neste ultimo domingo 26 de janeiro a primeira dobradinha brasileira da historia da formula 1 completou 50 anos nao foi apenas o prenuncio de uma era de ouro que poucos paises tiveram o privilegio de vivenciar mas tambem foi uma corrida com um simbolismo muito forte porque alem de ser a primeira dobradinha brasileira de ter sido no brasil foi tambem a primeira e unica vitoria de jose carlos pace o piloto que batiza o circuito — e tambem onde ele esta sepultado atualmente clique aqui e leia com trilha sonora alem disso a prova valida para o campeonato mundial daquele ano ainda tinha a estreia nacional do fittipaldi fd 01 e consagrou dois pilotos nascidos e criados sobre seu asfalto de interlagos para o mundo pace e emerson voltaram para casa e superaram todos os outros em um torrido domingo do verao de 1975 ha exatamente 50 anos o ano ainda estava em sua terceira semana mas a formula 1 ja estava em sua segunda etapa com os 23 carros classificados alinhados no grid do autodromo de interlagos depois da abertura da temporada na argentina a formula 1 chegou ao brasil tendo emerson fittipaldi como favorito a vitoria afinal ele havia acabado de se tornar bicampeao ja havia vencido a prova de estreia da temporada tinha um carro de ponta e afinal estava em casa [caption id= attachment_377017 align= aligncenter width= 3196 ] o antigo circuito de interlagos foto f1 com[/caption] nos treinos de classificaçao o unico carro que nao mostrou nenhuma instabilidade sobre o ondulado asfalto brasileiro foi o shadow de jean pierre jarier que conquistou a pole position nos treinos extra oficiais no domingo de manha emerson fittipaldi testou o mclaren m23 com os tanques cheios e viu um carro perfeito para a corrida em seguida ele testou um jogo de pneus mais duros mas nao gostou do comportamento do carro e voltou aos boxes para troca los foi quando ele descobriu que um dos pneus traseiros estava furado e precisaria encontrar um par nas poucas horas que separavam o treino da largada por sorte mark donohue da penske decidiu correr com pneus mais duros e cedeu seu par a emerson [caption id= attachment_377021 align= aligncenter width= 3098 ] area tecnica foto motorsport com[/caption] [caption id= attachment_377028 align= aligncenter width= 3148 ] donohue e seu penske doador[/caption] na largada jarier alinhou no primeiro colchete ao lado de emerson na segunda fila estavam carlos reutemann e niki lauda seguidos por clay regazzoni e jose carlos pace na largada reutemann saltou a frente de jarier emerson se distraiu e foi pego pela bandeirada sem giro suficiente para arrancar forte largou mal e caiu para setimo enquanto pace ganhou tres posiçoes e foi para terceiro atras de jarier na quinta volta jarier passou reutemann para assumir a ponta e passou a imprimir um ritmo muito rapido na volta seguinte ele ja abria dois segundos de vantagem em relaçao ao argentino — em parte por que reutemann havia diminuido seu ritmo de corrida aparentemente por conta dos pneus dianteiros escolhidos [caption id= attachment_377025 align= aligncenter width= 3148 ] balanças toledo pesavam os carros foto f1 com[/caption] so que apesar da velocidade baixa entre a ferradura e a junçao reutemann nao deu chances de ultrapassagem o que acabou segurando o pelotao atras dele foi somente na 13ª volta que pace conseguiu passar o argentino apos ganhar uma freada na curva 3 sem ninguem para amarra lo ele começou a abrir distancia de seu companheiro da brabham mas sem muitas chances de alcançar jarier que abrira mais de 30 segundos de vantagem enquanto isso emerson ganhou a posiçao de jody scheckter que abandonou a prova com problemas mecanicos e chegou em lauda a sua frente clay regazzoni passou carlos reuteman cada vez mais lento assumindo a terceira posiçao na 19ª volta emerson venceu a freada com lauda na entrada da curva do sargento e assumiu a quinta posiçao atras de reutemann em duas voltas emerson entrou no vacuo do argentino que percebeu que seria ultrapassado na curva 3 e nao