upgrades aqui upgrades ali upgrades acola ninguem vai questionar que melhorar o seu carro vai realmente baixar os seus tempos de volta mas sera que voce esta tao perto do limite do automovel assim nao ha espaço para nenhuma melhoria nesta pequena serie de posts juntamos uma serie de dicas e reflexoes relevantes para dar um upgrade naquela pecinha que fica atras do volante e que as vezes nao funciona direito voce 1 voce nao esta fechando as curvas cedo demais este e o erro mais comum cometido especialmente pelos novatos mas que alguns pilotos de track day mais experientes tambem cometem as vezes embora de forma mais sutil um certo receio da velocidade de aproximaçao combinado a ansiedade de entrar logo na curva leva muitos pilotos a adotar um traçado quase simetrico veja na imagem o raio do traçado na saida da curva apos o ponto de tangencia fica menos retilineo que da forma tecnicamente ideal boa parte da aderencia portanto e consumida em aceleraçao lateral numa hora em que voce precisa do maximo de traçao longitudinal importante quanto maior a potencia do carro maior o prejuizo no cronometro ao fazer o traçado roxo da ilustraçao abaixo fora a perda de tempo o traçado roxo pode ser perigoso se o piloto entra forte demais na curva e tem espirito otimista com a saida depois da braçada a culpa e sempre do carro ou do oleo fantasma na pista [youtube id= ijgaavjizzu width= 620 height= 465 ] na maioria das curvas o ponto de tangencia esta fora do campo de visao na entrada da curva a ilustraçao mostra isso de forma muito didatica o trecho entre o ponto de tomada e o ponto de tangencia e onde voce quebra a curva e aponta o carro para a saida por isso sua trajetoria e mais dramatica do ponto de tangencia em diante e o contrario o volante deve estar o mais reto possivel para voce poder caprichar no acelerador mas ai outro erro pode acontecer 2 voce nao esta acelerando cedo demais voce pode ate estar fazendo o desenho perfeito na pista como o risco verde da figura la em cima mas se voce esta acelerando antes do ponto de tangencia ou chegando ao wot wide open throttle ou aceleraçao total de forma muito brusca estara praticamente jogando tudo no lixo quando voce acelera causa uma transferencia de peso para tras se duvida deixe seu celular no teto do carro e faça uma arrancada isso significa que a suspensao dianteira se estende e os pneus da frente perdem carga contra o solo e capacidade de aceleraçao lateral independentemente do veiculo ter traçao dianteira integral ou traseira e por isso manolo que o trecho apos o ponto de tangencia e e precisa ser quase uma linha reta carros de traçao dianteira sofrem ainda mais com os precoces no pedal da direita pois os pneus dianteiros ficam sobrecarregados com duas funçoes esterçar o veiculo o que consome aderencia lateral e acelera lo longitudinal e bastante comum pilotos amadores acusarem os seus carros de serem subesterçantes demais mas na verdade o erro esta sendo cometido pela peça atras do volante automoveis com entre eixos curtos e carros com muito torque como os v8 americanos os downsized turbinados e motores diesel tambem requerem muito carinho no acelerador apos o ponto de tangencia chegar ali nao te da autorizaçao para solar feito um idiota cada projeto possui um limite se voce tenta se impor acima disso entao o numero 3 e para voce 3 nao esta cego pelo overdriving sua vontade de baixar o tempo e grande mas o limite do seu carro esta imposto por tudo aquilo que os pneus conseguem agarrar com o intermedio do sistema de suspensao de freios e do conjunto mecanico o desafio e chegar neste limite que e tecnicamente imensuravel e intangivel e isso o que senna quis dizer com o seu famoso video onde ele diz que algo acontece quando se chega no limite e e sempre possivel de se ir um pouco alem o problema e quando o cara tenta correr mais que o carro voce ja deve ter visto em eventos os pneus cantam de forma escandalosa e picotada sinal classico de que se passou do ponto ideal de aderencia dos pneus falaremos sobre isso em breve as curvas saem embarrigadas o piloto entra rapido demais e