entre os carros de passeio, o Uno de primeira geração, fabricado até 2014, era o mais próximo que se podia chegar de um carro antigo em termos de experiência. Projeto simples, dos anos 1980, sem grandes alterações estéticas... o mesmo interior desde meados da década de 1990. Foram 30 anos seguindo a mesma receita. É o que dizem, não se mexe em time que está ganhando. No caso do Uno, tamanha longevidade não se devia apenas à competência do projeto, mas também porque ele tinha uma proposta bem específica na época: suprir a demanda do mercado por um carro simples, de baixo custo e que fosse capaz de aguentar o uso do dia à dia sem reclamar. Um pau-para-toda-obra, que ocasionalmente acabou conquistando alguns entusiastas por sua personalidade orgânica e quase utilitária. Desde o fim do Uno o mercado automotivo mudou bastante, e praticamente não há mais esp