mais uma perda irreparavel se abateu sobre o mundo do automobilismo morreu ontem 23 aos 85 anos guy ligier que foi piloto e chefe de equipe de formula 1 correu com o ford gt40 nas 24 horas de le mans e antes de tudo isso foi açougueiro remador e jogador de rugbi profissional sua equipe a ligier foi uma das protagonistas nas pistas dos anos 1970 e 1980 na formula 1 e uma prova de que nem so de triunfos se constroi uma historia marcante nas pistas guy camille ligier nasceu no dia 12 de julho de 1930 em allier na frança e ficou orfao muito cedo logo aos sete anos de idade nao demorou para que tivesse que começar a trabalhar para se virar seu primeiro porem nao tinha nada a ver com o que o futuro lhe traria ele era aprendiz de açougueiro nas horas vagas praticava remo e rugbi e antes dos dezoito anos ja era excelente nos dois esportes em 1947 ligier foi campeao frances de remo e perto da virada da decada de 1950 integrou a seleçao secundaria de rugbi da frança paralelamente ligier economizou dinheiro para comprar uma escavadeira e quando conseguiu entrou no ramo de construçao civil a construtora que levava seu sobrenome fez muito sucesso e com o tempo tornou se um verdadeiro imperio da construçao civil — algo lhe rendeu amizades importantes no meio politico e entre seus contatos ligier tinha o ex presidente françois mitterrand e o primeiro ministro pierre beregovoy seu sucesso no empreendedorismo — que por si so ja podia ser considerado uma conquista e tanto — deu lhe recursos para entrar de cabeça em sua verdadeira paixao o automobilismo nao e nenhum exagero e muito menos ofensa dizer que a formula 1 na verdade o automobilismo em geral e um esporte caro e um fato que faz de ligier uma exceçao dupla entre os nomes mais famosos da historia do automobilismo alem de nao ter condiçoes de começar a pilotar carros de corrida ainda criança ele começou tarde ligier ja havia passado dos 30 anos de idade quando disputou suas primeiras corridas profissionais em 1964 sua primeira corrida notavel foi a 24 horas de le mans daquele ano quando terminou na setima posiçao ao volante de um porsche 904 em retrospecto e um grande resultado — especialmente considerando que o 904 era movido por um pequeno flat 4 de dois litros e os rivais eram as ferrari 250 gto com seus motores v12 e os shelby cobra com grandes motores v8 de sete litros entre 1965 e 1967 ligier ainda correu em le mans ao volante do ford gt40 ele abandonou a prova nos tres anos o ford gt40 usado por ligier em 1965 a experiencia em mans contudo deu a ligier o impulso que faltava para migrar para a formula 1 sua carreira nos monopostos foi curta — ao menos ao volante de maneira independente ligier pilotou um cooper maserati na temporada de 1966 e em algumas corridas da temporada de 1967 quando tambem pilotou um brabham repco no total foram 12 gps e apenas um ponto marcado — quando chegou em oitavo no gp da alemanha disputado no nurburgring nordschleife afinal se e para fazer um unico ponto na carreira que seja na meca do automobilismo nao e mesmo guy ligier com seu cooper maserati com o azul da frança em spa francorchamps 1967 um dos grandes amigos de ligier neste inicio de carreira oi o piloto de formula 2 joseph jo schlesser assim em 1968 ambos formaram uma pareceria para comprar dois carros de formula 2 da mclaren e fundar sua propria equipe independente infelizmente os planos foram tragicamente interrompidos pela morte de schlesser que naquele mesmo ano havia feito sua estreia na formula 1 pela honda [youtube id= z2qeznzwp8i width= 620 height= 350 ] durante as primeiras voltas do gp da frança de 1968 no circuito de rouen les essarts o honda ra302 de schlesser perdeu o controle da traseria e bateu no muro sua carroceria de magnesio material altamente inflamavel pegou fogo instantaneamente e tornou impossivel seu salvamento john surtees seu colega de equipe recusou se a pilotar o carro pelo resto da temporada e a equipe japonesa abandonou a formula 1 leia mais neste post ligier