ja faz algum tempo que o padrao se repete a cada ano que passa ken block presenteia entusiastas do mundo todo com um novo video de sua serie gymkhana a premissa nao poderia ser mais simples um piloto um carro e um cenario cheio de obstaculos para que possa ocorrer uma bela demonstraçao de habilidade ao volante ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o primeiro video da serie foi lançado em 2008 e desde entao outros oito foram feitos o que começou bastante simples com um subaru impreza wrx 2006 modificado arrepiando em uma pista de pouso vazia foi se transformando em um espetaculo cada vez mais elaborado videos mais longos novos cenarios outras locaçoes acrobacias cada vez mais complexas e claro carros cada fez mais sofisticados e potentes surgiram ate mesmo alguns spin offs como o climbkhana feito na subida de montanha de pikes peak agora em 2018 estamos prestes a testemunhar a estreia de gymkhana ten [gt40 content search= ford widget= 1 ] para ajudar a construir o hype o pessoal do hoonigan racing division publicou agora um video no qual ken block fala sobre todos os carros que ja passaram pela serie e uma otima oportunidade para revisitar a trajetoria das gymkhana e mesmo que voce nao entenda ingles vale a pena pelas imagens de bastidores assista abaixo e depois continue com a gente para conferir um breve perfil de cada um dos veiculos e se quiser e tiver tempo sobrando re ver cada uma das gymkhana que ken block ja fez [youtube id= pazufsaslhc width= 620 height= 350 ] vale lembrar que alguns videos repetiram carros gymkhana 4 e gymkhana 5 utilizaram o mesmo ford fiesta st; e gymkhana 6 e gymkhana 8 foram feitos com o mesmo ford fiesta rx43 ou seja sao nove videos porem apenas sete carros vamos a eles gymkhana 1 subaru impreza wrx 2006 [youtube id= rs jaimscms width= 620 height= 350 ] o primeiro de todos os os gymkhana foi quase um acidente ken block estava treinando em uma pista de pouso desocupada para o campeonato norte americano de gymkhana modalidade automobilistica muito semelhante ao rallycross realizada em um circuito repleto de obstaculos e decidiu filmar tudo adicionando alguns obstaculos criativos como um dos membros de sua equipe andando de segway e alguns toques de ediçao o resultado se tornou um video viral foi ali que tudo começou o carro era um subaru impreza wrx 2006 com o qual block ja havia participado do gumball rally diferentemente dos outros carros da gymkhana que foram construidos especificamente para as filmagens o impreza 2006 era praticamente um projeto de rua com interior completo e sequer tinha gaiola de proteçao o carro era preparado pela crawford performance preparadora americana especializada em subaru e o motor flat four entregava pelo menos 530 cv gymkhana 2 subaru impreza wrx sti 2009 [youtube id= hq7r_buzpso width= 620 height= 350 ] o carro usado em gymkhana 2 foi o ultimo subaru que ken block conduziu em video um impreza wrx sti 2009 hatchback com um flat four de curso ampliado com 2 65 litros de deslocamento e 570 cv novamente a preparaçao foi feita pela crawford performance porem com uma especializaçao maior o interior foi aliviado e recebeu uma gaiola de proteçao integral bancos concha de fibra de carbono e cintos de competiçao esteticamente o impreza recebeu a tipica pintura de corrida preto branco e verde limao da monster energy rodas rays volk te37 e uma asa traseira comprada diretamente com a prodrive que na epoca ainda era responsavel pela equipe de fabrica da subaru no wrc gymkhana 3 ford fiesta 2011 [youtube id= 4tshfwssrn8 width= 620 height= 350 ] de acordo com ken block a opçao por migrar da subaru para a ford foi puramente profissional ele diz que a subaru lhe deu diversas oportunidades incriveis como a chance de pilotar com colin mcrae mas que a ford lhe possibilitou crescer mais na carreira embora alguns fas jamais tenham lhe perdoado pela troca block permanece com a ford ate hoje o primeiro ford que ele conduziu em um gymkhana foi um fiesta st de quatro portas equipado com um quatro cilindros turbo de 1 6 litro capaz de entregar 850 cv porem amansado para levar apenas 600 cv para as quatro rodas atraves de uma caixa sequencial de seis marchas o fiesta 2011 tambem foi o primeiro carro de block a contar com uma alavanca personalizada para o freio de mao item que se tornou obrigatorio em todos os outros bolidos que vieram depois [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] gymkhana 4 e 5 ford fiesta st 2012 [youtube id= btvixvidsi0 width= 620 height= 350 ] ken block seguiu com o ford fiesta para os proximos dois videos porem optou por utilizar um carro construido