em 1968 a ford tinha o mustang e a gm tinha o camaro lançado no ano anterior so faltava a chrysler um muscle car compacto a altura — o challenger so seria lançado em 1970 um dodge dart com motor hemi seria perfeito — se a empresa nao achasse que a ideia era bobagem mas um homem nao achava e este homem era mr norm dono da concessionaria grand spaulding dodge em chicago a grand spaudling dodge foi aberta em 1962 por norman kraus na epoca com 28 anos mr norm como ficou conhecido pelos seus clientes era um empreendedor que decidiu fazer as coisas de um jeito diferente do que as concessionarias faziam a grand spaulding dodge tinha como publico alvo jovens que queriam carros esportivos seu sucesso veio dai — esta era uma faixa praticamente ignorada pelo mercado e mr norm oferecia a eles uma gama de modelos com motores preparados e estetica mais esportiva a concessionaria de mr norm foi uma das primeiras a instalar um dinamometro que era usado para demonstrar a potencia extra que seus serviços davam aos carros dos clientes — normalmente ele testava o carro no dinamometro junto com o dono antes e depois das modificaçoes por esse tipo de coisa ele ficou conhecido como king of hi performance nao demorou para que ele partisse para os engine swaps aconteceu em 1967 quando ele questionou a dodge sobre a razao pela qual o dart nao vinha com o motor v8 383 6 litros de 330 cv alimentado por dois carburadores quadruplos a resposta da companhia foi simples nao cabe entao mr norm encomendou um dart e um v8 383 entregou os dois a sua equipe e fez caber — adotando novos coletores reposicionando a coluna de direçao e impedindo a instalaçao de direçao hidraulica e ar condicionado e modificando os suportes do motor mr norm levou o carro pronto para os executivos da chrysler so para provar que eles estavam errados porem quase imediatamente a dodge autorizou a produçao do dodge dart com motor 383 era o dart gts com 280 cv ainda assim a potencia era menor do que a dos concorrentes — o camaro por exemplo tinha motor v8 l78 de 396 pol³ e 375 cv o dart gts ainda nao estava bom o bastante visto que era possivel colocar um motor maior no dart mr norm encomendou a dodge 50 unidades do dart equipadas com o motor 440 magnum de 375 cv com algumas modificaçoes esteticas e o sobrenome 440 gss os carros foram vendidos muito rapido e hoje custam bem caro — estima se que existam apenas 12 deles atualmente e eles nunca custam menos de us$ 90 mil r$ 200 mil porem o carro mais impressionante feito por mr norm era o hemi dart gss — um monstro feito para arrancadas com motor hemi 426 alimentado por dois carburadores holley de corpo quadruplo cuja potencia estimada fica entre 600 e 720 cv dependendo da fonte que se consulta foram produzidos 80 exemplares em 1968 quase todos vendidos para equipes de arrancada e estima se que hoje tenham sobrado apenas 12 deles em outubro de 2013 uma unidade foi arrematada por us$ 125 mil r$ 277 mil a grand spaulding dodge fechou as portas em 1977 por problemas financeiros acima a fachada da concessionaria atualmente mas mr norm continuou ativo como preparador e customizador especializado em mopar agora com a mr norm s e uma de suas maiores criaçoes recentes foi justamente um restomod do hemi dart gss produzido entre 2007 e 2008 em parceria com a preparadora da florida blue moon motorsports eles seguiram exatamente as especificaçoes dos hemi dart gss de 1968 cada um dos carros começava como um dart 1968 original a blue moon o desmontava inteiro e usando um processo especial de jateamento com agua cada camada de tinta primer e sujeira da carroceria era removida com agua e um inibidor de ferrugem o metal nu entao era examinado detalhadamente a fim de determinar se cada um dos componentes seria restaurado artesanalmente ou substituido por um novo — que seria fabricado do zero se nao pudesse ser encontrado para deixar o carro mais leve o carro ganhava capo e para lamas de fibra de vidro a carroceria restaurada entao ia para a pintura primeiro era lixada e tratada com primer tres vezes a fim de eliminar qualquer imperfeiçao depois recebia o selante a tinta e varias camadas de verniz transparente para secar primeiro a carroceria era levada para um forno onde era curada a 65° por 30 minutos e depois ficava descansando por mais 48 horas entao chegava a hora de trabalhar na mecanica o motor feito pela mr norm s usava como base o hemi 426 com bloco de ferro ou aluminio e dois carburadores quadruplos da holley a mr norms aumentava o curso dos pistoes para ampliar o deslocamento para 472 7 7 litros ou 528 pol³ 8 6 litros em ambos os casos os motores recebiam virabrequim de aço billet pistoes e bielas forjados e coletores de admissao de aluminio do tipo cross ram 2x4 a transmissao podia ser a hemi 833 manual de quatro marchas ou torqueflite automatica de tres [youtube id= gem84zohvok width= 620 height= 350 ] a potencia dos motores de 472 pol³ ficava entre 610 e 625 cv com torque de 72 mkgf enquanto os de 528 pol³ tinham cerca de 720 cv e quase 83 mkgf de torque contudo a mr norm s garantia que o conjunto aguentava ate 850 cv e oferecia esta opçao para quem estivesse disposto a pagar o preço alem do motor os carros recebiam uma seleçao gigantesca de componentes modernos novo sistema eletrico freios com discos ventilados de 13 polegadas slotados e perfurados diferencial dana 60 com relaçao 4 1o suspensao coilover na dianteira e por feixe de molas na traseira tudo desenvolvido pelo proprio mr norm e sua equipe ate mesmo as rodas de 17 polegadas calçadas com pneus pirelli p zero eram feitas sob encomenda pela hurst o hemi dart gss original e um objeto de culto e por isso era raro que fosse clonado em 2007 a mr norm s garantia que seus carros eram melhores e mais baratos do que qualquer clone partindo de us$ 149 000 r$ 330 mil — e voce levava para casa um carro certificado depois de comparecer a mr norm s e conhecer o king of performance em pessoa que fazia questao de testar o carro no dinamometro e entregar as chaves nas suas maos exatamente como era em 1968 nao se sabe ao certo quantos foram feitos entre 2007 e 2008 — o que se sabe e que a mr norm s fez questao de manter o numero abaixo dos 80 hemi dart gss originais acredite e mais dificil encontrar informaçoes atualizadas de carros feitos nos ultimos 15 anos antes do boom da internet do que de classicos das decadas de 60 e 70 ao menos podemos apreciar o trabalho de um dos maiores expoentes do restomod da atualidade [gallery columns= 4 link= file ids= 11581 11586 11582 11583 11595 11587 11588 11589 ]
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