Desde que começou a ser vendido Brasil, o Hyundai Veloster vem causando polêmicas em relação à sua verdadeira potência e desempenho. Apesar do motor de baixa cilindrada (1.6 16v) os 140 cv anunciados antes do lançamento eram condizentes com a proposta esportiva do carro.
Acontece que o modelo que chegou às lojas brasileiras trazia um motor um pouco diferente daquele vendido no resto do mundo com essa potência. Mundialmente, a Hyundai-Kia oferece três versões do motor Gamma 1.6 16v aspirado: uma com injeção no coletor que produzem entre 124 cv com comando variável na admissão, e 130 cv com comando duplo variável; e o GDI, com injeção direta e 140 cv.
Se você for a uma concessionária brasileira e abrir o capô do Hyundai Veloster, encontrará a flauta e os bicos de injeção inseridos no coletor, pertinho do cabeçote. Isso significa que a injeção não é direta nos cilindros — portanto, não se trata do motor GDI de 140 cv. Mesmo assim, a Hyundai Caoa seguiu afirmando que o carro