se a bmw tem a divisao m a hyundai tem a divisao n e este o nome do departamento responsavel pelos esforços da marca coreana em competiçoes desde 2013 e o hyundai i30 n e o primeiro modelo de rua feito por eles e com um motor 2 0 turbo de 275 cv ele tem tudo para ser o melhor hot hatch do mundo leia com a voz grave do ferreira martins ok falando serio agora a mira do hyundai i30 n ele nao tem uma mira de verdade e modo de dizer esta apontada de fato para a alemanha mais especificamente para o golf gti talvez porque concorrer contra o o serie 1 m140i de traçao traseira seja meio dificil o hot hatch que serve como parametro de desempenho na categoria mas quais serao as armas do hyundai i30 n para encarar o vw [youtube id= y5fv1rvlrf0 width= 620 height= 350 ] a primeira esta nos bastidores albert biermann chefe da divisao n que foi contratado pela hyundai depois de nada menos que 32 anos na bmw incluindo seis anos no comando da bmw m onde foi responsavel pelo bmw m5 f10 pelos atuais m3/m4 pelo serie 1 m e tambem teve envolvimento com os modelos da divisao esportiva ao longo de toda a decada passada a segunda foi mencionada ali no primeiro paragrafo o motor 2 0 gdi com turbo e ate 275 cv ate porque de serie sao 250 cv a 6 000 rpm e 35 9 mkgf entre 1 450 e 4 500 rpm um performance package opcional e o que eleva a potencia para 275 cv enquanto o torque permanece inalterado sem o pacote o tempo de 0 a 100 km/h e de 6 4 segundos; com o pacote cai para 6 1 segundos com isto o i30n se torna o modelo mais rapido vendido pela hyundai a velocidade maxima e limitada eletronicamente a 250 km/h com ou sem o pacote o motor e uma versao ligeiramente mais apimentada do motor theta ii turbo que entre 2009 e 2012 equipou o hyundai genesis coupe em uma versao de 210 cv a potencia de 275 cv e a mesma do hyundai sonata turbo lançado em meados de 2016 ainda nao ficaram claras as modificaçoes realizadas pela divisao esportiva para o i30n mas fica a curiosidade o design do bloco do motor theta e bastante parecido com o motor 4b1 do mitsubishi lancer evolution x uma vez que ambos sao fruto da joint venture global engine alliance iniciada pela hyundai mitsubishi e chrysler em 2002 um detalhe importante diferentemente do que acontece com o golf gti a unica opçao de cambio disponivel ao menos por enquanto e a manual de seis marchas somos caras legais e vamos encarar como um aceno aos entusiastas que sabem que uma experiencia envolvente ao volante e mais importante que trocas de marcha em fraçoes de segundo por mais que uma caixa de dupla embreagem seja comprovadamente mais eficaz em um circuito alias a hyundai afirma que tao importante quanto a potencia do motor e a capacidade do i30n de fazer curvas e foi por isto que a dinamica do carro foi afinada em nurburgring nordschleife alias a hyundai diz que o emblema da divisao n foi desenhado para representar uma chicane mostrando que o negocio do i30n e mesmo fazer curvas para tal a hyundai deu ao i30n cinco modos de direçao diferentes eco normal sport sport n e n custom todos sao selecionaveis atraves de de comandos no volante os tres primeiros por um seletor do lado esquerdo do volante e os outros dois por um botao marcado com uma bandeira quadriculada todos os modos alteram as respostas do acelerador amortecedores o sistema de controle de estabilidade o diferencial com autoblocante eletronico o sistema de escape e o sistema de sincronizaçao de marchas alem disso ha um sistema de controle de largada que otimiza o torque do motor para que o carro deixe a imobilidade da forma mais rapida e eficiente possivel como voce deve ter deduzido o modo n e o que torna o comportamento do carro mais agressivo os amortecedores ficam mais rigidos o motor responde com mais urgencia aos toques do acelerador e o ronco do motor fica mais alto mas interessante mesmo e o modo n custom que permite que se selecione caracteristicas de diferentes modos de