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Car Culture

Havana Motor Club: os pilotos e preparadores de arrancadas de Cuba

Na década de 1950, Cuba sediou dois Grandes Prêmios de automobilismo em suas ruas, atraindo turistas e os melhores pilotos do mundo, como Stirling Moss e Juan Manuel Fangio. Mas no fim daquela década, o governo socialista de Fidel Castro acabou banindo o automobilismo da ilha usando como argumentos a falta de segurança do esporte e o caráter elitista das corridas de carro. Desde então, nenhuma corrida foi realizada em solo cubano. Na mesma época, os EUA promoveram um embargo comercial que perdura até hoje, e da noite para o dia, os Yank Tanks -- os milhares de carros americanos que foram vendidos em Cuba nos anos 1940 e 1950 -- ficaram sem peças de reposição, dependentes da boa vontade e da criatividade dos cubanos para continuar rodando. Obviamente, todo garoto que tem acesso a um carro onde muitos não têm, e precisa meter a mão na graxa para fazê-lo andar, acaba pegando gosto pela coisa. Mesmo com o automobilismo proibido, um certo grupos de gearheads cubanos desenvoleu a paixão pe