faz quase 60 anos que hans werner aufrecht e erhard melcher deixaram a daimler benz para continuar o trabalho que faziam na divisao de competiçao da fabricante que foi encerrada ao final de 1964 com os sedas daquela que se tornaria a classe e eles seguiram disputando ralis locais e corridas de turismo sob o nome amg — aufretch melcher e grossaspach o nome do lugar onde ficava a oficina inaugurada oficialmente em 1967 o negocio acabou dando certo alem dos carros de corrida eles iniciaram um programa de personalizaçao e preparaçao para carros de rua mesmo nos anos 1980 eles ja forneciam seus kits em parceria com a rede autorizada mercedes e em 1993 acabaram comprados pela fabricante — tornando se integralmente uma divisao da daimler benz em 1998 faça as contas a amg foi fundada em 1967 e adquirida integralmente pela daimler benz em 1998 foram 31 anos atuando de forma independente da mercedes uma relaçao que se tornou cada vez mais proxima a medida em que estes anos se acumulavam mas que nao era digamos monogamica o exemplo mais conhecido dessa nao fidelidade da amg em relaçao a mercedes sao os mitsubishi debonair e galant modificados pela preparadora o primeiro era um seda de luxo que foi fabricado de 1964 a 1998 por apenas tres geraçoes a primeira durou ate 1986 rivalizando com automoveis como o toyota crown e o nissan cedric pela preferencia dos jovens executivos nascidos durante a reconstruçao do japao apos a segunda guerra essa atratividade continuou com a segunda geraçao do debonair que chegou naquele mesmo 1986 com traçao dianteira e motores v6 mais potentes o carro foi um sucesso de vendas neste segmento e talvez por isso a mitsubishi chamou a amg para dar um tapa no debonair e torna lo mais interessante o resultado foi o debonair v3000 royal amg que tinha emblemas da amg por todos os lados de verdade veja os para lamas traseiros sob o capo o motor era o mesmo v6 de 155 cv que o levava aos 100 km/h em 10 segundos e nao passava dos 180 km/h — um limite tacito resultante de um acordo de cavalheiros da industria japonesa isso porque o foco era o conforto e a estetica a amg tinha esse tipo de proposta para os mercedes tambem — algo como as atuais versoes sport uma vez que na epoca a mercedes so tinha modelos mais sobrios o pacote do debonair incluia uma grade mais agressiva visualmente para choques redesenhados spoiler traseiro saidas de escape duplas e rodas mais modernas por dentro ele ganhava um volante esportivo da amg e so isso mesmo em 1989 o debonair amg saiu de linha mas a amg continuou trabalhando com a mitsubishi porque naquele mesmo ano veio o galant amg que tinha um pacote bem mais interessante usando como base a sexta geraçao do modelo na versao gti 16v — equipada com um quatro cilindros em linha de dois litros com comandos duplo no cabeçote e 146 cv — a amg trocava os comandos e aumentava a taxa de compressao para fazer o motor chegar aos 170 cv alem do motor o galant tambem ganhava um bodykit amg claro e revestimento interno de couro preto a parceria contudo durou pouco tambem em 1989 a mitsubishi colocou no mercado o galant vr 4 especial de homologaçao para a versao de rali que competiu no wrc com traçao integral e um 2 0 turbo de dois litros com comando duplo no cabeçote 241 cv a 6 000 rpm o galant vr 4 era capaz de chegar aos 100 km/h em 7 6 segundos como o desempenho era praticamente o mesmo do galant amg o vr 4 acabou canibalizando o modelo que saiu de linha em 1992 e marcou o fim da parceria entre a mitsubishi e a amg que aquela altura ja estava desenvolvendo seu primeiro modelo oficialmente lançado pela mercedes o c36 amg os mitsubishi contudo nao foram a unica aventura da amg fora do universo da mercedes logo depois de desenvolver o galant amg eles deram uma força para a mercedes na africa do sul desenvolvendo um honda civic pois e a mercedes produziu um honda civic na africa do sul e como se nao bastasse essa situaçao pouco provavel eles ainda deram a ele uma versao amg uma nao duas a historia começou dez anos antes do civic