por tiago zaiden honda collection hall e o nome do museu da honda ah va que fica localizado dentro do complexo de motegi na prefeitura de tochigi a pista pertence a fabricante e fica a umas duas horas de toquio tive a oportunidade de visitar o museu da ultima vez que estive la junto com o pessoal da rwb em mais uma etapa da idlers games eu ja havia feito uma visita atraves do google street view onde e possivel fazer o tour virtual nesse museu e de outros fabricantes tambem caso voce nao tenha visto o flatout reuniu tudo em um post so mas ao vivo e bem diferente e claro muito melhor alem do circuito e do museu o complexo tambem possui um kartodromo e hotel a entrada para o museu custa ¥ 1 000 r$ 25 em conversao direta e o estacionamento custa outros ¥ 1 000 como eu ja estava dentro do autodromo nao precisei pagar nada para entrar mas foram 30 minutos de caminhada pra chegar ate la parece perto mas nao e saindo dos boxes rumo ao museu vi um mini circuito feito com cones onde o pessoal treinava com motos algumas pessoas que imagino so pagarem o estacionamento pra ter acesso ao complexo do autodromo e alguns bons lugares pra assistir a corrida de longe com uma bela visao da pista como esse cara ai da foto que estava curtindo a corrida na companhia de um pequeno cachorro o predio do museu nao e muito grande possui tres andares e e dividido em duas grandes salas em cada andar no primeiro andar aqui no japao o primeiro andar e o terreo ha uma loja de souvenir e uma area pra leitura e do outro lado fica a area de tecnologia onde estao expostos alguns prototipos de produtos importantes na historia da honda de um lado do segundo andar estao as motos e do outro estao os carros todos modelos que foram produzidos em serie e no terceiro andar repousam os carros e motos de corridas cada um no seu respectivo lado e nem todos os modelos sao exclusivos da honda tanto carros como as motos possuem exemplares das principais fabricas japonesas logo na entrada um curtiss special 1924 da as boas vindas e creio que possa ser considerado o pontape inicial na historia da honda esse carro foi construido por soichiro honda quando ele era assistente na tokyo art shokai uma empresa de manutençao de veiculos ele tinha apenas 18 anos e foi acompanhado de perto pelos proprietarios da empresa o carro tem um v8 8 2 de 90 cv que era utilizado em avioes e tinha velocidade maxima estimada em 160 km/h do outro lado estava o pequeno s500 1963 primeiro carro de passeio da honda equipado com um quatro cilindros de 500 cm³ vindo de uma motocicleta ele produz 44 cv para empurrar 675 kg ao seu lado estava um motocicleta super cub 1958 equipada com um motor de 50 cm³ ela foi produzida e vendida durante muitos anos em varios paises a caixinha pequena que parece um meu primeiro gradiente e um gerador de energia e300 de 1965 modelo que teve mais de 500 mil unidades produzidas em 15 anos uma de suas principais caracteristicas era o pouco ruido produzido quando estava em funcionamento no lado racer estavam uma honda rc143 1960 moto que em seu segundo ano de competiçao na categoria 125cc deu a primeira vitoria a honda no grande premio da espanha pilotada por tom phillis um honda ra 272 pilotado pelo americano ronnie bucknum em 1965 na formula 1 faz companhia a motocicleta ainda no primeiro andar na parte de prototipos e tecnologia estavam um fcx concept primeiro conceito do carro movido a celula de combustivel projetado pela honda e apresentado no tokyo motor show em 2005 na mesma sala ainda estava o robo asimo e todas as suas evoluçoes desde o primeiro prototipo saindo de la segui direto pro terceiro andar onde ficavam as motos e os carros de corrida e enquanto subia as escadas vi pelas janelas um encontro com varios exemplares do pequeno honda city nao nao e o honda city que voce esta imaginando que acontecia do lado de fora do museu chegando la