depois de seis meses desde a divulgaçao das primeiras informaçoes da nova categoria de ponta para o mundial de endurance wec a federaçao internacional do automovel fia e o automobile club de l’ouest aco finalmente confirmaram nesta sexta feira 14 a criaçao da nova classe para substituir a atual lmp1 a partir da temporada 2020 21 do wec apesar de ser chamada de hyper sport ou hypercar a categoria ainda nao tem nome — ele sera escolhido por votaçao popular e divulgado somente em 2020 antes da estreia da categoria que acontece em setembro do ano que vem com a temporada 2020 21 as regras divulgadas hoje trazem algumas diferenças em relaçao ao regulamento preliminar divulgado no final de 2018 entre as mudanças esta a dispensa de eletrificaçao do powertrain a inclusao de modelos produzidos em serie peso minimo e potencia media e detalhes sobre o equilibrio de performance bop apesar do apelido e da expectativa do publico em geral eles nao serao obrigatoriamente baseados em hipercarros de rua — o que permite que construtoras tradicionais de prototipos continuem na jogada como a oreca a dallara a alpine a br engineering e a ligier/onroak os fabricantes poderao converter o hipercarro de rua em um carro de corridas ou simplesmente produzir prototipos de acordo com o regulamento sim isso significa que os especiais de homologaçao podem voltar com tudo uma vez que os hipercarros de rua precisam de uma produçao minima de 20 unidades em dois anos para serem homologados a admissao de hipercarros de rua resultou no anuncio imediato da participaçao da toyota da aston martin e da scuderia cameron glickenhaus os japoneses terao um modelo baseado no conceito gr super sport que ja esta em desenvolvimento e ira estrear junto com a nova categoria em setembro de 2020 ele combina uma versao aperfeiçoada do v6 biturbo de 2 4 litros usado atualmente no ts050 e tera um conjunto eletrico nas rodas dianteiras ja o aston martin anunciou que seu escolhido e o valkyrie amr que tera uma versao desenvolvida em parceria com adrian newey e a red bull e impulsionada por seu v12 aspirado de mais de 1 000 cv — que certamente precisara ser modificado para se adequar as regras uma vez que e hibrido mas nao tem traçao nas rodas dianteiras jim glickenhaus nao deixou claro se ira desenvolver o scg 007 como um prototipo ou um hipercarro nem se ira realmente usar seu carro anunciado no ano passado o que sabemos ate agora e que ele divulgou uma foto da versao de pista do scg 003 que ate agora tem 18 unidades previstas isso aponta que ele devera ser inscrito como um prototipo nesse caso ele podera usar somente motores homologados exclusivamente para corrida como os atuais gibson ou motores de hipercarros homologados como ja tem um motor honda homologado para prototipos de daytona ele certamente se enquadraria como um prototipo [caption id= attachment_231116 align= aligncenter width= 999 ] scg 003 divulgado por glickenhaus no twitter[/caption] alem das duas marcas a mclaren tambem ja manifestou interesse em participar e tudo indica que o carro mais apropriado para a empreitada e o senna gtr que tem peso e potencia na medida do exigido pelo regulamento as novas regras tambem abrem a possibilidade para diversas outras fabricantes e equipes ingressarem na categoria a brabham por exemplo ja anunciou que tera um supercarro acima do bt 62 que poderia ser sua opçao para le mans a ferrari poderia finalmente retornar ao wec com a fxxk ou sua sucessora assim como a mercedes que tem o amg one prontinho para as pistas isso claro sem mencionar a koenigsegg que atende as regras de produçao para homologaçao havera um teto de 20 milhoes de euros ao longo dos cinco anos da validade do novo regulamento; ele abrange as temporadas de 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 e 2024/25 tambem para reduzir custos havera limitaçao de testes e de tecnicos nas equipes de cada carro carroceria como dito mais acima os novos hipercarros nao precisam ser baseados em modelos de rua mas deverao manter caracteristicas basicas comuns aos hipercarros e lmp1 rodas cobertas e nenhum componente mecanico exposto quando visto de lado de cima de frente ou da traseira somente uma carroceria podera ser homologada por modelo o que ira acabar com as versoes de baixo arrasto