de uns 15 anos para ca começaram a pipocar varios eventos de automobilismo amador no brasil nos quais nao sao exigidas nem carteirinha de piloto cba nem um carro full track spec e esse tipo de evento so tem crescido e se multiplicado em formatos gostos e bolsos desde os eventos da driver com carros superesportivos e muitas vezes preparados para potencias astronomicas e tendo um conjunto que se adeque a isso ate outros trackdays em asfalto trackdays em pista de terra pro solo que nos estados unidos e chamado de autocross e os hot lap e e sobre esse evento que vamos falar [gt40 content search= track day widget= 1 title= pensando em um carro de track day ] o hot lap limeira nasceu fruto da ideia de fabio machado e consiste em utilizar a pista do kartodromo de limeira para uma competiçao na qual vale o melhor tempo de volta que for obtido no dia simples assim e essa e a pista travadinha hein foto victor groba mas definitivamente uma descriçao dessa nao consegue mostrar o que e o evento e a melhor forma de descrever o evento e raiz yes ladies and gentlemen isso e um chevette começamos pelos carros o grid e no minimo diverso e nao tem nada que a primeira vista encha os olhos de quem so se impressiona com carros caros nissan march chevrolet vectra kadett corsa e chevette que estava um tanto aliviado em peso ford ka courier escort e focus o qual este humilde escriba possui e utilizou no evento vw gol e voyage fiat 147 sim um 147 se misturavam com maquinario como citroen ds3 renault sandero rs e subaru impreza wrx mas ai ja começa a graça do evento e sim o famoso celta emo estava no evento o maquinario pode parecer aparentemente humilde mas a coisa nao e bem assim exemplo um dos ka tem preparaçao para aproximadamente 140 cv em um motor rocam 1 6l o outro e turbinado e tem interior todo aliviado com gaiola de proteçao e dois bancos concha o voyage tambem e turbinado e inclusive e um project car do leo ceregatti o escort tem engine swap para zetec 2 0l a courier e remanescente da antiga copa courier dtm e sao carros que tem envolvimento direto dos seus donos tanto nas metas do projeto quanto na execuçao alem disso normalmente seus pilotos tambem trabalhavam nos veiculos nos boxes do evento como diria uma frase dita em uma arrancada que fui built not bought [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 170018 170022 ] so troca de pneu ta facil tem gente que ja trocou homocinetica semi eixo e flexivel de freio em outros eventos o evento em si e acessivel o custo de inscriçao e baixo especialmente quando se considera que se tem praticamente um dia inteiro na pista o evento começa as 8 00 termina as 17 00 e diga se de passagem que as 17 00 tinha gente na pista ainda nao ha instalaçoes suntuosas nem nada sao boxes que servem bem para abrigar carros pilotos e agregados em caso de chuva e ponto tais boxes alias sao acessiveis ao publico e desde que haja bom senso nao ha problema algum em acessa los e acompanhar de perto o que esta acontecendo alimentaçao tem um food truck bom mas houve eventos em que os pilotos se juntavam faziam um rateio e um churrasco era organizado na hora so que vale observar o seguinte e raiz sim mas nao significa desorganizaçao equipe com resgate ambulancia cronometragem por transponder e sistema de som tudo funcionando sem falhas liberaçao de pista no momento certo transponders instalados e raiz mas nao e varzea e os proprios pilotos sao pessoas que em suma maioria estao ali pelo amor a velocidade sao acessiveis a qualquer um que venha perguntar como esta o carro ou qual a preparaçao utilizada e muitos ja participam dos eventos ha anos sendo assim ha um clima saudavel de amizade confiança e ajuda mutua onde ferramentas peças e ate carros sao compartilhados em alguns casos se ajudam ensinam e aprendem e normalmente nao tem problema algum em trocar conhecimentos e inclusive fazem meme dos amigos quando emprestam o carro ai voce junta tudo isso em uma pista na qual nao adianta muito ter 500 cv em um superesportivo pois por se tratar de um kartodromo a agilidade dos veiculos e muito mais importante que numeros puros de potencia e torque local onde um conjunto menos potente mas mais leve e com bom grip mecanico brilha e temos automobilismo raiz de pe no chao da zuera e que normalmente depois de voltas valendo contra o cronometro atenta os pilotos a fazer a curva 1 do kartodromo uma 90º com relativa area de escape e publico de lado so porque e legal so porque e divertido como eu na curva 1 porque afinal ninguem corre so por numeros e glorias ate piloto profissional da f1 esta la tambem pela diversao imagina um bando de amadores e ate o fiscal de pista e raiz sente o naipe do sujeito ah sobre mim bom eu andei com o meu focus gl 1 6 rocam que tem preparaçao leve e fiquei no meio do grid 16º de 38 participantes desculpas de piloto meus pneus slick estavam meio ressecados e nao davam aderencia nenhuma e para melhorar depois de tres dias de troca de peças de suspensao freios e etc acho que quebrei uma bucha de bandeja dianteira ainda assim foi divertido e pude dirigir varios carros de amigos ajudando alguns quando possivel e aprendendo com outros agradecimentos a fabio machado e a toda a equipe do hot lap limeira; estevan turco marcio vinicius julio nishikawa e felipe loredan por permitir que eu guiasse seus carros; henrique momi giovanni morengue estevan turco e thais roland pelas fotos [youtube id= 0lsk0ffl_v4 width= 620 height= 350 ] [youtube id= wh8vmxevhpk width= 620 height= 350 ] [youtube id= 52wyneabjeu width= 620 height= 350 ] [youtube id= x ngz9blj_k width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.