Havia no ar uma certa sensação de Race Wars, o festival de arrancada que marcou o primeiro Velozes e Furiosos (2001), inspirado no evento Drag Wars da vida real. Carros aspirados, turbinados, de tração dianteira, traseira, integral, e de todas as culturas e tipos de preparação formavam uma longa fila para acelerar nos 201 m do Race Valley Motorsports Park, em Tremembé, pista de arrancada inaugurada em fevereiro deste ano e que apresenta infraestrutura de padrão internacional.
Havia de tudo. Raridades como um Impala big block 1963, Audi S2 Sedan e Evo VI, alguns carros de arrancada (Gol e Chevette) bem como diversas figuras carimbadas das ruas e track days, como Nissan 350Z, Citroën DS3, BMW 135i, Evo X, Gol e Saveiro de primeira geração, Kadett GSi, Subaru WRX, Mini Cooper, Peugeot 106… e até participações inusitadas, como Up TSI, VW Amarok e alguns carros praticamente 100% OEM, que estavam lá pela pura diversão. Essa salada fazia de cada pega uma surpresa. Como já era tradição, amigos e desconhecidos combinavam disputas na fila, sempre num clima amistoso.
Por volta das nove da manhã, a sexta edição e o maior dos HRMB – mais de 120 carros inscritos e quase 500 presentes no local – se iniciava, com forte sol (a temperatura rapidamente passou da casa dos 30ºC, com pouco vento) e nuvens de chuva no horizonte. Conseguir tração no começo do dia estava um pouco desafiador por conta de uma fina camada de poeira sobre a pista. Próximo às 14:30, uma garoa interrompeu as puxadas por um instante – a água faz da combinação de VHT e grossa camada de borracha nos primeiros 60 pés um verdadeiro sabão.
No fim daquele dia, os últimos carros faziam as suas puxadas antes de uma chuva mais pesada cair, sem ainda saber que aquela seria a última edição do Honda Race, Meet & Barbecue, evento nascido em 2011 cuja história contamos na cobertura do evento de 2015 (clique aqui para ver). O HRMB cresceu bastante, de forma que após a quarta edição (2014), eles precisaram migrar da pista de Saltinho para algo com uma infraestrutura maior. Foi por isso que o evento de 2015 aconteceu em Sorocaba – embora tenha sido um evento muito bacana, de acordo com o staff do HRMB houve muitas complicações na negociação e na organização com os proprietários da pista.
Ao procurar por alternativas, surgiu o Race Valley, que na época sequer tinha sido inaugurado ainda. Um grande passo em termos de crescimento de porte do evento, e de acordo com o pessoal do HRMB, a melhor coisa que aconteceu na história, especialmente pelo profissionalismo da equipe e pela infraestrutura do local.
Claro, as coisas nunca saem 100% como idealizadas, até porque o HRMB é um evento organizado por e entre amigos e que cresceu exponencialmente a cada ano. É uma iniciativa pura, sem agência, sem patrocinadores na base organizacional. Houve um intervalo de 20 minutos sem bebidas e o churrasco, incluso no valor da inscrição, acabou no meio da tarde, o que deixou alguns visitantes em alvoroço, mesmo com os food trucks presentes no local. Este problema – em nosso entendimento, pequeno – acabou virando uma bola de neve em termos de desgaste entre as partes, de forma que acabou contribuindo para a decisão do staff: este foi o último Honda Race, Meet & Barbecue.
Staff HRMB e amigos. Foto via Receitas de Escargot
Entendemos os dois lados. Os organizadores não vivem disso, num evento deste porte empatar as contas já é uma grande conquista e a intenção é de ser uma festa, uma confraternização. Pelo lado dos visitantes, é chato ficar sem ter o que beber por alguns instantes ou ter algo acabando antes da hora. O problema é a proporção para a qual a coisa foi elevada e, com isso, todos saíram perdendo. O fim é oficial.
Por isso, caro entusiasta, deguste esta galeria abaixo com calma (clique nas fotos para ampliar em alta). O HRMB fez história na cena dos entusiastas JDM do sudeste do País. E terminou no melhor local que poderia acontecer!
Tempos oficiais
Abaixo temos uma foto compartilhada pelo amigo Bruno Guerreiro com os tempos. Clique para ampliar. Assim que tivermos a tabela digital em mãos, atualizaremos o post para facilitar a visualização!