Por muitos anos a Volkswagen foi a fabricante de automóveis mais vendida do Brasil, mas isto já não é realidade desde 2015, quando o VW Gol foi ultrapassado pelo rival Chevrolet Onix.
O design sisudo dos alemães e o peso da idade da terceira geração (cuja “cara” atual é chamada de G7, pois as “gerações” do Gol já perderam a lógica há algum tempo) podem ter tido influência nisso, mas também tem a ver com o design do Onix, que foi feito pensando no público brasileiro – de certa forma, inspirado no Gol, mas com um toque a mais de agressividade, carroceria mais marcada por vincos e faróis maiores. Assim, a Chevrolet já consegue emplacar o maior número de carros no Brasil há algum tempo.
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E, de acordo com este infográfico feito pelo pessoal da Regtransfers, empresa de placas personalizadas do Reino Unido, apenas outros três países trazem a Chevrolet como marca mais vendida: Equador, Chile e Egito – este último, o único que não fica na América do Sul. Mas este não é o único dado interessante que podemos tirar deste infográfico. Veja só quantos emblemas da Toyota!
Opa, Corolla errado…
Não é novidade que o Toyota Corolla é, ao longo de todas as suas gerações (e versões diferentes para mercados diferentes) é o carro mais vendido do planeta, com mais de 44 milhões de unidades emplacadas desde 1966 — uma conta controversa, que mistura vários carros diferentes com o mesmo nome.
No entanto, é um pouco mais surpreendente sua participação no mercado do resto do planeta. Aqui mesmo, na América do Sul, a Toyota é a marca mais vendida no Uruguai, Paraguai, Argentina e Peru.
Mas não se engane achando que é graças ao Corolla: na verdade, a Toyota Hilux, fabricada na Argentina, é o terceiro veículo mais vendido na América Latina. O Corolla, contudo, surpreende por ser o quinto automóvel mais vendido no Brasil – posto que, até pouco tempo atrás, era ocupado por modelos mais populares.
Corolla errado de novo, my bad…
A Toyota aparece como a marca mais vendida em 49 países, no total, espalhados pelos cinco continentes. Sua presença é muito forte na África e na Ásia. É curioso, porém, como isto nem sempre quer dizer que um Toyota seja o modelo mais vendido em determinado país.
Na África do Sul, por exemplo, o carro mais vendido é o Volkswagen Polo Vivo, versão com facelift da quarta geração do Polo que era fabricada aqui no Brasil até dezembro de 2014, com 2.383 unidades emplacadas. Todos os modelos da Toyota juntos, contudo, somam 4.322 unidades.
A Volks vem sem segundo lugar, sendo a marca mais vendida em 14 países – nenhum deles na América, veja só. Na Alemanha, naturalmente, o “carro do povo” ainda reina supremo: Golf, Passat e Polo são os três carros mais vendidos lá. Holanda, Bélgica, Suíça e Áustria, Noruega e Suécia seguem o exemplo, assim como Croácia e Chipre.
Em geral, os países mais ricos da Europa compram Volkswagen, o que pode ser um indicativo de como seus carros ganharam em refinamento nos últimos anos. Os espanhóis também são patriotas, comprando mais veículos da Seat que de qualquer outra marca: Ibiza e León (que são as versões da Seat para o Polo e o Golf), somados, vendem mais que o Citroën C4, que ocupa a primeira posição.
Na República Tcheca, a marca local Skoda (que também é uma subsidiária da Volks com suas próprias versões) sai na frente. Curiosamente, a Finlândia é outro dos mercados onde a Skoda aparece como mais vendida, assim como na Bósnia Herzegovina e na Estônia.
Na Europa, as exceções às marcas que pertencem ao Grupo Volkswagen são a Islândia, onde a Toyota vende mais; a Irlanda, onde este posto fica com a Hyundai; Portugal e França, onde compra-se mais carros da Renault; a Dinamarca, onde a campeã é a Peugeot; e a Itália, onde… claro: quem ganha é a Fiat, assim como na Lituânia, Sérvia e Turquia. A Polônia é a única que compra mais carros da Opel. Já o pessoal da Romênia compra mais carros de sua marca local, a Dacia, que também é a mais vendida na Macedônia, na Bulgária e na Moldávia. Será saudade dos velhos tempos?
Os britânicos, sempre tradicionais, continuam comprando mais Ford – carros como o Cortina, o Fiesta, o Focus e o Anglia sempre foram muito populares por lá, bem como a Ford Transit.
Nos EUA e no Canadá a Ford também é a fabricante mais vendida. No entanto, os modelos são diferentes: quem manda lá são as picapes F-Series, que aliás são o segundo “modelo” mais vendido do mundo, com quase 994 mil unidades emplacadas na América do Norte.
Colocamos modelo entre aspas porque a F-Series engloba todas as versões das picapes F-150, F-250, F-350, F-450, F-550, F-650 e F750 — estes dois últimos mais próximos de caminhões que de picapes em si. O primeiro é o… Toyota Corolla, com mais de 1,3 milhão de unidades.
Algo nos diz que esse ainda é o Corolla errado…
Na Rússia, onde naturalmente esperávamos que a Lada fosse campeã de vendas, quem vence é a Hyundai, presente também em diversos países asiáticos em desenvolvimento, assim como sua irmã Kia. Nos países considerados desenvolvidos (com exceção da Rússia), a Toyota domina, incluindo no Japão.
Há outras particularidades, como o fato de a Mercedes-Benz ser a marca mais vendida do Turcomenistão, onde o carro de maior sucesso é o Classe C, seguido do Hyundai Elantra. Na China, no Irã e Malásia há marcas “endêmicas”: o carro mais vendido na China é a minivan Wuling Honnguang, de sete lugares…
…no Irã é a Saipa com o hatchback Pride, um Ford Festiva/Kia Pride dos anos 1980 reestilizado…
… e na Malásia o carro mais vendido é o Axia, fabricado pela Perodua – um projeto para o mercado local desenvovido em parceria com a Toyota.