ola pessoal sou felipe leonardo da silva 23 anos moro em guarulhos sp e sou proprietario de um chevrolet opala 1982 quatro cilindros e com cambio na coluna [gt40 content search= opala widget= 1 ] primeiramente quero agradecer meus pais edmilson e nadia minha namorada emiliana e meu amigo luiz por todo o apoio ajuda e compreensao cada um a sua maneira sem voces o opala nao estaria comigo ou pelo menos nao como esta hoje obrigado aos editores do flatout agradeço por terem escolhido meu projeto em meio a tantos outros inscritos mas antes de prosseguir na historia com o opala voltaremos um pouco no tempo origens diferentemente da maioria dos leitores em minha infancia eu nunca tive interesse por carros nao sabia o nome dos carros que passavam na rua somente os que meu pai tinha nao acompanhava os lançamentos nao brincava de carrinho e muito menos gostava de velozes e furiosos ate hoje nao gosto talvez essa falta de interesse tenha sido herdada de meu pai pois para ele carros sempre foram apenas um meio de transporte muito melhor do que andar de onibus ou a pe desde minhas memorias mais antigas meu pai ja teve gol 1000 94 monza hatch 82 palio 99 chevette sl 87 corsa super 99 que comprei dele junto com minha namorada e hoje e o nosso carro do dia a dia e seu atual corolla 2003 o gol meu pai e eu em casa o gol minha mae e eu em praia grande sp o monza meu pai minha prima e eu em casa foi com o chevette chevas que começou minha relaçao mais intima com carros [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 182294 182295 182297 182298 ] o chevette e eu em casa dezoito anos empregado recem habilitado meu pai ja havia aposentado o chevette quando comprou o corsa e ja estava parado no fundo da garagem por alguns anos sem funcionamento entao ele me disse se nao colocar o chevette para andar vou vender pois bem bateria nova levamos para o mecanico revisar o carburador troca de velas e pronto foi no chevette sl 87 motor 1 6 alcool problematico para ligar no frio que realmente aprendi a dirigir e começar a gostar de carros usei o chevas por aproximadamente um ano e nesse periodo comecei a pesquisar mais sobre ele e outros carros sem me arriscar na manutençao mecanica apesar do curto periodo curti bastante estacionava o na rua sem muita preocupaçao o desempenho era legal direçao macia um carro legal por diversos fatores acabei vendendo o apos a venda eu estava decidido era o momento de juntar dinheiro para comprar um opala monza sempre gostei muito dos chevrolet monza independente do ano e versao e a ideia de comprar um completo ar direçao vidros e travas eletricas por um preço razoavel para mim era perfeita [gallery columns= 4 link= file ids= 182299 182300 182301 182302 ] monza hatch sl/e monza classic se monza gls no periodo entre a venda do chevette e compra do opala monza fizemos um bem bolado em casa e eu pude usar o corsa aos fins de semana o problema e que a compra do monza ainda nao aconteceu o opala meu primeiro contato com opala que me recordo foi em 2013 quando um vizinho da minha namorada apareceu com um duas portas modelo 75 79 meio detonado depois em dezembro de 2014 num encontro de chevrolet em aguas de lindoia sp que encontramos totalmente sem querer e no meio de tantos carros um opala em especial me chamou a atençao legenda opala silverstar 82 por coincidencia do destino depois de comprar o meu conheci os donos deste opala e ate hoje mantemos contato ate ai nada demais mas no carnaval de 2015 fomos passar o feriado na casa de um amigo do meu pai em jumirim sp chegando la numa rua ja dentro do condominio em que ficariamos havia um opala bege quatro portas e interior marrom em tom de brincadeira pedi para meu pai parar o carro e ele parou dei uma olhada geral bem carro de tiozao mesmo mas gostei ficamos de voltar no dia seguinte e se o carro ainda estivesse por ali chamariamos o dono para conversar voltei com meu pai carro ainda la chamamos o dono sr horacio ate entao o segundo proprietario do opala ele nos contou sobre historico carro motivo de estar vendendo ligou o motor abriu capo e porta malas anotei o seu telefone fiquei de pensar e ligar apos o feriado o opala e modelo standard tinha a carroceria em bom estado mas com alguns pontos de corrosao para choques um pouco amassados e o dianteiro um pouco mais para baixo do que a posiçao correta rodas pintadas num cinza mais escuro do que o original interior com bancos separados de opala dos anos 70 com padrao de tecido nao original os frisos na lateral da carroceria e nos contornos de farois piscas e lanternas nao eram da