tambem decidiu abandonar o volante e concentrar se em projetar os carros o primeiro carro projetado por ligier com a ajuda do designer michel tetu foi o prototipo ligier js1 batizado com as iniciais de jo schlesser era um tipico sportscar da epoca com carroceria baixa chassi do tipo espinha dorsal e motor central traseiro — no caso um v6 ford de 2 5 litros com injeçao mecanica kugelfischer e 215 cv o carro foi apresentado no salao de paris de 1969 e no total tres unidades para as pistas foram fabricadas no ano seguinte uma evoluçao do js1 o js2 foi apresentado — visualmente semelhante e construido com tecnicas similares porem com mecanica maserati o js2 conseguiu relativo sucesso nas ruas e nas pistas culminando com um segundo lugar nas 24 horas de le mans de 1975 a partir dai guy ligier decidiu que era hora de voltar a focar na formula 1 obviamente nao como piloto — afinal ele ja se aproximava dos 50 anos — mas como chefe de equipe assim em 1976 ligier comprou os restos da equipe matra que havia abandonado a f1 cinco anos antes — incluindo equipamentos componentes e claro motores quer dizer um motor um v12 de tres litros que foi usado no primeiro carro de formula 1 da ligier o chamado js5 recebeu o apelido de bule de cha por causa do formato inusitado de sua tomada de ar o piloto contratado foi jacques laffite que havia acabado de deixar a recem fundada williams juntos ambos comemoraram sua primeira vitoria na formula 1 quando laffite venceu o gp da suecia em anderstorp naquela que tambem foi a primeira vitoria de um piloto frances em um carro frances na categoria jacques laffite e guy ligier depois de outras duas temporadas sem muitos resultados expressivos o contrato com a matra acabou e para 1979 ligier estava sozinho sem problemas com a ajuda do designer gerard ducarouge o chefe de equipe projetou o famoso js11 este foi seu primeiro carro a beneficiar se do efeito solo tendencia introduzida pelos lotus anos antes movido por um confiavel v8 cosworth dfv o js11 mostrou se um carro muito competitivo em 1979 e 1980 logo de cara laffite venceu duas corridas em sequencia com o js11 — os gps da argentina e do brasil com um segundo lugar em monaco e subindo outras tres vezes no podio ate o fim da temporada a ligier garantiu a terceira posiçao no fim do campeonato e finalmente tornou se uma das grandes equipes da f1 no ano seguinte os franceses consequiram o vice campeonato novamente com lafitte ao volante entre 1977 e 1981 a ligier conseguiu oito de suas nove vitorias na categoria [youtube id= v9yhbipc65u width= 620 height= 350 ] infelizmente a boa fase durou pouco a partir de 1981 os resultados da ligier começaram a decair bem como a reputaçao da equipe depois de uma temporada desastrosa em 1983 quando raramente conseguiu completar uma prova a equipe passou a usar motores renault e mostrou uma breve reaçao contudo em 1986 a renault abandonou a formula 1 e consequentemente a ligier ficou sem uma fornecedora de motores nao era para ser entre 1987 e 1992 a ligier nao subiu ao podio uma vez sequer o que motivou a venda da equipe ao empresario cyril de rouvre para todos os efeitos guy ligier decidiu que sua carreira na formula 1 havia definitivamente acabado sob nova direçao a ligier conseguiu outra breve guinada culminando com a vitoria de olivier panis venceu o gp de monaco de 1996 ao volante do js43 que tinha um v10 honda apesar da vitoria inesperada foi o fim da ligier com seu nome original no ano seguinte alain prost comprou a equipe e a rebatizou como prost grand prix enquanto isso guy ligier usou o dinheiro da venda de sua equipe para entrar no ramo de fertilizantes seu talento como empresario garantiu o sucesso da nova empreitada e abriu caminho para que ele voltasse a ingressar no mercado automotivo desta vez fabricando microcarros usando motores eletricos e a diesel guy ligier morreu no ultimo domingo 23 de agosto aos 85 anos a causa da morte nao foi divulgada
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