direçao em um modo personalizado por exemplo as respostas rapidas do modo n com a suspensao mais macia do modo normal falando em suspensao o i30 usa um sistema mcpherson na dianteira e multilink na traseira o arranjo padrao da categoria no esportivo a altura de rodagem e 8 mm mais baixa que no i30 comum o i30n tambem tem uma barra de amarraçao entre as torres dos amortecedores traseiros que aumenta a rigidez da carroceria e e removivel por reduzir o espaço no porta malas de 381 litros para 395 litros de serie as rodas sao de 18x7 5 polegadas calçadas com pneus de medidas 225/40 o pacote performance adiciona rodas de 19x8 polegadas com pneus 235/35 em ambos os casos os pneus sao pirelli p zero hn utilizando um composto feito sob medida para o hot hatch os freios usam discos de 17 na dianteira e 16 na traseira ou 18 na dianteira e 17 na traseira com performance pack aqui e importante lembrar que a hyundai nao entrou no jogo para brincar e sim para fazer bonito a marca participou das duas ultimas ediçoes das 24 horas de nurburgring para refinar o motor e o comportamento dinamico do carro alem dos milhares de quilometros de testes no inferno verde no campo visual o tom de azul pastel escolhido para o lançamento pode nao ser muito agressivo mas evidencia as linhas tipicamente alemas da atual geraçao do i30 que na versao n tem arcos de roda maiores pinças de freio em vermelho e grade com padrao colmeia que a hyundai chama de cascading grille com letras maiusculas e tudo os farois tem mascara negra alem de uma grade maior no para choque com entradas de ar nas extremidades para arrefecer os freios e sobre elas ficam as lampadas diurnas de led um friso vermelho percorre todo o spoiler dianteiro e aparece tambem no para choque traseiro atras uma terceira luz de freio com formato triangular fica bem no meio da asa traseira enquanto difusor traseiro bastante proeminente ajuda a reduzir o lift da traseira quando o carro esta em alta velocidade a cor azul performance blue e exclusiva da versao n mas ha outras cinco cores disponiveis clean slate serio que cor e essa polar white branco micron grey cinza phantom blaco preto e engine red vermelho por dentro o interior bem resolvido e com personalidade e uma grata surpresa alias temos a impressao que de modo geral as fabricantes coreanas andam superando as japonesas quando o assunto e o design do interior que parece mais criativo e bem acabado o volante n com revestimento de couro e costuras azuis e exclusivo as costuras azuis tambem aparecem na coifa da alavanca de cambio cuja manopla traz o esquema de marchas e o emblema n voce certamente ira notar uma certa semelhança com o painel do ecosport ou do novo fiesta mas desta vez a hyundai saiu na frente na contramao dos hot hatches lançados nos ultimos anos e para a alegria dos puristas o quadro de instrumentos traz velocimetro e conta giros analogicos em mostradores separados com uma tela colorida entre eles para o computador de bordo e uma shift light na parte superior os instrumentos alias tem os ponteiros apontados para baixo quando parados como nos alfa romeo e lancia classicos o cluster fica alojado em uma cavidade bastante profunda e o efeito visual e bem interessante ha tambem uma tela sensivel ao toque no console central bastante destacada do resto do painel e com os comandos fisicos felizmente do sistema de som embutidos no mais o aspecto do interior e relativamente discreto sem detalhes coloridos ou acabamentos imitando fibra de carbono em vez disso couro tecido e suede pretos gostamos mas ainda nao podemos conferir de perto pois nao ha previsao de chegada do i30 n ao brasil la fora ainda nao se fala em preços mas na europa onde a hyundai espera que o i30 n tenha maior participaçao de mercado fala se em algo a partir dos 28 000 euros agora diz ai o que voce achou do i30 n trocaria um vw golf gti por um desses
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