ha alguns dias um post que fiz sobre a troca do vw gol 1985 por um fiat uno way 2008 levantou uma questao interessante no brasil entre os carros de passeio o uno de primeira geraçao fabricado ate 2014 era o mais proximo que se podia chegar de um carro antigo em termos de experiencia projeto simples dos anos 1980 sem grandes alteraçoes esteticas o mesmo interior desde meados da decada de 1990 foram 30 anos seguindo a mesma receita e o que dizem nao se mexe em time que esta ganhando no caso do uno tamanha longevidade nao se devia apenas a competencia do projeto mas tambem porque ele tinha uma proposta bem especifica na epoca suprir a demanda do mercado por um carro simples de baixo custo e que fosse capaz de aguentar o uso do dia a dia sem reclamar um pau para toda obra que ocasionalmente acabou conquistando alguns entusiastas por sua personalidade organica e quase utilitaria desde o fim do uno o mercado automotivo mudou bastante e praticamente nao ha mais espaço para estes carros pelados e ultra basicos por mais legais que eles fossem dito isto obviamente o uno nao foi o unico carro longevo a ponto de atravessar e invadir decadas as quais nao pertenciam mais por esta mesma razao ser bom no que faz e custar pouco para fabricar e comprar e nos vamos falar de alguns deles vendidos no brasil e no mundo agora lada laika e niva se existia outra forma de começar esta lista desconhecemos o lada laika nunca foi um carro exemplar em termos de qualidade de construçao e acabamento jamais utilizou tecnologia de ponta ja era bastante defasado mesmo nos anos 1990 quando foi um dos primeiros carros importados a chegar ao brasil e mesmo assim durou 42 anos de 1970 a 2012 nao vamos ser injustos quando foi lançado o chamado vaz 2101 era contemporaneo o projeto que lhe serviu de base era o fiat 124 seda lançado na europa em 1966 e que trazia um sofisticado arranjo de suspensao independente interior espaçoso e estrutura monobloco depois de firmado o contrato entre a russa autovaz e a fiat em 1967 os tres anos que se seguiram foram dedicados a adaptar o projeto as duras condiçoes a que os carros eram submetidos na russia com neve praticamente o ano todo estradas ruins e vodca em abundancia [youtube id= dpvmubhjqtu width= 620 height= 350 ] a suspensao foi elevada a carroceria recebeu chapas de aço mais grossas e mais pesadas os tambores de freio traseiros de aluminio deram lugar a peças de aço e o motor fiat cedeu lugar a um quatro cilindros com comando no cabeçote o 124 tinha comando no bloco desenvolvido localmente em 1980 dez anos depois do lançamento o vaz 2101 foi reestilizado ganhando uma cara propria a face com farois retangulares que lhe acompanhou ate o fim da produçao e passou a se chamar vaz 2105 ou lada laika no brasil no caso do niva foi a mesma coisa seu projeto e baseado em parte no fiat 127 que deu origem ao fiat 147 no brasil ja reparou nas portas dele lançado em 1977 exatos 40 anos atras ele nunca mudou de geraçao e so passou por alteraçoes significativas nos anos recentes como motores com injeçao e para choques envolventes de plastico em 2009 foi rebatizado na maioria dos mercados como lada 4x4 o que e quase uma heresia se considerarmos o significado do niva e o modo como a lada respeita tudo o que tornou o utilitario que foi o primeiro suv com construçao monobloco produzido em serie no mundo um dos maiores icones entre off roaders do mundo todo suzuki jimny voce vai reparar que o tema utilitario aparece bastante nesta materia isto porque o publico deste tipo de veiculo tem uma tolerancia maior a tecnologias e soluçoes de engenharia antigas ou mesmo antiquadas desde que elas funcionam como devem funcionar espaço interno conforto ou mesmo design atual nao sao prioridades para quem quer um veiculo robusto capaz de encarar trilhas mais hardcore e de manutençao simples no entanto charme caracteristico e tradiçao contam bastante e talvez por isso o suzuki jimny esteja ai firme e forte na mesma geraçao a terceira desde 1998 ja vao quase vinte anos ai o jipinho simpatico tem tudo o que precisa para se garantir na trilha como a gente ja disse por baixo da pequena carroceria ha um veiculo offroad com chassi da mesma bitola da mitsubishi l200 traçao seletiva nas quatro rodas com reduzida e suspensao do tipo trilink com eixo rigido na dianteira e traseira o motor usado pela atual geraçao e um quatro cilindros de 1 3 litro com 85 cv a 6 000 rpm e 11 2 mkgf de torque a 4 100 rpm e nao precisa de mais do que isto para puxar os 1 060 kg do jimny o jimny utiliza este motor desde 2000 na maioria dos mercados adotando novas tecnologias com o passar dos ano como comando variavel para se manter sempre atualizado em termos de eficiencia energetica e emissao de poluentes [youtube id= dkdmpxr6qds width= 620 height= 350 ] so agora vinte anos depois o jimny vai ganhar uma nova geraçao um prototipo camuflado foi flagrado em testes nos ultimos dias a impressao ao ver as fotos e que o novo jimny se parece muito com um mercedes benz classe g em miniatura e a suzuki ja garantiu que o pequeno offroader mantera a capacidade de enfrentar terrenos