Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Rota 2030 deverá ser anunciado nos próximos dias
Com o fim do Inovar-Auto em 31 de dezembro e sem um consenso sobre o próximo regime, o Brasil atualmente está sem uma política definida para incentivo à indústria automobilística. Isso, contudo, deverá mudar “nos próximos dias”, segundo Marcos Jorge de Lima, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
O atraso na aprovação do plano, que começou a ser discutido há nove meses, se deve principalmente à falta de consenso entre o MDIC e o Ministério da Fazenda acerca dos benefícios fiscais que seriam concedidos às fabricantes. Embora ainda não haja um prazo para o anúncio, o ministro já confirmou que o regime dará condições de igualdade às marcas, independentemente de produzirem no Brasil ou no exterior — uma forma de evitar que o Brasil volta passar por julgamentos na Organização Mundial do Comércio, como no ano passado.
Mercedes-AMG volta a apresentar o GT 4 camuflado
Parece um CLS, mas o carro das fotos é novamente o AMG GT 4 com menos camuflagens A Mercedes parece mesmo disposta a ocupar as páginas de internet ao máximo nestas semanas que antecedem o Salão de Genebra, e por isso deve organizar todo tipo de teaser e “flagra” para aumentar a expectativa do público.
Com menos camuflagens é possível ver que o cupê de quatro portas tem a mesma cara nova dos modelos Mercedes, praticamente a mesma silhueta “guarda-chuva” do CLS, porém com uma traseira mais truncada disfarçada pelo spoiler traseiro elevado, e com lanternas mais afiladas como o AMG GT. Na prática ele irá atuar como sucessor do CLS 63 AMG porém em uma posição mais alta (e provavelmente mais cara) e deverá reforçar os comentários de que a linha AMG GT é parecida demais com os Porsche.
Sob o capô estará o motor V8 4.0 biturbo da AMG, provavelmente em sua configuração mais potente, de 612 cv como no AMG E63 S, e talvez até mesmo uma variação “mild hybrid”, com um sistema elétrico de 48 volts que o ajudará a produzir um pouco mais de potência e torque, além de reduzir o lag do turbo. Espere algo em torno de 650 cv caso isso se concretize. Teremos mais detalhes quando o AMG GT 4 for apresentado em Genebra no próximo dia 6 de março.
Hennessey leva o Camaro “Exorcist” a 349 km/h
Como bem sabemos, a Hennessey adora se promover por meio de provocações e polêmicas. Primeiro eles disseram que seriam capazes de fazer um carro mais veloz que o Bugatti Veyron, depois eles lançaram um “Exorcista” enquanto a Dodge preparava seu “Demônio” e agora voltaram a espetar o pessoal de Detroit com um “recorde” de velocidade.
Recorde entre aspas porque não se trata exatamente de um recorde, mas de uma demonstração de velocidade — o que não reduz o feito do carro. Neste vídeo publicado pela Hennessey nesta terça-feira (20), o Camaro “The Exorcist” chegou sem dificuldades aos 349 km/h. Sim. Um muscle car com aerodinâmica de tijolo aos 349 km/h. Isso é mais rápido que a recém-lançada Ferrari 488 Pista, exatamente a mesma velocidade máxima do Lamborghini Aventador, e menos de 40 km/h mais lento que o lendário McLaren F1. Em condições ideais o Dodge Demon chega a 320 km/h.
O carro foi levado ao campo de provas da Continental em Uvalde, no Texas, e talvez pudesse ter chegado além dos 350 km/h se o piloto não tivesse que frear para uma curva. Infelizmente a Henessey não fez uma passagem no sentido contrário, e é por isso que esta velocidade não pode ser considerada um recorde. Além disso, não se trata de um carro produzido em série, e sim de uma preparação aftermarket. De qualquer forma, é impressionante ver um muscle car chegar tão perto da velocidade de supercarros consagrados.
Porsche irá encerrar produção de modelos diesel
Depois dos sucessivos escândalos relacionados às fraudes nos testes de emissões do Grupo Volkswagen, somados ao baixo volume de vendas, a Porsche pode ter decidido encerrar a produção de seus modelos a diesel. A apuração é dos britânicos da revista Autocar e, segundo eles, a decisão foi tomada depois que a Porsche decidiu não oferecer uma versão diesel do novo Cayenne. Como resultado desta nova política, a Porsche pode ter encerrado a produção do Macan S Diesel e do Panamera 4S Diesel.
Apesar da evidente influência do dieselgate, segundo a revista, um porta-voz da Porsche disse que a decisão reflete “uma mudança cultural” em favor de veículos mais limpos como o Panamera híbrido ou o Mission E. Além disso, há a questão do volume de vendas. Segundo a Porsche, o Macan diesel representa apenas “uma pequena porção das vendas do Macan”, enquanto o Panamera diesel corresponde a apenas 15% do total das vendas do Panamera.
Renault apresenta seu carro para 2018
Depois de Hass, Williams, Red Bull e Alfa Romeo Sauber, agora é a vez da Renault apresentar seu carro para 2018. Batizado R.S.18, ele é uma evolução do carro do ano passado, como todos os outros F1 apresentados até agora, e traz uma suspensão revisada e mais downforce resultante da adaptação às novas regras aerodinâmicas.
A principal mudança, claro, é o halo no cockpit, seguida pela cobertura do motor, que não pode mais ter a barbatana aerodinâmica. O motor continua o mesmo, porém a Renault diz ter feito mudanças para deixá-lo mais confiável, algo necessário pois nesta temporada as equipes poderão usar apenas três motores para as 21 corridas.
Em relação ao visual, como praticamente todos os Renault de F1, ele mistura preto e amarelo em um forte contraste e tem o halo pintado de preto como forma de disfarçar o indisfarçável. A dupla de pilotos continuará a mesma: Nico Hulkenberg em um carro e Carlos Sainz Jr. no outro.