FlatOut!
Image default
Cinema

Havana Motor Club: os pilotos e preparadores de arrancadas de Cuba

Na década de 1950, Cuba sediou dois Grandes Prêmios de automobilismo em suas ruas, atraindo turistas e os melhores pilotos do mundo, como Stirling Moss e Juan Manuel Fangio. Mas no fim daquela década, o governo socialista de Fidel Castro acabou banindo o automobilismo da ilha usando como argumentos a falta de segurança do esporte e o caráter elitista das corridas de carro. Desde então, nenhuma corrida foi realizada em solo cubano.

Na mesma época, os EUA promoveram um embargo comercial que perdura até hoje, e da noite para o dia, os Yank Tanks — os milhares de carros americanos que foram vendidos em Cuba nos anos 1940 e 1950 — ficaram sem peças de reposição, dependentes da boa vontade e da criatividade dos cubanos para continuar rodando. Obviamente, todo garoto que tem acesso a um carro onde muitos não têm, e precisa meter a mão na graxa para fazê-lo andar, acaba pegando gosto pela coisa.

havana_motor_club_2

Mesmo com o automobilismo proibido, um certo grupos de gearheads cubanos desenvoleu a paixão pela velocidade e o sonho de disputar corridas. Mas como você faz isso quando o automobilismo é ilegal em seu país? Você tem duas soluções: desafiar o sistema e fazer corridas ilegais ou unir-se a outros gearheads para tentar legalizar as coisas.

havana_motor_club_3

Esta é a história de um grupo de entusiastas cubanos que tentou realizar a primeira corrida no país desde 1959. Com seus carros americanos, peças de preparação trazidas de Miami e toda a criatividade desenvolvida ao longo dos anos sem insumos, esses caras só querem acelerar seus carros legalmente, e curtir a adrenalina de andar forte.

Havana_Homepage_KickStarterV2_1280_886

A saga dos cubanos virou um documentário, chamado Havana Motor Club. Ele conta a história dessa comunidade de pilotos de arrancada e sua batalha para organizar a corrida, e como as recentes reformas no País afetou a vida desses caras.

No momento o documentário está em fase de pós-produção, e embora ainda não tenha data de lançamento, isso significa que ele deve ficar pronto logo. Enquanto isso, fique com o trailer, que já ajuda a matar a curiosidade.

[youtube id=”6p9aChOuGUA” width=”620″ height=”350″]