defendeu a posiçao [caption id= attachment_36437 align= alignnone width= 1114 ] jarier sozinho em interlagos foto f1 com[/caption] aquela altura jarier e seu shadow mantinham a vantagem arrasadora para os demais carros pace tambem estava bem a frente de regazzoni que por sua vez era mais rapido que fittipaldi nas retas — diferentemente de lauda [caption id= attachment_377013 align= aligncenter width= 3098 ] regazzoni e emerson foto f1 com[/caption] por isso emerson decidiu poupar o carro e tentar uma ultrapassagem surpresa na curva do laranja na 28ª volta ele saiu do vacuo do suiço da ferrari entrou na curva pelo lado de dentro e o passou para assumir a terceira posiçao mais de dez segundos atras de pace emerson sabia que seria dificil mas tentou diminuir a diferença para seu amigo e rival [caption id= attachment_377033 align= aligncenter width= 3154 ] pace se aproximando de jarrier foto f1 com[/caption] jarier estava 24 segundos a frente de pace que imprimia um ritmo constante e cauteloso quando o motor de seu shadow começou a apresentar problemas em menos de duas voltas no giro 33 o frances abandonou a prova deixando a dianteira livre para pace que so precisaria continuar ali por oito voltas para levantar o caneco [caption id= attachment_377023 align= aligncenter width= 3196 ] pace lidera seguido por jarrier reutemann e regazzoni[/caption] emerson ainda tentou alcançar pace mas seu mclaren começou a escapar de traseira de forma anormal lembram dos pneus doados por donohue e o bicampeao achou mais prudente se manter em segundo e garantir mais seis pontos para a contagem do campeonato [caption id= attachment_36427 align= aligncenter width= 1103 ] foto f1 com[/caption] pace contou a revista quatro rodas de fevereiro de 1975 que nunca ficou tao emocionado quando viu a shadow preta encostada na curva do sol nao poderia ser diferente mais de 100 000 pessoas lotavam o circuito de interlagos e vibravam com a passagem dos brasileiros pela reta principal com cuidado e concentraçao pace cruzou a linha de chegada em primeiro seguido por emerson finalmente ele chegava ao topo finalmente o brasil tinha dois de seus pilotos no podio da formula 1 pace foi carregado pela multidao que invadiu a pista subiu ao podio com a esposa gravida ganhou a coroa de louros — e deu um banho sem querer em jochen mass foi a primeira dobradinha brasileira na formula 1 algo que se repetiria em julho daquele ano desta vez com posiçoes invertidas — emerson no topo e pace em segundo [caption id= attachment_36424 align= aligncenter width= 1114 ] foto f1 com[/caption] depois disso vimos uma passagem de bastao com dois brasileiros no podio no gp de long beach de 1980 quando piquet conquistou sua primeira vitoria e emerson fittipaldi seu ultimo podio porem em terceiro lugar os brasileiros so voltaram a comemorar uma dobradinha em 1986 no mesmo gp do brasil porem disputado em jacarepagua nelson piquet chegou em primeiro e ayrton senna em segundo e ambos dividiram a bandeira brasileira os dois repetiriam a cena outras sete vezes — nos gps da alemanha e da hungria de 1986 piquet em primeiro senna em segundo nos gps de monaco e dos eua de 1987 senna em primeiro e piquet em segundo no gps da hungria e da italia de 1987 piquet em primeiro senna em segundo e no gp do canada de 1990 com senna em primeiro piquet em segundo agora quase tao distante quanto a primeira dobradinha brasileira na f1 esta a ultima ela aconteceu no gp do japao de 1990 ha distantes 35 anos quando nelson piquet e seu companheiro de equipe e amigo de adolescencia de brasilia roberto moreno chegaram nas duas primeiras posiçoes em suzuka — sim naquela corrida em que senna devolveu a batida a alain prost desde entao vimos rubens barrichello nelsinho piquet e felipe massa no podio mas nunca acompanhados de outro compatriota considerando a situaçao atual da formula 1 e do automobilismo brasileiro essa sera uma cena que infelizmente nao se repetira tao cedo esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.