muita historia representada naqueles carros e motos descansando em silencio a maioria eram modelos da honda mas tambem haviam alguns nissan e toyota carros que disputaram campeonatos nao so aqui do japao mas em varios paises entre eles os carros que marcaram os primeiros passos da honda na historia da formula 1 um cooper t53 climax 1961 e um honda ra271 1964 o cooper usa um motor l4 e o honda um v12 — ambos de 1 5 litro esse cooper foi comprado pela honda servindo como base no desenvolvimento do o primeiro carro de formula 1 japones o honda ra 271 leia mais neste post entre modelos de formula 1 e formula indy mais ao fundo da sala estavam juntos um williams fw 09 pilotado por keke rosberg em 1984 um lotus 99t pilotado por satoru nakajima em 1987 um williams fw 11b pilotado por nelson piquet tambem em 1987 e o coraçao de um dos carros considerados mais fodasticos ja desenvolvido para as pistas de f1 o motor da mclaren mp4/4 de 1988 todos da era turbo o unico estranho nesse ninho de turbinados era nada menos que o mclaren mp4/5b pilotado por ayrton senna em 1990 na conquista de seu segundo titulo na formula 1 o v10 venceu seis corridas naquela temporada e tinha um ronco matador esse video abaixo mostra o carro da temporada de 1989 mas com o mesmo motor capaz de render mais de 650 cv eu fiquei ali observando o carro e olhando as fotos nas paredes por um bom tempo uma nostalgia sem igual outro corredor que teve destaque em sua epoca foi o pequeno s800 rcs 1968 carro que participou das 12 horas de suzuka em 1968 e foi o vencedor na sua categoria porem o grande feito foi terminar a corrida em terceiro lugar no geral o carro era equipado com um motor 0 8 com pouco mais de 100 cv a 10 500 rpm girador nao so pra efeito de comparaçao nessa mesma prova os carros mais fortes tinham motor ate quatro vezes maior que o do pequeno s800 segui pro segundo andar e fui primeiro na area das motos onde tambem haviam modelos de outras fabricantes assim como nos carros na entrada da sala o inicio da historia uma bicicleta de 1946 equipada com um motor dois tempos 50 cm³ motor esse que foi utilizado nos geradores de energia para os militares durante a guerra e foi modificado para ser utilizado na bicicleta e aqui uma semelhança com a italiana ducati ambas contribuiram para a reconstruçao de seus paises no pos guerra oferecendo uma alternativa de transporte a sua populaçao logo ao lado outra bicicleta motorizada que fez muito sucesso sendo vendida em uma rede nacional de lojas do ramo honda cub f 1952 tambem era um motor dois tempos capaz de levar a bicicleta ate os 35 km/h no meio de tantas motos japonesas havia uma italiana ali no meio uma mv agusta 125 sport competizione 1953 moto que participou de uma corrida no brasil em 1954 e nesse mesmo ano a honda fez a sua primeira participaçao em uma corrida de motos do outro lado das motos de rua logo na entrada da sala vi algo familiar e que ainda e objeto de desejo pra muita gente uma honda cb 750 four 1969 tambem conhecida como 7galo foi a primeira vez que a honda começou a produzir o motor de quatro cilindros em massa e freio a disco na dianteira seguindo o lema de alcançar a maior potencia com segurança a honda alcançou um sucesso mundial com essa moto o quatro cilindros refrigerado a ar e desloca 736 cm³ para empurrar os 218 kg da moto ate os 200 km/h avançando um pouco mais no tempo duas representantes do inicio dos anos 80 de categorias diferentes e que eram concorrentes da honda uma kawasaki z400 fx 1979 e uma yamaha sports rz250 1980 moto considerada a mais rapida de sua categoria naquela epoca ainda nos anos 80 uma honda cx500 turbo 1981 exotica no nome e na aparencia essa foi a primeira moto com motor turbinado produzido em serie tinha 82 cv e ainda contava com injeçao programada de combustivel o desempenho era suficiente para encarar as motos de 1000 cm³ da mesma