low drag para pistas rapidas e de alta downforce para pistas mais travadas a carroceria nao podera ter mais de 1 150 mm acima do fundo do carro nao podera ter mais de 2 000 mm de largura nem mais de 5 000 mm de comprimento o entre eixos deve ser inferior a 3 150 mm e os balanços dianteiro e traseiro contados a partir do centro do cubo da roda nao podem medir mais de 1 100 mm e 1 000 mm respectivamente embora o regulamento pareça limitar os atuais supercarros/hipercarros a maioria se encaixa nestas dimensoes aerodinamica o design da carroceria e do fundo do carro sera livre as unicas limitaçoes serao relacionadas a segurança isso permitira a adaptaçao dos carros de rua a competiçao sem a necessidade de produzir carrocerias de homologaçao powertrain os fabricantes estao livres para instalar qualquer configuraçao de pistoes em qualquer posiçao no chassi o uso do powertrain hibrido e opcional e so podera mover as rodas dianteiras powertrains 100% a combustao terao obrigatoriamente traçao traseira ou dianteira mas nao nas quatro rodas o motor eletrico devera pesar no minimo 50 kg e suas baterias 70 kg a potencia nao pode exceder os 200 kw 272 cv ja o motor a combustao tera deslocamento alimentaçao e disposiçao dos cilindros livre as unicas exigencias nesse quesito sao o uso de ciclo de quatro tempos pistoes reciprocantes e peso minimo de 180 kg o motor de combustao podera ser um modelo desenvolvido para corridas ou entao baseado em um motor de hipercarro homologado o bloco pode ser aliviado pode ganhar novas galerias novas dimensoes de cilindros e inserçao de material para preenchimento ou retirada de material por meio de usinagem dos componentes internos os pistoes e bielas podem ser modificados livremente desde que nao usem ligas de titanio o virabrequim pode ser modificado livremente desde que nao tenha seu peso reduzido em mais de 10% [caption id= attachment_231120 align= aligncenter width= 740 ] v12 cosworth da aston[/caption] o cabeçote pode ser retrabalhado livremente desde que mantenha o numero de valvulas limitadas a duas de admissao e duas de escape seu angulo original e a posiçao original dos comandos o acionamento das valvulas por sistemas eletromagneticos pneumaticos ou hidraulicos sao proibidos por ultimo o motor nao podera ter nenhum dispositivo de geometria variavel — como turbo e coletor de admissao — a menos que sejam os mesmos homologados nos motores originais transmissao os carros nao podem usar sistemas automaticos ou cvt a caixa devera ser obrigatoriamente manual com alavanca ou aletas embreagem com atuaçao eletro hidaulica e limitado a sete marchas cambios de dupla embreagem se enquadram nessa descriçao somente dois conjuntos de relaçoes poderao ser homologados — um conjunto com espaçamento mais longo e outro encurtado caso nao houvesse limites as equipes poderiam usar uma relaçao para cada pista/condiçao de corrida qualquer tipo de controle de traçao e proibido para a dianteira mas liberado para a traseira suspensao o layout de suspensao tambem e limitado mas de acordo com a maioria dos supercarros e carros de corrida atuais sao permitidos somente o arranjo double wishbone braços triangulares sobrepostos ou pushrod os amortecedores nao podem ser ligados hidraulicamente — o que impossibilita um sistema de estabilizaçao como o da mclaren que desloca uma carga fluida para o lado interno da curva para conter a rolagem eliminando a barra estabilizadora os amortecedores tambem nao podem ter ajuste de altura nem controle eletronico ou eletrico e sua utilizaçao e limitada a tres unidades por eixo — um sistema de amortecedores duplos como o do porsche 959 e proibido o conjunto de roda e pneu tambem e considerado parte da suspensao as rodas devem ser feitas em peça unica devem pesar ao menos 9 kg e nao podem medir mais de 18 polegadas de diametro e 13 polegadas de largura com pneus o diametro total nao deve exceder 28 polegadas e a largura deve ser igual ou inferior a 14 polegadas peso e desempenho os novos carros tambem serao mais pesados enquanto os lmp1 tinham peso minimo de 980 kg os novos deverao pesar 1 100 kg sem piloto e combustivel como referencia o mais leve dos atuais hipercarros e o aston martin valkyrie amr com 1 000 kg
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