restou voltando agora para contar a mudança na receita do carro depois de desanimar com as quebras de cambio que aconteceram na preparaçao turbo decidi mudar para aspirado por ja ter pulado para preparaçao turbo de vez e ja estar rodando no alcool decidi ir um pouco alem do basico coletor de escape escape filtro a receita inicial que escolhi foi coletor de escape escape filtro comandos volante aliviado e alcool com a ideia da configuraçao definida comecei a olhar as possibilidades como ja havia pesquisado um pouco sobre aspirado ja tinha em mente as peças a serem utilizadas para o filtro optei por um cai injen facil de encontrar e com bons resultados decidi pelo cai pois o sri depois do motor quente acaba admitindo um ar bem mais quente para o motor cheguei a ter um sri logo que comprei o carro e pude ver isso na pratica olhando o iat do carro o volante aliviado seria algum de marca grande todos elas trabalham com volantes aliviados com pesos bem parecidos perto de 9 lbs aproximadamente 4 kg para o coletor de escape fiquei entre o skunk2 e invidia no caso de achar usados pois o dolar estava caro na epoca e importar um desses sairia muito caro sao coletores com bom rendimento e boa construçao caso nao conseguisse achar um desses usado optaria pelo coletor da plm ja vi pessoas usando e tendo bons resultados com eles como a ideia nao seria refazer o cabeçote parte de molinhas e pratinhos decidi por procurar um comando stage 1 que sao comandos que nao precisam trocar as molinhas como comandos novos sao bem caros perto de 700 usd a decisao seria por um usado dentre as opçoes disponiveis decidi por ir atras de um kelford 179 a pelo que li pela internet eram os comandos com melhor rendimento dentre os stage 1 o kit turbo iria ser vendido e com eles iriam os bicos com isso veio a necessidade de comprar outros bicos ja que os originais nao conseguem alimentar o carro no alcool por nao precisar de bicos muito grandes optei por bicos menores um pouco do que os utilizados no turbo e por ultimo ficou o escape mas como eu gostei muito do escape que eu utilizava decidi que iria vender o kit turbo sem o escape e ficar com ele na preparaçao aspirada depois de ter dado uma direçao para a nova preparaçao era a hora de começar a procura pelas peças usadas no mercado por sorte apos comentar com meus amigos sobre a decisao de venda do kit turbo apareceu uma pessoa interessada no kit e que tinha algumas das peças que eu precisava acabei fazendo negocio e o kit turbo foi embora e na troca veio um coletor de escape da skunk2 os comandos kelford e o cai injen ficaram faltando ainda os bicos e o volante como nao achei bicos usados do tamanho necessario para a preparaçao acabei optando por importar um jogo de bicos da deatschwerks de 800 cc esses bicos atenderiam a configuraçao inicial e caso eu quisesse aumentar algo eles ainda conseguiriam alimentar ja para o volante acabei pegando um volante da clutchmasters novo este volante pesa 9 lbs contra 15 6 lbs 7kgs do volante original com todas as peças na mao so faltava montar tudo no carro levei o carro para oficina e aguardei a montagem das peças apos tudo estar no lugar veio a hora de fazer o acerto e testar o carro como eu ja estava acostumado com o turbo a comparaçao foi meio ruim mas meus amigos que tinham carro aspirado falaram que o resultado foi muito bom apesar de no primeiro momento achar o carro meio fraco a sensaçao de acelerar sem o medo de quebrar algo foi muito boa depois de um tempo rodando aprendi a gostar do carro como a potencia era menor o carro ficava mais facil de ser controlado em curvas podia entrar e acelerar no meio que o carro nao saia de frente no turbo o carro começava a destracionar e ia saindo de frente como tinha acostumado com o turbo sempre parecia que faltava um pouco de potencia no carro conversando com um amigo sobre a possibilidade de aumentar a preparaçao ele me falou de uma pessoa que estava vendendo uma tbi da skunk2 de 72 mm a original tem 60 mm e um coletor de admissao replica da skunk2 acabei abraçando a ideia e comprei o conjunto parei na oficina do gringo adriano o mesmo que montou o kit turbo e fez a troca da preparaçao roubei um espaço para poder fazer a troca das peças como era um serviço relativamente simples e o