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Técnica

Infiniti VC-T: o primeiro motor de compressão variável finalmente está pronto

Nos últimos 25 anos Saab, Volvo, Peugeot, Renault e Nissan vêm tentando desenvolver motores com taxa de compressão variável. A ideia é simples: otimizar o uso do combustível de acordo com sua resistência à detonação. A prática que é difícil: se a taxa de compressão depende de componentes mecânicos que também precisam resistir à expansão da combustão, como fazer um pistão, uma biela e um virabrequim mudarem o sobe e desce do motor? A primeira marca a responder esta pergunta com um motor pronto para ser colocado em produção foi a Nissan, que irá apresentar no próximo mês o primeiro motor de compressão variável do mundo no Salão de Paris, um 2.0 turbo de quatro cilindros com 274 cv de potência e 39,82 mkgf de torque, que irá substituir o atual V6 3.5 da marca, que produz entre 215 e 300 cv. Para entender como o motor VC-T funciona, você precisa primeiro saber que a taxa de compressão é a quantidade de vezes que o volume dentro do cilindro foi comprimido. Por exemplo