amg aparecer no mercado sul africano quando os interesses da daimler benz e da honda convergiram para essa soluçao a honda queria entrar no mercado sul africano algo que exigia um enorme investimento na construçao de uma fabrica e na rede de revendas e oficinas autorizadas a daimler por outro lado precisava de um carro mais barato que o 190e para ajudar nas contas da sua fabrica sul africana ja ficou claro certo em 1982 o negocio saiu do papel e os primeiros honda civic sul africanos feitos pela mercedes sairam da linha de produçao — com o nome honda ballade e claro que ele nao tinha a estrela no capo mas usava o mesmo revestimento dos bancos dos mercedes e os famosos radios da becker e pasmem eles eram vendidos nas concessionarias mercedes oito anos mais tarde o ballade feito e vendido pela mercedes ganhava uma versao esportiva da empresa que fazia os mercedes esportivos a amg o modelo chegou em 1990 ainda na quarta geraçao do civic/ballade e trazia o emblema da amg na traseira do carro mas nao tinha a sigla amg no nome [caption id= attachment_335860 align= aligncenter width= 1321 ] com um pouco de esforço da pra ver o amg no cantinho[/caption] ele foi batizado como ballade 160i amg e tinha o motor d16 a9 de 130 cv a 6 800 rpm combinado a um cambio manual de cinco marchas a versao ao que consta foi ideia da propria mercedes e apesar do emblema amg na traseira nao trazia nada alem das rodas de 15 polegadas da aluline um spoiler traseiro desenvolvido pela amg e molas eibach 40 mm mais baixas que as originais em 1992 veio a nova geraçao do civic e com ela um novo ballade amg o motor d16 dava lugar ao b18 exclusivo do mercado sul africano com o novo motor o carro passou a se chamar ballade 180i amg a receita era a mesma mas agora com rodas de 16 polegadas da remotec infelizmente ha pouquissimas informaçoes e imagens destas versoes mas elas parecem ter feito relativo sucesso na africa do sul — a ponto de ser oferecida ate a sexta geraçao do civic/ballade ao que tudo indica nesta ultima iteraçao o nome mudou para ballade sport amg e sua produçao durou somente ate 1998 — justamente quando a amg foi totalmente incorporada pela daimler benz [caption id= attachment_335861 align= aligncenter width= 960 ] o ballade sport amg com a cor exclusiva da amg[/caption] tres anos depois a parceria da mercedes benz south africa com a honda foi encerrada e a honda assumiu a operaçao local o ballade ainda e vendido localmente mas e o carro que eu e voce conhecemos aqui como city — o nome foi alterado para nao haver confusao com o vw city golf vendido localmente depois do honda a amg faria apenas um ultimo carro sem a marca mercedes — mas baseado em um projeto dela o chrysler crossfire srt6 caso voce nao lembre o chrysler crossfire foi a versao americana do mercedes benz slk nascido na epoca da daimlerchrysler ele era um dos carros derivados de plataformas compartilhadas entre as duas fabricantes — que desde 1998 eram uma so diferentemente do mercedes slk contudo o crossfire era oferecido tambem como um cupe alem do roadster com capota de tecido foi nessa configuraçao alias que ele chegou ao mercado em 2004 — um cupe com motor v6 de 3 2 litros 218 cv e cambio manual de seis marchas ou automatico de cinco no ano seguinte em 2005 veio a versao da amg digo da srt o carro tinha exatamente a mesma configuraçao mecanica do slk32 amg o mesmo v6 de 3 2 litros da versao basica porem sobrealimentado por um compressor de polia que ficava no meio do v com o folego extra a potencia subia dos 218 cv para 335 cv suficientes para leva lo aos 100 km/h em menos de cinco segundos infelizmente por ser um amg moderno ele tinha so o cambio automatico de cinco marchas deixando de lado a caixa manual da versao de entrada ah e ele tambem foi oferecido como cupe — ha mais modelos fechados do que roadsters na verdade foram feitos 2 571 cupes e 1 500 roadsters somente nos anos de 2005 e 2006 esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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