parece ate que estamos nos repetindo mas e fato que o segmento dos hot hatches tem sido um dos mais movimentados nos ultimos anos poucos meses separam os lançamentos de diferentes modelos eles estao cada vez mais potentes e a briga pelo recorde de nurburgring nordschleife nunca esteve tao feroz e agora a hyundai quer entrar neste jogo o hatch i30 sera o primeiro a receber tratamento especial da divisao n — submarca que nao sera tao diferente do que a divisao m e para a bmw alias em dezembro de 2014 o entao vice presidente de engenharia da bmw motorsport deixou a marca alema e foi trabalhar com os coreanos justamente para cuidar dos futuros esportivos da hyundai n o que isto significa que a hyundai esta seriamente disposta a se tornar uma das grandes tanto que uma das futuras etapas do desenvolvimento do hyundai i30 n sera leva lo para correr nas 24 horas de nurburgring — sim uma das corridas de longa duraçao mais competitivas do planeta em um dos circuitos mais desafiadores e impiedosos que existem na verdade a hyundai vai levar tres carros para a prova um veloster um i30 1 6 turbo cuja versao de rua comercializada la fora tem 183 cv e um i30 experimental com motor turbo de dois litros — este ultimo para testar a durabilidade e o desempenho do conjunto mecanico de seu futuro hot hatch [youtube id= h4qyn0daace width= 620 height= 350 ] a marca descreve o carro como uma plataforma de desenvolvimento cuja principal missao e ajudar a hyundai a entender melhor as tecnologias de alto desempenho eles tambem dizem que pelo menos 40% dos componentes do carro sao ineditos incluindo motor transmissao suspensao rodas sistema de direçao e componentes da carroceria alem e claro dos equipamentos de segurança exigidos pelo regulamento se fosse qualquer outra fabricante talvez a gente nao estivesse fazendo um post inteiro so para isto mas no caso da hyundai achamos que o assunto merece um pouco mais de atençao e ja vamos explicar o porque a divisao n foi lançada oficialmente no salao de frankfurt do ano passado com a revelaçao do conceito n vision gran turismo 2025 feito para gran turismo 6 o carro claramente inspirado nos prototipos le mans tem nada menos que 884 cv — resultado da soma dos 679 cv do motor movido a celula de combustivel posicionado atras do cockpit; mais 205 cv entregues por dois motores eletricos nas rodas dianteiras estes sao alimentados por um sistema de recuperaçao de energia cinetica kers tudo virtual claro mas o conceito estatico mostrado em frankfurt era nada menos que impressionante a criaçao de uma nova divisao de desempenho uma submarca e mais um passo o maior deles talvez na crescente evoluçao da hyundai voce lembra do accent e do atos prime vendidos no brasil nas decadas de 1990 e 2000 eles nao eram exatamente confiaveis e nao fizeram sucesso mais ou menos pelos mesmos motivos que levam muita gente a encarar os carros chineses com reserva falta de tradiçao e construçao ruim claro talvez a gente esteja simplificando um pouco as coisas ao fazer esta comparaçao direta mas voce deve estar acompanhando nosso raciocinio a grande reviravolta aconteceu com o lançamento do hyundai i30 de primeira geraçao — um carro totalmente diferente do que a hyundai havia feito ate entao desenvolvido na alemanha o hatch tinha design que podia ser levado a serio os materiais eram mesmo bons a qualidade de construçao e acabamento era inedita em um carro feito pelos coreanos e finalmente a marca conseguiu um espaço ao lado das grandes fabricantes um espaço pequeno no inicio mas que cresceu rapidamente tanto que muita gente que jamais considerou comprar um hyundai se rendeu ao i30 e tambem ao tucson santa fe vera cruz e ao azera um episodio que ficou marcado e deixou claro o salto evolutivo da marca aconteceu no salao de frankfurt em setembro de 2011 o entao ceo do grupo volkswagen martin winterkorn foi conferir de perto a segunda geraçao do hyundai i30 que acabava de ser revelada e ficou revoltado ao sentar ao volante e notar que a qualidade de