Corrida, encontro de Hondas e churrasco – o nome HRMB, ou Honda Race, Meet & Barbecue, descreve quase perfeitamente a proposta deste evento, que no último sábado (5) comemorou a sua quinta edição em um novo local, a pista de arrancada Arena Show Car, em Sorocaba (SP). Quase, porque além das corridas de arrancada, do churrasco e dos Hondas, as portas estão abertas para todo tipo de carro e entusiasta, o que está fazendo do HRMB crescer a cada ano como uma força entre os movimentos independentes de clubes, fóruns e formalizações similares.
Nós estivemos presentes e, além de nossa tradicional galeria de fotos, também filmamos quase 150 puxadas dos participantes. Como sabemos que vocês gostam de ação, vamos começar nossa cobertura já com som na caixa, com a tabela de resultados logo depois.
Registramos pegas “à moda da casa”, ou seja, Honda versus Honda (dica: por erro nosso na edição, há um intruso neste vídeo)…
…Hondas versus carros de outras marcas, o que incluem algumas fabricantes arquirrivais das ruas…
…e arrancadas sem Hondas, que foram muitas e também garantiram uma bela festa ao público!
Com quase todos os participantes utilizando carros de rua e potências nível “mundo real”, cada pega era uma surpresa. Depois de cada arrancada, os participantes podiam voltar ao fim da fila ou para o estacionamento, o que permitia que fossem combinados alguns duelos bastante interessantes.
Salada mista com churrasco
Tração dianteira, tração traseira, tração integral, hatches, sedãs, cupês, japoneses, brasileiros, europeus. Uma das coisas mais bacanas do HRMB é justamente a salada cultural dos automóveis casado a um clima extremamente amistoso – no qual muitos dos presentes já se conhecem de outros eventos, encontros de posto e afins, mas sem panelas: muitas novas amizades nasceram nos comboios de vinda ao local, a cada troca de informações e, claro, a cada pega. As rixas são inevitáveis, mas o clima ainda se mantém na brincadeira. Ficamos na torcida para que isso não mude com o inevitável crescimento do evento.
A mistura também ocorre nas idades e gêneros, ainda que a maioria dos participantes esteja entre seus 20 e 30 e poucos anos – o que talvez explique a falta de carros antigos. Também notamos muitos casais entre os presentes, tirando um pouco do estigma de arrancadão. Entre eles, Renata e Rafael (foto abaixo): ambos mandaram ver na reta de 201 metros do Arena Show Car – e ela ficou com o melhor tempo, com 9,8 s de pista mais 0,4 s de reação, dois décimos mais rápido na soma que Rafael. Brincando, ela dizia que agora era a nova dona do Nissan 350Z.
A boa impressão que ficamos é que o HRMB é amador onde importa – clima leve, sem burocracia, sensação de encontro de posto – mas profissional onde necessário: uma pista bacana e relativamente segura para acelerar, sistema de cronometragem pró (SysCro), staff para organizar o fluxo de largadas e de entrada de pista, limpeza de pista, ambulância, segurança, etc. E mesmo na infra-estrutura para os espectadores a coisa estava muito bem organizada, com muitas cadeiras, pulseiras de controle, banheiros sempre limpos, churrasco, água e refrigerante disponíveis open bar o dia todo, sem miséria.
E, importante, bastante rigor no controle de acesso para não misturar carros e pessoas e também coibir manobras perigosas em locais indesejados. Vimos um ou outro piloto tentando fazer graça na alça de acesso para a pista, que contorna o estacionamento e o corredor de acesso aos banheiros, mas eles foram rapidamente advertidos.
Batizado originalmente por Luis Mengatti, atualmente a organização do HRMB é encabeçada por Renan Maruffa (foto abaixo), que rapidamente fez questão de afirmar que, sem a ajuda e a disposição integral do staff administrativo (os quatro nomes da lista a seguir) e logístico (os demais), nada disso teria acontecido: Rafael Mourad, Cesar Roberti, Luis Paulo Arcari Muhi, San Arakaki, Andre Pauluk (inspeção técnica), Italo Consul Fais, Marilia Lopes, Luciana Uliana, Belisa Carmona, Fabricio Deboni, Leandro de Almeida Carvalho, Vicente Galdi, Luiz Eduardo Siscart de Toledo, Rodrigo Maluf Quintanilha, Fred Frazão e Gustavo Miranda.
Realizado anualmente desde 2011, o HRMB é uma espécie de sobrinho do IDRX, prova de arrancada que foi organizada entre 2007 e 2009 pelo Honda Clube no autódromo de Piracicaba (ECPA). Após um hiato de dois anos com algumas arrancadas informais na pista de Arthur Nogueira, o Honda Race, Meet & Barbecue nasceu permeado deste novo panorama da cena de entusiastas, que estão unidos por encontros de posto e núcleos menores – o que inclui os squads –, mas sem necessariamente a formalidade de clubes e fóruns, os quais convivem pacificamente com esta nova conjuntura (até porque muitos são membros de vários deles).
Na prática, a diferença é que, sendo independente, o HRMB acaba tendo uma flexibilidade que permite melhor interação com outros grupos de entusiastas, que não pertencem ao meio JDM. O nome “Honda” está lá mais pela razão que os conecta do que para separar os participantes. Essa turma está de parabéns pelo feito. Agora, acelere conosco na galeria de imagens.
[ Fotos: Fábio Aro ]