dificieis e a construçao robusta com carroceria sobre chassi do tipo escada por outro lado so tera motores turbinados de 0 6 litro 1 0 e 1 2 volkswagen santana voce provavelmente sabe que o santana era a segunda geraçao do volkswagen passat lançada em 1981 na europa e no brasil em 1984 por aqui o santana sobreviveu ate 2006 ganhando sua segunda geraçao em 1991 e uma reestilizaçao em 1998 seu segredo assim como em outros carros desta lista era sua boa reputaçao e a robustez de seu projeto quando foi lançado o santana foi o primeiro volks de luxo vendido no brasil e o desenho de sua carroceria recebeu muito bem sua primeira grande atualizaçao com traseira mais alta dianteira mais longa e afilada e interior modernizado a mudança seguinte em 1998 ja nao caiu tao bem pois as formas retilineas das portas e da area envidraçada nao casaram muito bem com os para choques arredondados no entanto aquela altura o santana ja havia virado carro de frota e com isto permanecia competente no que fazia na china o santana de primeira geraçao foi ainda mais longe a primeira geraçao com visual praticamente igual ainda era vendida ate 2013 — com algumas mudanças sutis claro como para choques com a parte inferior pintada na cor da carroceria no mais sua historia e parecida com a do santana no brasil os brasileiros ajudaram os chineses a desenvolver duas reestilizaçoes do santana aos moldes das nossas uma em 1991 santana 2000 e outra em 2004 santana 3000 os tres santana conviveram por alguns anos no mercado chines mas em seus ultimos anos foram substituidas pelo santana vista que tinha projetores nos farois e elementos circulares nas lanternas e com direito a madeira no painel em algumas versoes mercedes benz classe g dentre os suvs que se mantiveram praticamente inalterados por decadas o mercedes benz classe g e exceçao o utilitario foi lançado pela mercedes em 1979 e desde entao jamais deixou as linhas de produçao e nem mudou de geraçao tambem conhecido como gelandewagen que significa literalmente veiculo fora de estrada o classe g segue a receita basica com uma carroceria quadradona sobre um chassi do tipo escada bitolas largas e entre eixos curto; e ainda traz alguns diferenciais como os tres diferenciais pun intended com autoblocante e opçao por motores v8 preparados pela amg [youtube id= druvmdkb4_k width= 620 height= 350 ] e os motores amg sao parte do que torna o classe g um caso atipico versoes potentes com coisa de 500 cv acabamento mais refinado apesar da natureza rustica do projeto e preço arranhando os seis digitos fizeram do utilitario presença quase obrigatoria na garagem de quem tem muita grana e muitos carros geralmente para andar na cidade bem longe da terra da agua e da lama o oposto do objetivo original praticamente mas e isto o que mantem o gelandewagen vivo volkswagen kombi e dificil bater a kombi em longevidade na europa o furgao da volkswagen foi fabricado de 1950 a 1979 com a saudosa carroceria de pao de forma e motor boxer arrefecido a ar na traseira ao longo de duas geraçoes a partir da terceira geraçao a identidade visual mudou completamente com uma grade inspirada nos outros veiculos da linha como o passat e o golf e o motor passou a ser arrefecido a agua no brasil a evoluçao foi bem mais lenta e gradual a primeira geraçao foi fabricada ate 1996 recebendo o visual da segunda geraçao em 1976 e a segunda geraçao so chegou de fato em 1996 sendo fabricada ate 2014 o motor arrefecido a agua veio pela primeira vez em 1981 movido a diesel mas nao durou muito por questoes de confiabilidade em 2006 estreou o motor 1 4 flex a gasolina muito semelhante ao do vw fox fabricado no brasil e exportado para a europa que acompanhou a kombi ate o fim de sua longa carreira com direito a uma emocionante despedida a kombi nao era um carro moderno sua dinamica e seu projeto nao eram seguros ela tinha a carroceria leve e alta demais os passageiros da frente iam sentados sobre o eixo dianteiro e o conjunto mecanico era todo concentrado traseira mas sua proposta era cumprida com louvor e se nao fossem as mudanças nas leis de transito brasileiras a kombi talvez estivesse na ativa ate hoje chevrolet classic por mais que nao tenha atingido status de icone e nem tenha virado tema de piadas sobre operadoras de telefonia e escadas no teto o chevrolet classic foi um dos carros mais longevos da industria nacional e cabe sim nesta lista ele nasceu como versao seda do corsa em 1995 um ano depois do lançamento do hatch e o hatch por si so causou um pequeno rebuliço no mercado visto que trouxe linhas as arredondadas e modernas usadas pela opel na europa para enfrentar carros quadrados que tinham raizes ainda nos anos 70 em alguns casos ao longo dos anos as outras versoes de carroceria do corsa foram desaparecendo em 2002 com a chegada da segunda geraçao do corsa o seda passou a se chamar corsa classic e em 2005 apenas classic ganhou ate uma reestilizaçao em 2010 com visual made in china e sobreviveu inclusive a obrigatoriedade dos airbags e abs adotando tais itens e se segurando ate agosto de 2016
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