epoca passando dos 200 km/h qualquer sinal de falha na injeçao ou na pressao da turbina que tinha pico de 1 3 bar uma luz no painel acendia dando o recado outra que tambem tinha um lugar de destaque na sala era a honda nr 1992 uma moto que levou a tecnologia das pistas para as ruas apesar de usar o know how adquirido nas disputas da moto gp 500 seu motor e um v4 de 750 cm³ que rende 125 cv a 11 500 rpm isso e suficiente pra levar seus 244 kg ate os 257 km/h outra curiosidade do seu motor e o pistao que foge do tradicional e tem formato oval a moto tambem usa materiais nobres em sua construçao como titanio e fibra de carbono e mesmo naquela epoca tinha um preço bem alto ¥ 5 200 000 o que hoje em dia em conversao direta seria proximo de r$ 130 000 entre a sala das motos e dos carros ha um corredor com mais alguns classicos e dentre eles o lendario civic si 1987 que disputou o all japan touring car championship e levou o titulo de campeao de construtores e piloto e ao seu lado o mesmo modelo mas em traje civil logo ao lado um toyota supra que disputou provas de turismo no japao e outros paises no fim dos anos 80 e inicio dos 90 ao entrar na sala onde estavam os carros de produçao em serie estava o primeiro veiculo com quatro rodas produzido pela honda e que nao foi um carro de passeio e sim uma pickup o modelo t360 de 1963 lançado poucos meses antes do s500 o motor de apenas 350 cm³ rendia 30 cv e levava os 550 kg do caminhao em miniatura a uma velocidade de 100 km/h o s600 foi o sucessor do s500 que ja foi tema da serie pequenos grandes roadsters e estava representado pelo modelo coupe 1965 o carro continuava compacto e oferecia um pouco mais de espaço para pequenas viagens o tornando mais pratico o s800 foi lançado em 1966 para atender aos consumidores que queriam um pouco mais de performance alem do motor mais forte 0 8 e 70 cv a 8 000 rpm a transmissao que ate entao era feito por correntes foi substituido por um eixo rigido e com isso foi o primeiro carro produzido pela honda a atingir os 160 km/h sendo essa tambem a sua velocidade maxima o primeiro carro de traçao dianteira foi lançado em 1966 o honda n360 o quarto da foto acima e foi um sucesso de vendas no japao era economico e entregava um desempenho justo para a sua proposta o motor que tambem vinha de uma motocicleta tinha apenas 354 cm³ mas o carro tambem era bem leve e pesava so 475 kg e nao judiava dos seus 31 cv em 1965 a honda apresentou sua primeira van comercial um tipo de carro muito comum aqui no japao ate os dias de hoje seria como as fiorino que a gente ve pelas ruas todos os dias a l700 equipada com um motor de 687 cm³ dupla carburaçao e 52 cv a 7 500 rpm o pequeno motor girador e responsavel por levar os 800 kg do carro e ainda tem uma capacidade de carga de mais 400 kg e claro que nao poderia faltar o honda civic que teve seu primeiro modelo lançado em 1973 foi o primeiro carro estrangeiro a cumprir as normas de emissao de poluentes nos estados unidos o pequeno hatch vinha com um 4 cilindros 1 5 de 63 cv a 5500 rpm um bem diferente e que eu nunca tinha visto e o civic shuttle wagon de 1984 a frente e a mesma do modelo comum mas a carroceria possui cinco portas e teto elevado que da uma aparencia bem diferente comparado as outas versoes do civic nao chega a ser uma minivan parece mais uma perua com o teto esticado para cima outro sucesso mundial da honda o accord que assim como o civic começou como um hatch e hoje em dia sao mais conhecidos por suas carrocerias seda o accord cvcc foi lançado no japao em 1976 pra ser uma opçao mais luxuosa e confortavel que o civic e ja de acordo com as normas de controle de emissoes que foram implantadas no japao no mesmo ano seu motor tambem era um quatro cilindros mas 1 6 desenvolvendo 80 cv a 5 300 rpm e custava quase o dobro de um civic na epoca em 1985 ja na sua terceira geraçao foi lançado