versao standard e sim da comodoro mas sinceramente prefiro o visual externo com os frisos alem do visual ha uma pequena proteçao contra batidas de porta nos estacionamentos o ponto interessante do carro e que possuia a coluna de direçao com o buraco da alavanca de cambio na coluna mas o carro estava com um cambio varetado clec clec quatro marchas no assoalho foi facil identificar que originalmente era na coluna pois o freio de mao ainda estava localizado sob o painel e o console que envolve a alavanca no assoalho era dos opalas modelo 85 87 estava bem animado meu pai nunca gostou de carro velho antigo e com razao mas ele nao foi contra a compra lembro me dele me dizer mais vale um gosto do que dinheiro no bolso obrigado pai e eu ainda tinha aquela desculpa / ilusao de pensar que pelo valor da compra poderia levar para guarulhos arrumar uma coisinha aqui e outra ali vender e comprar o planejado monza na semana seguinte liguei para o sr horacio e fechamos negocio combinamos de ir ate a casa dele em campinas sp em jumirim ele so passava alguns finais de semana num sabado 21/02/2015 junto com um amigo do meu pai que teve varios opalas no passado para dar aquela olhada geral na mecanica carro aprovado entao marcamos para eu buscar definitivamente o carro na sexta feira seguinte 27/02/2015 21/02/2015 sr horacio e eu avisei no meu serviço que chegaria mais tarde fui sozinho para campinas de onibus e vim rodando para guarulhos com o opala sem nenhum problema na viagem deu pra perceber que o sr horacio ficou um pouco chateado com a venda afinal ele era o segundo dono e ja estava com o carro ha quase 20 anos durante a viagem para casa tive uma sensaçao legal me adaptando ao novo/velho carro que parecia enorme som do quatro cilindros 2 5 e do cambio clec clec bancos que pareciam uma poltrona uma mistura de novidade com nostalgia de uma epoca que nao vivi fotos do opala apos a chegada em casa da para ver alguns defeitos como posiçao do para choque dianteiro fixaçao das borrachas nos para choques com parafusos e desalinhamento dos frisos na lateral da carroceria minha ideia sempre foi manter o carro o mais original possivel mesmo que nao utilizasse somente itens da versao standard utilizaria no maximo itens dos comodoros ou diplomatas de mesmo ano e alguns acessorios de epoca tinha como objetivo instalar um painel com conta giros e hodometro parcial consertar ou trocar partes do interior do carro somente com peças originais refazer a tapeçaria no padrao original e talvez voltar o carro para o cambio na coluna ou three on the tree como dizem nos eua [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] os primeiros serviços realizados por terceiros no carro apos o processo de transferencia e emplacamento foram troca de oleo e filtros; revisao no carburador; instalaçao de alarme; troca de bateria; reparo de tapeçaria no banco do motorista havia um pequeno rasgo no apoio lateral ; substituiçao de radio generico com cd player por um bosch san diego de epoca; reparo na chave de seta depois eu comecei a colocar a mao na massa aos poucos os difusores de ar estavam todos faltando aletas entao os desmontei e dos quatro quebrados consegui montar tres perfeitos depois garimpando pela internet consegui comprar mais um difusor completo atraves do forum opaleiros do parana desde que comprei o carro sou membro do forum e participo regularmente se voce tem opala recomendo conferir legenda modelo utilizado em toda linha 81 84 iniciei a busca por um painel com conta giros original consegui um pelo mercado livre levei na oficina velomarques aqui em guarulhos recomendo o serviço e eles fizeram um frankenstein entre o painel que ja estava no carro e o que comprei alem de deixar funcionando tudo revitalizaram os ponteiros e a grafia ficou bem bacana pena que eu nao consegui um acrilico novo por um preço pagavel entao vou convivendo com a trinca com estas pequenas manutençoes e modificaçoes basicas utilizava o carro praticamente todos os sabados e domingos no geral ia com ele para casa da minha namorada shopping supermercados ensaio da banda eventos de carros e de vez em quando para o trabalho e faculdade depois vieram muitas e muitas manutençoes trocas de peças situaçoes legais outras nem tanto e aos poucos fui pesquisando e aprendendo mais sobre o carro e sua mecanica nada melhor do que a simplicidade dos motores americanos mas os proximos passos ficarao para os proximos posts obrigado pela leitura ate mais por felipe leonardo da silva project cars #481
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