quando criança eu era doido por uma mini moto a gasolina esta viva em minha memoria a visao de duas mini motos em uma loja de brinquedos de shopping ha uns vinte anos aquilo me deixou encantado era uma moto de verdade com motor suspensao freios e visual esportivo so que do meu tamanho [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] depois eu descobri que uma mini moto podiam custar tanto quanto uma moto de tamanho normal entao meio que desisti da ideia de ter uma o que eu nao sabia na epoca e que algumas mini motos acabavam se tornando populares entre os adultos como a honda monkey lançada em 1969 e relançada no mes passado depois de quase 50 anos em 1969 a honda ainda era uma companhia relativamente jovem com 21 anos desde sua fundaçao em 1948 e fazia pouquissimo tempo que a marca havia começado a atuar fora do japao foi em 1963 que as primeiras motos honda começaram a ser vendidas nos estados unidos de inicio o principal produto da linha era a honda super cub uma moto com motor monocilindrico de 50 cm³ e quadro de aço prensado o que a tornava uma especie de hibrido entre uma motocicleta de verdade e uma scooter a honda c100 dream sucesso no brasil nos anos 90 era uma evoluçao da super cub original compacta leve e de pilotagem descomplicada graças a adoçao de um cambio semi automatico que dispensava a embreagem a super cub tornou se um best seller no mundo todo e um case de sucesso graças a campanha you meet the nicest people in a honda algo como voce conhece as pessoas mais legais em cima de uma honda que vendia as motocicletas como algo popular para qualquer pessoa e nao apenas para gente rebelde e contraventora como a imagem que easy rider deixou no imaginario coletivo a campanha foi um sucesso e durou doze anos e so no primeiro ano a honda conseguiu vender 90 000 unidades nos eua pouco antes disso na virada dos anos 1950 para os 1960 começou a popularizar se nos estados unidos a construçao de mini motos em garagens elas eram feitas usando tubos de metal e componentes que estavam sobrando nas oficinas e geralmente eram feitas por entusiastas de corridas de arrancada que as usavam para se locomover nos boxes das dragstrips por isto elas eram chamadas de pit bikes nao demorou para que os pilotos começassem a levar as motos para casa e as utilizassem como um meio de transporte alternativo pela cidade e como era de se esperar quem gostou foram as crianças e adolescentes que começaram a tentar construi las sozinhos em junho de 1967 a revista popular mechanics publicou um artigo com instruçoes para montar uma mini moto em casa o artigo dizia que so era preciso um motor de cortador de grama e um vizinho com uma maquina de solda a reaçao da industria foi rapida e logo surgiram kits prontos de fabricantes pequenas com chassi motor rodas pneus e freios alem de motos ja prontas algumas delas eram fabricadas por empresas que ja atuavam no ramo de produtos de força como motores estaticos cortadores de grama e snowmobiles a honda veio depois com a z50a a pequena moto tinha uma quatro tubular e desenho que lembrava uma moto urbana comum so que menor com rodas de 8 polegadas e um banco de tamanho normal o motor monocilindrico de 49 cm³ tinha comando no cabeçote e era acoplado a uma transmissao semiautomatica de tres marchas geralmente a transmissao das mini motos era mais simples com embreagem centrifuga e apenas uma marcha com isto ela era capaz de chegar a cerca de 50 km/h embora nao houvesse um velocimetro para confirmar a honda z50a tinha contudo um farol e uma lanterna e era legalizada para uso nas ruas na verdade a legislaçao era bem mais branda naquela epoca tambem nao era preciso ter habilitaçao para dirigir mini motos [youtube id= f umyqchkq width= 620 height= 350 ] nos primeiros anos a z50a nao tinha suspensao na traseira apenas na dianteira isto nao era um problema no japao onde a maioria das mini motos era usada nas ruas como meio de transporte mas no eua e na europa elas costumavam receber pneus maiores para rodar em estradas de terra e trilhas leves uso que forçava demais a estrutura e ocasionava quebras no quadro que era do tipo backbone ou espinha dorsal como nas motos maiores da epoca diante disso em 1972 a honda incorporou um sistema de suspensao traseira com molas helicoidais o que tornou a rodagem ainda mais proxima de uma moto de verdade o apelido monkey bike veio da postura assumida por um adulto ao guidao de uma mini moto especialmente se ele fosse rebaixado uma modificaçao comum na epoca curvado para a frente com os ombros abertos as pernas encolhidas como um macaco ou dependendo do seu tamanho um gorila em cima de uma bicicleta ao longo dos anos foram adicionados novos membros a familia z de mini motos da honda em 1978 foi lançada a z50 r versao em miniatura das motos de trilha da honda com suspensao elevada e pneus off road nos anos 80 foi a vez da zb50 que parecia uma moto esportiva com direito a quadro perimetral e design aerodinamico apesar de originalmente criadas para crianças o que era reforçado nas peças publicitarias a honda z tornou se um brinquedo para adultos que aproveitavam o preço relativamente baixo a manutençao simples e a facilidade de conduçao para usa las para lazer o pico de popularidade das mini motos da honda aconteceu nos primeiros anos da decada de 1970 depois disto elas começaram a entrar em declinio o foco passaram a ser as scooters e motos comuns os entusiastas das pequenas porem seguiram cuidando e modificando seus exemplares ate que recentemente a honda decidiu colocar uma nova mini moto no mercado a honda msx 125 grom fabricada na tailandia desde 2014 e lançada nos eua em 2016 a grom e uma mini trail com motor de 125 cm³ com porte reduzido que ficou bastante popular por seu estilo radical e pelo consumo de combustivel bastante frugal mais de 50 km/l [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] agora em abril de 2018 a honda lançou a monkey ela usa o mesmo quadro da grom porem seu estilo e fiel ao da primeira z50 ainda que ela seja um pouco maior e proporcional para um adulto e consideravelmente menor que uma cg 125 por exemplo enquanto a cg tem dois metros de comprimento 74 cm de largura e 1 08 m de altura a monkey tem 1 7 m de comprimento 75 mm de largura e 1 03 m de altura ela usa rodas de 12 polegadas com freios a disco e abs tem painel digital injeçao eletronica e 9 5 cv segundo a honda o rendimento pode chegar a 67 km/l [youtube id= hyxw4pnxeyg width= 620 height= 350 ] de repente outra vez me deu vontade de ter uma mini moto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.