nao consegue apontar o carro para o ponto de tangencia resultando em espalhadas sutis ou espalhafatosas e as saidas sao sempre muito mais lentas que as entradas normalmente e a combinaçao de excessos muita vontade muita adrenalina que tira a sensibilidade fina muito nervosismo muita coragem um sintoma visual classico de quando o cara quer correr mais que o carro e o pneu esterçado em demasia este subesterço nao e culpa do ajuste do carro mas sim do piloto que tenta contornar a curva em velocidades impossiveis para aquele conjunto e tenta forçar o carro a faze lo esfregando os pneus dianteiros nao seja este cara sim e comum passar do ponto em uma ou outra curva quando estamos naquela volta que queremos dar tudo de si tudo bem somos amadores de sangue quente o importante mesmo e estar com os sentidos afiados para saber reconhecer quando e onde isso aconteceu e se preocupar em nao repetir a cagada se voce fizer do overdriving o seu estilo de pilotagem voce vai ser o melhor amigo do fabricante de pneus mas nao do cronometro 4 esta mesmo na melhor marcha possivel para a curva em 1991 ayrton senna protagonizou um dos espetaculos mais dramaticos vistos no automobilismo preso na sexta marcha nas ultimas voltas do gp do brasil daquele ano senna teve de adaptar a sua pilotagem para conseguir levar o carro ate o fim com espasmos musculares nos braços e ombros o piloto teve de ser carregado para fora de seu carro ninguem pode toca lo com força nem mesmo seu pai que o queria abraçar quando o viu saindo do fiat tempra que o trouxe de volta aos boxes ayrton mal pode levantar o trofeu [youtube id= 3eydmazzede width= 620 height= 349 ] isso aconteceu porque preso na sexta marcha senna teve de fazer um esforço sobre humano para lidar com o sub esterço induzido pelo sistema de transmissao nas fechadas curvas do miolo do autodromo experimente fazer uma rotatoria a 30 km/h na segunda marcha e depois tente faze lo na quarta voce vai ver como o carro sera empurrado para fora especialmente se tiver diferencial auto blocante ayrton teve literalmente de trazer o carro para dentro no braço se voce esta sofrendo com subesterço em uma curva e o conta giros esta no meio do caminho tente fazer esta curva em uma marcha mais baixa que ainda deixa o motor mais cheio o contrario tambem pode valer carros de traçao traseira com muito torque podem ser ariscos e ter pouco rendimento no tracionamento com marchas baixas em algumas curvas como a segunda perna do s do senna neste caso muitos adiantam a troca ascendente para ter uma dinamica mais focada e menos cortante veja isso na pratica no video abaixo com atila abreu e seu stock car aos 15 s no s do senna e aos 1 15 no mergulho [youtube id= kpz9rxkcg e width= 620 height= 349 ] 5 nao da mesmo pra carregar mais velocidade pra dentro da curva sim a aproximaçao de algumas curvas especialmente as de entrada cega como o laranjinha de interlagos ou a longa curva a esquerda do fundao na capuava em esportivos pode ser algo meio tenebroso especialmente em carros potentes um bom piloto amador vai fazer uma entrada bem limpa e se focar no passo de curva e no maximo potencial de aceleraçao na saida o que e a garantia de tempos excelentes e constantes mas na hora de começar a esculpir aqueles decimos a menos nao tem muito jeito voce vai precisar buscar carregar mais velocidade para dentro das curvas isso nao se traduz exatamente em frear mais tarde e com maior força pelo contrario os melhores resultados na busca de maior velocidade de entrada estao no uso bastante suave do freio ja dentro do ponto de tomada de curva voce vai frear mais ou menos no lugar de sempre mas vai manter pressao reduzida e alongada na etapa seguinte procurando carregar a velocidade para dentro da curva enquanto desenha a trajetoria tudo com bastante suavidade esta tecnica e conhecida como trail braking e e indispensavel para tempos de volta realmente velozes vamos falar sobre ela em breve pois nesta semana vamos refazer e republicar a serie especial freios e frenagem aguarda a parte 2 deste post
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