o chevrolet chevette como muitos de voces ja sabem e a interpretaçao brasileira da plataforma t da general motors que nos anos 70 foi a base para diversos modelos de diferentes marcas da general motors ao redor do planeta enquanto na alemanha ele se chamava opel kadett e era muito parecido com o carro vendido no brasil no reino unido ele se chamava vauxhall chevette e tinha uma identidade visual bem distinta a entrada de ar para o motor ficava oculta sob o para choque dianteiro e a face do carro tinha um aspecto limpo e minimalista sem grade ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] sem duvida o estilo do vauxhall chevette era incomum mas eu ate que acho interessante ha quem discorde por outro lado uma das versoes mais sensacionais que o t car da general motors teve foi justamente uma variaçao do vauxhall chevette britanico o hsr 2300 criado para homologaçao do grupo 4 de rali nos anos 70 alem do visual agressivo conferido pelos aparatos em fibra de vidro tampa do porta malas para lamas dianteiros e spoiler frontal o grande trunfo do vauxhall chevette hsr 2300 era seu motor um quatro cilindros de 2 3 litros com comando duplo no cabeçote um par de carburadores stromberg e 137 cv suficientes para um zero a 100 km/h de 8 5 segundos com maxima de 190 km/h era um hot hatch de fabrica e dos bons [gt40 content search= chevette widget= 1 ] o vauxhall chevette hsr 2300 foi criado em 1976 para enfrentar o ford escort que na epoca era uma das grandes forças do rali na europa e ate certo ponto ele foi bem sucedido embora o escort tenha sido o campeao mundial de rali na temporada de 1980 do wrc o chevette hsr 2300 fez bonito no campeonato britanico de rali de 1979 e 1981 foram fabricados cerca de 400 exemplares daquela que hoje em dia e uma das mais cobiçadas versoes do chevette ja feitas no mundo sendo assim inspiraçao nao faltava para que alasdair stables proprietario de um dos projetos mais interessantes que ja vimos feitos sobre o chevette hatch tendo como inspiraçao o hsr 2300 mas nao por conta de um engine swap mirabolante ou de uma cavalaria absurda mas justamente por ser uma receita razoavelmente popular porem com uma execuçao e atençao minuciosa aos detalhes e clara inspiraçao nos chevette que competiam em ralis na virada dos anos 80 nao fica claro qual era exatamente o motor que originalmente habitava o cofre do chevette antes do inicio do projeto mas a titulo de curiosidade vale observar que as versoes mais simples utilizavam um quatro cilindros de 1 3 litro com comando no bloco mais antigo do que o motor 1 4 com comando no cabeçote empregado pelo chevette brasileiro de todo modo o que importa e que agora o carro e movido por um c20xe preparado pela britanica exon race engines famoso por sua robustez e boa receptividade a preparaçoes naturalmente aspiradas e tambem por seu uso no chevrolet vectra gsi e no calibra vendidos no brasil o motor teve o deslocamento ampliado para 2 3 litros ele tambem recebeu pistoes e bielas forjados comandos de valvulas de perfil mais agressivo corpos de borboleta jenvey e coletores de admissao e escape simpson racing o bastante para entregar 280 cv e girar a mais de 8 000 rpm o video abaixo divulgado pelo canal hillclimb monsters da uma noçao de como ele soa spoiler muito bem [youtube id= cfep1fzarnm width= 620 height= 350 ] o motor e acoplado a uma caixa sequencial de seis marchas da quaife com diferencial de deslizamento limitado atlas a suspensao manteve o sistema de braços triangulares sobrepostos porem com molas mais firmes e amortecedores ajustaveis ja a traseira ganhou um eixo rigido do tipo five link com barra panhard a suspensao usa ball joints que permitem 16 ajustes diferentes todos os componentes foram feitos sob medida e o trabalho ficou por conta da retropower se o nome nao lhe soa estranho e porque voce tem boa memoria trata se da mesma companhia que ainda esta tocando o ford escort restomod de gordon murray se o trabalho dos caras esta bom para o pai do mclaren f1 esta bom para nos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a carroceria foi alargada na lata para dar espaço a rodas mais largas de 15x8 polegadas fabricadas pela revolution sob elas ficam abrigados freios ap racing com discos de 295 mm e pinças de quatro pistoes o chevette tambem recebeu um freio de mao hidraulico para facilitar o trabalho do piloto nas curvas mais fechadas o visual do carro e com o perdao do cliche um show a parte o acabamento da carroceria e impecavel do tratamento dado aos alargadores dos para lamas a pintura cinza touring grey vinda diretamente do catalogo da alfa romeo e uma replica extremamente fiel do body kit do chevette hsr ja o interior ganhou uma gaiola de proteçao 100% funcional pintada a mesma cor da carroceria que tambem serve de suporte para o painel de instrumentos feito sob medida os bancos sao do tipo concha da motordrive e os paineis de porta foram feitos de fibra de carbono no console central encontra se o painel de controle da ecu life racing integrada ao cluster de instrumentos digital considerando que tanto o chevette hatch quanto o motor c20xe nao sao exatamente dificeis de encontrar no brasil nao seria impossivel criar algo parecido em solo nacional na verdade certamente existem diversos projetos utilizando os mesmos ingredientes principais o chevette e o motor c20xe sendo executados por entusiastas brasileiros mas uma dose extra de inspiraçao nunca e demais e
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.