em sua propria oficina o fiesta hfhv de hybrid function hoon vehicle o carro foi desenvolvido para ser versatil de forma que dependendo do ajuste de suspensao e do acerto do motor pudesse se sair bem tanto em uma gymkhana quanto em um rali tradicional ou rallycross pois sao situaçoes distintas que exigem diferentes cargas de suspensao e pressao nos pneus o motor era um ford ecoboost com turbo de dois litros e 650 cv capaz de levar o fiesta de zero a 100 km/h em dois segundos [youtube id= ludn2bciyus width= 620 height= 350 ] agora gymkhana 4 e gymkhana 5 foram videos completamente diferentes o quarto video foi filmando no patio dos estudios universal em hollywood em um circuito cheio de obstaculos cuidadosamente dispostos o quinto video porem foi feito nas famosas ladeiras de sao francisco na california o que exigiu um acerto totalmente distinto de suspensao que mudou completamente o comportamento do carro gymkhana 6 e 8 ford fiesta rx43 [youtube id= wuo lpubxei width= 620 height= 350 ] em gymkhana 6 e gymkhana 8 block trocou novamente de ford fiesta desta vez utilizando o carro com o qual competia em provas de rallycross pelos eua o fiesta rx43 tinha um motor 2 0 turbo menos potente com 600 cv porem o foco eram os 66 mkgf de torque que moderados por uma caixa sequencial de seis marchas levavam o carro de zero a 100 km/h em 1 8 segundo [youtube id= _hf6ke1 i3e width= 620 height= 350 ] o ford fiesta rx43 ainda e utilizado por block ocasionalmente em eventos de exibiçao de rallycross ele foi o primeiro carro a usar as rodas fifteen52 turbomac com calotas turbofan que proporcionavam um efeito bem interessante ao direcionar a fumaça dos pneus para tras das caixas de roda gymkhana 7 ford mustang 1967 hoonicorn [youtube id= 5qanlirrrws width= 620 height= 350 ] este aqui e o carro favorito de ken block e certamente foi o projeto mais insano realizado pela hoonigan um ford mustang 1967 com a carroceria toda modificada para nas palavras de block ficar parecido com um hot wheels de acordo com ken block grande parte do processo de design envolveu justamente acertar as proporçoes do carro em especial os para lamas que exigiram grande sinergia entre os designers e os responsaveis pela fabricaçao das peças em sua primeira encarnaçao usada em gymkhana 7 o hoonicorn codinome escolhido pela equipe para ajudar a manter o projeto em segredo ao longo dos quase dois anos em que foi desenvolvido tinha um v8 de 6 7 litros roush yates com corpos de borboleta individuais e nada menos que 856 cv levados para as quatro rodas atraves de uma transmissao sequencial sadev de seis marchas [youtube id= hg6l_7qlieq width= 620 height= 350 ] o carro apareceu novamente em climbkhana ainda mais absurdo o motor v8 de 6 7 litros recebeu um par de turbocompressores garrett para chegar aos 1 420 cv e 127 5 mkgf de torque gymkhana 9 ford focus rs rx o ford focus rs rx e o bolido que block pilota no world rallycross equipado com uma versao de 600 cv e 91 2 mkgf de torque do motor 2 3 ecoboost ele tambem tem gaiola homologada pela fia um kit widebody proteçao do chassi cambio sequencial de seis marchas suspensao de rali freios brembo com pinças de quatro pistoes e rodas de 17 polegadas com pneus de corrida [youtube id= _bkx5vkzg8u width= 620 height= 350 ] curiosamente block disse que foi dificil se acostumar com o novo carro o focus e consideravelmente maior que o fiesta e com isto exigiu um periodo de adaptaçao por outro lado gymkhana 9 voltou as raizes e trouxe de volta um cenario classico um complexo industrial abandonado com direito a uma linha de trem e um salto a frente de uma locomotiva em movimento gymkhana ten existe a possibilidade gymkhana ten ser o ultimo de todos os episodios da serie por isso ken block decidiu fazer do decimo volume o mais ambicioso de todos conforme antecipado pelo trailer abaixo o video contara com cinco carros diferentes em cinco locaçoes distintas o que nos leva a crer que tambem sera o mais longo de todos [youtube id= xpb25cn vxa width= 620 height= 350 ] dois destes carros ja apareceram em outras gymkhana o mustang hoonicorn e o ford focus rs rx dois deles sao estreantes o ford escort rs cosworth e o ford fiesta wrc e um deles e totalmente inedito a ford f 150 hoonitruck movida por um v6 ecoboost de 3 5 litros preparado pela roush yates com 926 cv e carroceria de aluminio [youtube id= qgz4sr9jdiw width= 620 height= 350 ] gymkhana ten estreia no amazon prime amanha dia 7 de dezembro com early access para assinantes do serviço a estreia no youtube acontecera dez dias depois em 17 de dezembro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.