gringo ja tinha demanda na oficina eu mesmo fiz a troca das peças para realizar a troca tive que desmontar boa parte da frente do carro para conseguir espaço para trabalhar uma mangueira que faz parte do sistema de arrefecimento do carro foi bem ruim de colocar no lugar o liquido de arrefecimento passa pelo coletor para realizar o fechamento de uma valvula que aumenta a passagem de ar para o motor enquanto o carro esta frio tudo montado no lugar foi a hora de sair para fazer um teste e ver o que precisava ser modificado no acerto do carro e para minha surpresa o carro piorou depois das peças instaladas com elas no lugar na teoria o carro iria pedir mais combustivel maior volume de ar entrando mas acabou que a mistura acabou ficando mais gorda indicando que o volume de ar entrando na camara de combustao diminuiu como nao deu o resultado esperado acabei voltando para coletor de admissao e tbi originais no meio tempo que ainda estava com turbo acabei voltando o freio dianteiro para o original mas como decidi mudar a preparaçao resolvi voltar com o freio de accord mas dessa vez com pastilhas hawk hp+ na dianteira e traseira com as fotos da instalaçao da para reparar a diferença entre as pastilhas e pinças ate hoje a melhor configuraçao de freio que ja usei no carro [gallery columns= 4 link= file ids= 113905 113904 113903 113902 ] fui curtindo o carro e acabou aparecendo a oportunidade de correr em um track day em belo horizonte o evento seria no megaspace apesar do circuito ser pequeno seria interessante para o meu carro o carro ja possui uma suspensao boa com os amortecedores com regulagem de carga e algumas outras alteraçoes mas eu precisava colocar um pouco de cambagem negativa na dianteira para melhorar a dinamica nas curvas acabei optando por colocar camber bolts na dianteira parafusos com ressalto que conseguem deixar o carro com quase 2 graus negativos a instalaçao acabou sendo la na pista mesmo para evitar o maior desgaste do pneu durante a viagem juntamos uma galera do es e fomos para bh no total fomos em 3 si’s o meu um stage 4 e um turbo que estava rodando com meu antigo kit turbo dos 3 somente o meu e o stage 4 que iriam correr depois de mais de 500 km de estrada chegamos no autodromo montamos os camber bolts no lugar e eu fui para pista sensaçao de dirigir em uma pista fechada e ir conseguindo melhorar o rendimento a cada volta e unica para quem nunca teve uma experiencia com track day eu recomendo antes do inicio do evento foi feito um briefing e deram algumas dicas para os iniciantes uma delas foi aumentar a pressao dos pneus para quem iria correr com pneus de rua meu caso uma ultima regulagem antes de ir para a pista foi a alteraçao da carga dos amortecedores durante meu uso no dia a dia uso cerca de 50% de carga na dianteira e 75% na traseira para o track day coloquei a carga da dianteira e traseira em 100% acabei nao testando outra configuraçao entao nao posso falar que essa seria a ideal para o carro como o evento era o dia todo aproveitei para ir aumentando o ritmo aos poucos ir conhecendo melhor o traçado da pista perto do final do dia consegui fazer meu melhor tempo 1 40 722 tempo do video foi 1 42 533 [youtube id= 5ygtshk1awy width= 620 height= 350 ] para o meu primeiro track day gostei muito do resultado alcançado os freios instalados aguentaram o dia todo sem dar fading em nenhum momento fiquei em setimo na classificaçao geral do dia ficando atras de um porsche 911 camaro sc evo x dois corvettes e o si stage 4 do meu amigo gustavo [gallery link= file ids= 113912 113913 113914 113918 113917 113916 ] mais para a frente um amigo umberto acabou montando um si turbo tambem e depois de rodar um pouco com ele acabou batendo a saudade de ter um carro turbo depois de um tempo rodando aspirado ainda decidi desmontar para partir para o turbo novamente mas dessa vez rodando com uma pressao menor ideia inicial seria rodar com 0 5 bar como a pintura tambem estava ruim decidi que iria parar o carro para dar uma geral nele todo no proximo post irei falar de todas as mudanças e a preparaçao final do carro o post deve demorar um pouco ainda pois o carro ainda nao esta totalmente pronto abraços por augusto zuqui project cars #358
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