nao e exagero dizer que os 700 cv sao os novos 500 cv as versoes mais potentes de muitos esportivos ja se aproximam dos 700 cv e cada vez mais carros passam disso o dodge challenger hellcat e um deles quando nao sabiamos quase nada a seu respeito ficamos surpresos com os supostos mais de 600 cv que ele teria e nao esperavamos que ele fosse tao potente pensando bem ainda e incrivel que voce possa comprar um muscle car com um v8 hemi supercharged de 717 cv com certificado de garantia revisoes programadas e tudo o mais nao e um preparado e um original de fabrica mas ai temos o chevrolet camaro zl1 para nos lembrar que potencia nao e tudo como ja comentamos algumas vezes nos ultimos tempos especialmente em nossa avaliaçao completa o chevrolet camaro de sexta geraçao pega o diamante bruto que era seu antecessor e finalmente o transforma no carro que ele poderia ser se voce olhasse para um camaro e tivesse a sorte de ele nao ser amarelo ainda veria um carro com area envidraçada minuscula pesado um tanto desajeitado na pista anestesiado e macio demais a sexta geraçao consertou estes defeitos ainda que a visibilidade continue sendo seu ponto fraco ficou um pouco menor mais leve recebeu uma suspensao mais firme e melhor calibrada e ganhou direçao mais direta e cambio mais esperto falando do nosso ss que agora tem cambio automatico de oito marchas a versao zl1 e o supra sumo do camaro de sexta geraçao disso nao ha duvida versao mais radical do muscle car ele tem tecnologia de pista como como amortecedores magneticos e aerodinamica especial alem disso debaixo do capo ele traz o mesmo v8 lt4 usado no corvette z06 com seus 649 cv e 88 5 mkgf o camaro provavelmente jamais vai ultrapassar os 717 cv e 89 8 mkgf do hellcat justamente por que na linha da chevrolet ele fica abaixo do corvette e a fabricante nao quer que ele roube as vendas do seu halo car mas sera que na hora de acelerar estes quase 68 cv de vantagem do dodge sobre o chevrolet fazem diferença foi o que john hennessey da hennessey performance o cara que criou o hennessey venom gt e ganha a vida colocando turbos e compressores em motores v8 para chegar aos 1 000 cv decidiu responder para isto ele pegou um exemplar de cada um dos carros e os colocou para disputar uma corrida em seu oval de testes qual deles leva a melhor antes de responder assista ao video depois vamos dar nossos comentarios [youtube id= 4lewmelxomy width= 620 height= 350 ] hennessey diz que e uma corrida mas na pratica trata se de uma melhor de tres arrancadas lançadas os carros atingem a linha de chegada a cerca de 65 km/h e daquele ponto em diante aceleram para valer por cerca de 420 metros nao e uma prova cientifica medida com precisao pois de acordo com hennessey no mundo real leia se nas arrancadas de semaforo as coisas sao assim sem cronometros e mediçoes milimetricas pela mesma razao ele nao se acanhou em colocar um challenger hellcat com cambio automatico de oito marchas contra um camaro zl1 com transmissao manual de seis marchas no mundo real voce nao sabe qual e o cambio do seu oponente ele afirma em um dos comentarios nada disso invalida a comparaçao pelo contrario nos permite fazer algumas colocaçoes interessantes o hellcat vence o camaro mas por muito pouco o que significa que a vantagem de quase 70 cv do dodge nao significa tanto assim na verdade no frigir dos ovos podemos dizer quase com certeza que nao fosse pelo cambio manual o camaro teria vencido esta disputa isto porque experiencia e habilidade e emoçao e envolvimento e tudo o mais a parte um cambio automatico moderno quase invariavelmente sera mais rapido que um cambio manual para complicar as coisas estamos falando de um cambio manual em um muscle car de 650 cv e quase 90 mkgf de torque para suportar a força ele precisa usar componentes e mecanismos reforçados a embreagem tambem e mais pesada ou seja as trocas no cambio manual do camaro nao sao mais lentas apenas se comparadas ao cambio automatico de oito marchas do hellcat mas tambem se comparadas as de uma caixa manual em um carro menos potente com motor menor so que a diferença entre ambos os carros foi bem pequena e isto se da porque naturalmente o camaro tem um projeto mais moderno ainda que a relaçao peso/potencia de ambos os carros seja bem parecida 2 70 kg/cv para o dodge 2 71 kg/cv para o chevrolet o menor peso do camaro 1 760 kg contra 1 940 kg faz a diferença na hora de sair da imobilidade graças ao menor momento polar de inercia e tambem em alta velocidade outra questao a aerodinamica do camaro e bastante superior o carro foi pensado para ser melhor que a geraçao anterior e isto incluiu uma carroceria mais compacta com dianteira em formato de cunha resultando em menor arrasto no caso do challenger pesa o fato de ser um projeto mais antigo lançada em 2008 a atual geraçao do dodge ja se aproxima dos nove anos de idade sua aerodinamica alem de ultrapassada mesmo com a recente reestilizaçao traz mais preocupaçao com a estetica retro do que com a eficiencia uma das consequencias disso e o arrasto gerado pela dianteira recuada para finalizar voltamos a vantagem da caixa automatica de oito marchas do hellcat que nao e a mais moderna de todas mas garante que a potencia extra em relaçao ao zl1 seja aproveitada da melhor forma quando o piloto do camaro alivia o acelerador pisa na embreagem e depois acelera de novo neste processo sao perdidas preciosas fraçoes de segundo no ano que vem o camaro zl1 ganhara uma caixa automatica de dez marchas ainda mais moderna com a qual a chevrolet promete trocas comparaveis as de uma caixa com dupla embreagem e algo que estamos pagando para ver afinal por mais veloz que seja um cambio automatico nao conta com a vantagem tecnica de uma embreagem pre engatada a cada troca ascendente mas e fato que com mais marchas fica mais facil para o motor manter se sempre em uma faixa otima de funcionamento pois o giro cai pouco nas trocas sendo assim fica dificil nao fazer coro com o resto do mundo e dizer que se ambos os carros fossem automaticos e provavel que o camaro zl1 vencesse esta disputa
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