construçao e acabamento do hatch era em certos aspectos superior a dos alemaes [youtube id= umi v6oqt_s width= 620 height= 350 ] ao mexer na coluna de direçao winterkorn viu que ela nao fazia barulho algum a bmw nao consegue fazer isso nos nao conseguimos fazer isso nao tem barulho nenhum um dos cavalheiros que o acompanhavam entao diz algo como nos ate tinhamos uma soluçao mas era cara demais ou seja a hyundai conseguiu fazer algo melhor que os alemaes e provavelmente nao gastou rios de dinheiro com isto outro exemplo o hyundai hb20 o compacto desenvolvido especialmente para mercados em desenvolvimento representa um salto ainda maior no quesito qualidade — em termos de acabamento ele supera varios rivais de marcas tradicionais e mais estabelecidas e colocou de vez a hyundai entre as campeas de vendas no brasil agora ele recebeu um motor 1 0 tres cilindros turbo mostrando que a fabricante reagiu rapido a tendencia do downsizing parece que estamos nos desviando do ponto mas o que queremos dizer e que depois de conseguir conquistar o publico e incomodar os alemaes nao surpreende que o proximo passo da hyundai seja criar uma divisao de alto desempenho por mais que alguns entusiastas tenham alguma ma vontade com a hyundai por causa de sua estrategia de marketing no brasil aquele papo de ter os melhores carros do mundo e inegavel que os coreanos tem ousadia e nao estao brincando em serviço claro que nao vai ser facil afinal os desafios sao gigantescos começando pelo fato do primeiro modelo ser um hot hatch estamos falando de um segmento absurdamente competitivo e dominado ha 40 anos pela volkswagen com seu golf gti com algumas incursoes da peugeot renault honda e ford alem disso ha a briga constante entre os hot hatches de traçao dianteira pelo recorde de nurburgring nordschleife com volkswagen golf gti clubsport s seat leon renault megane rs e honda civic type r se esfaqueando por fraçoes de segundo outros como o ford focus rs e o vw golf r tem traçao integral e estao ainda mais alem e nem mencionamos o trio de ferro alemao — mercedes amg a45 bmw m140i e audi rs3 todos estao em um nivel altissimo desenvolvidos por engenheiros que vem desenvolvendo esse tipo de carro ha decadas com orçamentos generosos e programas de automobilismo para reforçar o desenvolvimento de tecnologias [youtube id= hhnyqhroeao width= 620 height= 350 ] sera viagem demais imaginar um hyundai no meio desses caras talvez nao a hyundai vai mergulhar de cabeça neste territorio que ate agora e desconhecido para a marca alem de evidentemente ter menos recursos o que veja bem nao significa ter poucos recursos a marca esta lidando com rivais de know how indiscutivel mais do que isto eles vao enfrentar carros que tem uma enorme cultura de entusiastas em volta de si alem de construir um carro eles precisarao construir toda uma comunidade — afinal o i30 n sera um esportivo e todo esportivo precisa de fas [youtube id= y6z1no4aeq width= 620 height= 350 ] talvez nao de certo talvez esta nova divisao n acabe sendo um tiro pela culatra com muita grana investida para pouquissimo retorno direto — o que alias e ate compreensivel pois hot hatches sao carros de nicho que por natureza ja vendem menos e sao investimentos nem sempre se pagam por outro lado se tudo correr bem certamente o restante da linha da hyundai sera beneficiada pelo sucesso do i30 n e da nova divisao esportiva daqui a alguns anos no fim das contas esportivos sao sempre bons para a imagem das fabricantes e isto tambem e essencial claro isso nao significa que daqui a cinco anos um hyundai se tornara o novo recordista de traçao dianteira em nurburgring ou que os coreanos serao a nova referencia em hot hatches mas a iniciativa de disputar as 24 horas de nurburgring e digna de reverencia e subestima la e um grande erro considerando o historico recente da marca alem disso se tudo der certo teremos mais um hot hatch — ou ate uma linha de bons esportivos por ai isso nao e bom
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