acredito que nenhum carro se aproxima tanto da definiçao brinquedo de gente grande como o honda s660 trata se de um kei car os minicarros do japao que possuem limites de tamanho peso e potencia mas em troca pagam menos impostos e taxas para rodar com configuraçao de esportivo com um motor central traseiro cambio manual dois lugares e teto conversivel de tecido ele nao e muito rapido e nem um pouco pratico nao tem nem porta malas mas e um carro feito para entregar prazer ao volante e quem ja dirigiu um deles como se deve diz que ele consegue mas como ele faz isto com tao pouco e o que a gente vai tentar descobrir agora [gt40 content search= honda widget= 1 title= aos hondeiros de plantao ] o honda s660 faz parte da familia de roadsters esportivos da honda que começou em 1963 com o honda s500 um mini carro com um quatro cilindros de 531 cm³ e 44 cv apesar da potencia pifia o motorzinho de moto girava a 8 000 rpm e garantia que o conversivel de 680 kg chegasse aos 130 km/h no ano seguinte veio o honda s600 que era praticamente igual mas tinha um motor de 606 cm³ e 57 cv a 8 500 rpm para chegar aos 140 km/h o s600 deixou de ser fabricado em 1966 e foram feitos cerca de 13 000 exemplares em tres anos foi um sucesso a linhagem so foi receber um sucessor em 1999 quando a honda apresentou o s2000 ele ja nao era um kei car e sim um esportivo mais convencional com um belissimo quatro cilindros de dois litros que podia entregar ate 250 cv a 9 000 rpm dependendo da versao com visual acertadissimo dinamica precisa e um belo ronco o s2000 foi fabricado por dez anos ininterruptos e sem grandes alteraçoes o que comprova a excelencia do projeto [youtube id= uj2qjqhvjdg width= 620 height= 350 ] avançando alguns anos no tempo no fim de 2013 a honda anunciou seus planos de trazer de volta a linha s começando por um sucessor direto do s600 dos anos 60 o carro se chamaria s660 respeitando a nomenclatura da familia e pela primeira vez traria o motor atras dos bancos o prototipo mostrado na epoca agradou tanto que quase nao sofreu modificaçoes na versao de produçao que começou a ser fabricada em 2015 e desde entao caiu nas graças dos entusiastas e preparadores japoneses se voce ainda nao sacou olha so o s660 mesmo lançado quase meio seculo depois ainda e um carro muito leve com cambio manual de seis marchas a escolha certa by the way ele pesa 830 kg enquanto o cambio cvt com marchas simuladas e aletas atras do volante acrescenta 20 kg ou seja o s660 pesa no maximo 850 kg seu motor tres cilindros turbo o s07a tem comando de valvulas variavel injeçao multiponto e taxa de compressao de 9 5 1 ele entrega 64 cv a 6 000 rpm e 10 6 mkgf de torque a baixissimas 2 600 rpm nao parece muita coisa mas vale lembrar que o s660 e um peso pena pode procurar no youtube em todo video em que alguem acelera o s660 pela primeira vez a reaçao imediata e uma gargalhada [youtube id= 79aldwjee9o width= 620 height= 350 ] por curiosidade a versao naturalmente aspirada tem 58 cv a 7 300 rpm e apenas 6 6 mkgf de torque a 3 500 rpm o ganho de potencia e de apenas 7 cv por conta do limite de 64 cv para os kei cars a honda entao aumentou a potencia ate onde deu e deixou o acerto do turbo voltado para eficiencia e rendimento em baixas rotaçoes no entanto por ser superdimensionado o conjunto e capaz de receber preparaçao relativamente forte com os componentes internos originais olha so tem gente tirando mais que o dobro da potencia do motor 0 6 com os componentes internos originais voltando a ideia de brinquedo de gente grande o s660 nao tem porta malas e nao leva mais que duas pessoas ou seja ele pode ser seu carro de uso diario se voce nunca precisar ir as compras viajar ou fazer qualquer outra coisa com outra pessoa ele e um carro que so foi feito para dirigir literalmente e o carro que voce pode comprar e modificar sem do porque ele simplesmente e incapaz de ser o carro da familia ou mesmo de um casal o s660 e um veiculo totalmente pessoal e individualista e isto e bacana porque ninguem vai encher o saco caso voce o modifique e tem gente levando isto a serio la no japao estes sao alguns dos exemplares modificados do s660 no tokyo auto salon 2017 fotos speedhunters o espaço no cofre do s660 nao e muito grande e como voce deve ter reparado o motor tres cilindros transversal ja ocupa quase todo o espaço entao nada de engine swaps — a preparaçao precisa usar o conjunto original e por isso envolve a troca do turbo e upgrades no cabeçote — fluxo coletores e comandos de valvulas — e no sistema de alimentaçao com valvulas injetoras de maior vazao bicos auxiliares e reprogramaçao da ecu nos projetos mais extremos a potencia chega a mais que o dobro do original beliscando os 130 cv ha porem quem prefira deixar o motor original e apenas afinar o conjunto se liga no honda s660 modificado pela spoon um dos astros deste video da best motoring international [youtube id= 4io9_saudq8 width= 620 height= 350 ] a spoon preferiu concentrar se na dinamica do carro em vez de dar potencia a ele alem de instalar freios melhores e amortecedores ajustaveis a preparadora desenvolveu um reforço estrutural para a porçao frontal do carro feita com metal de alta resistencia a peça deixa a dianteira mais firme e reduz a torçao da estrutura do carro nas curvas o efeito colateral e uma dinamica mais refinada e controlavel em um carro que com entre eixos de apenas 2 285 mm ja e extremamente agil e sofre pouco com a inercia rotacional — o que ajuda o carro a mudar de direçao com mais agilidade [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] neste outro video o s660 da spoon enfrenta um exemplar preparado pela hks que manteve o setup de suspensao e freios original mas aumentou a pressao no turbo para entregar 70 cv eles oferecem kits para aumentar a potencia do s660 ate 105 cv o que nos parece um excelente numero mas foi o s660 com suspensao e freios melhorados que agradou mais a keiich tsuchiya e aos outros pilotos da best motoring isto diz muito sobre a personalidade que a honda quis colocar no seu pequeno roadster alias voce deve ter reparado que estamos em uma onda noventista no que diz respeito aos carros tivemos a volta do honda nsx e estamos aguardando ansiosamente o toyota supra so para dar dois exemplos pois bem por mais que a o s660 seja um sucessor espiritual do s500 do s660 e do s2000 ha um honda ainda mais parecido com ele lançado nos anos 90 o beat [youtube id= smuuajcc6uq width= 620 height= 350 ] o pequeno honda beat era um roadster com motor central traseiro de tres cilindros 656 cm³ e 64 cv alias o motor s07a do s660 e sucessor direto do motor do beat que se chamava e07a o cambio era manual de cinco marchas o peso era de 760 kg e o espirito do carro era exatamente o mesmo um brinquedo para gente grande e ele divertia se voce e do tipo que nao se importa em sacrificar potencia para ter um roadster estiloso com conduçao envolvente o beat provavelmente e um dos carros mais legais ja fabricados e o s660 e praticamente um beat melhorado entao sim um esportivo de 64 cv pode ser divertido e eu estou doido para dirigir um um dia quem sabe
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