um modelo que nao sei se e um hatch esticado com duas portas ou um shooting brake compacto o accord aerodeck mas o carro nao ficou muito tempo em produçao e logo saiu de linha pois suas vendas estavam em baixa ao lado do accord estava um prelude de segunda geraçao lançado em 1983 era um carro com uma tecnologia bem avançada pra sua epoca seu motor 1 8 e de tres valvulas por cilindro rendia 125 cv em um carro que pesava menos de 1000 kg o carro ainda tinha suspensao double wishbone e freios abs nas quatro rodas lembra daquele encontro de honda city do lado de fora la dentro tambem havia um modelo que fez sua estreia em 1981 para atingir o publico mais jovem o teto era elevado para dar uma sensaçao maior de espaço interior devido as suas pequenas medidas externas com 675 kg empurrados por um motor 1 2 de 63 cv a honda queria proporcionar um novo nivel de conforto pra quem estava ao volante do pequeno ao lado a primeira geraçao do honda crx que segundo a propria honda foi projetado pra ser divertido e economico com uma carroceria de apenas 800 kg e um motor 1 5 de 110 cv eles devem ter atingido o objetivo logo ao fundo o pequeno beat o ultimo carro aprovado por soichiro honda antes de sua morte o carro foi produzido de 1991 a 1996 e vendeu mais de 33 000 unidades o kei car ja foi tema de um post aqui no site dedicado aos pequenos samurais da terra do sol nascente em 1985 tambem foi lançado o honda legend o seda de luxo da marca equipado com um motor 2 5 e 2 0 v6 e algumas tecnologias vindas da formula 1 e segundo a honda foi desenvolvido pra dar o maximo de prazer ao motorista na sua conduçao em 1987 foi lançado no mercado a versao duas portas um belo seda por sinal ou seria um cupe voce decide o legend de primeira geraçao e o carro branco em segundo plano na foto mas esse preto logo ao lado nao e o de segunda geraçao e sim um accord inspire ou somente honda inspire em alguns mercados que era um accord premium e ficava uma categoria abaixo do legend pesquisando aqui na internet eu encontrei em alguns foruns muita gente falando se o accord inspire e o legend utilizavam a mesma plataforma pois tinham medidas quase identicas essa seria a primeira geraçao do accord inspire que foi lançado em 1989 e utilizava a plataforma cb5 a mesma da quarta geraçao do accord o legend de segunda geraçao apesar de parecido e ter tamanho bem semelhante utilizava a plataforma ka7/ka8 e tambem foi vendido como daewoo arcadia na coreia do sul a cereja do bolo estava proximo da saida da sala e nao foi planejado seguir essa sequencia um civic type r 1997 que era equipado com um motor 1 6 e 185 cv a 8 200 rpm pesando apenas 1 060 kg imagina como deve ser divertido por fora era bem parecido com o civic si que tivemos no brasil dessa mesma geraçao do seu lado um integra type r 1995 que pesando a mesma coisa que o civic recebeu um motor 1 8 de 200 cv a 8000 rpm se o outro e divertido imagina esse e por ultimo o modelo que deu origem a toda linhagem r que permanece ate os dias de hoje equipando os modelos onde a vtecada e mais forte o nsx r lançado em 1992 o carro era mais leve que a sua versao normal equipado com motor 3 0 v6 tinha potencia declarada de 280 cv a 7300 rpm aquele limite imposto aqui no japao mas todos sabemos que muitos carros nessa epoca entregava muito mais que isso e era mais leve pesando apenas 1230 kg o suficiente pra fazer o carro atingir os 100 km/h em menos de 5 segundos e velocidade maxima de 280 km/h desci para o primeiro andar e ainda passei na lojinha mas os preços me desanimaram de comprar algo tem muitas miniaturas la mas nao tive coragem de adquirir nenhuma so tirei uma foto de recordaçao mesmo sai de la e encarei mais uma caminhada em meio ao barulho dos carros cruzando o circuito de motegi e com uma musica dessas a caminhada ate que passa rapido
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