no inicio deste mes a camara municipal de sao paulo deu o primeiro passo para a desestatizaçao de interlagos ao aprovar o projeto de lei 705/17 o projeto preve a alienaçao do autodromo ou seja a venda do circuito em vez de sua concessao o texto apresentado aos vereadores pelo proprio prefeito preve que o autodromo seja preservado porem nao especifica que o circuito deve ser mantido como e hoje nem determina as regras de ocupaçao do terreno e isso coloca a existencia de interlagos em risco [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] normalmente quando se fala em desestatizaçao de areas publicas o modelo adotado e a concessao da operaçao e assim com as rodovias estadios centros de eventos e ate parques e praças mas com interlagos sera diferente por algum motivo o prefeito joao doria acha que e mais sensato vender o terreno a quem pagar mais dinheiro por ele entregando a qualquer um o legado historico e cultural que a meca do automobilismo brasileiro representa para a cidade para o estado para o pais e para todo o mundo nao se trata de ufanismo os pilotos e equipes da f1 gostam do clima old school de interlagos pois se trata de um dos ultimos circuitos que faz a ligaçao da f1 atual com a f1 do passado e o sexto autodromo que mais sediou grandes premios atras de monza monaco silverstone spa e montreal e o asfalto que forjou o talento de emerson fittipaldi nelson piquet ayrton senna rubens barrichello felipe massa tony kanaan helio castroneves ingo hoffman jose carlos pace e dezenas de outros nomes da formula 1 da indy da stock e um pedaço da historia do automobilismo mundial vender interlagos e mais ou menos como vender o central park ou mesmo o ibirapuera pode no maximo ser concedido privatizado nunca [youtube id= kxedewav ko width= 620 height= 350 ] a administraçao funciona muito bem nao da prejuizo — os r$ 100 milhoes de manutençao que doria menciona foi uma verba alocada pelo governo federal ainda na gestao dilma rousseff para as reformas do paddock para o gp do brasil estima se que interlagos custe nao gaste entre r$ 5 milhoes e r$ 8 milhoes por ano gera cerca de 10 000 empregos diretos e indiretos e tem atividades o ano inteiro exceto quando a prefeitura fecha o autodromo para a formula 1 em troca de iss e outros impostos municipais aqui vale observar que o dinheiro nao sai dos cofres da sp turis e sim da prefeitura independentemente de a prova ser realizada em interlagos ou no estacionamento do pacaembu [youtube id= vak3cvc15mi width= 620 height= 350 ] quanto interlagos realmente ganha e quanto realmente gasta e algo que os documentos de fluxo de caixa da sp turis nao mostram nao em detalhes como seria minimamente etico a autarquia divulga receitas e despesas de todo o patrimonio publico que administra de forma nao discriminada as receitas do aluguel de interlagos por exemplo sao somadas as receitas com o aluguel do anhembi e da mesma forma as despesas de ambos sao somadas nao se sabe publicamente quem gasta mais quem ganha mais mas segundo as projeçoes da propria sp turis em 2016 interlagos fechou o ano com um lucro de r$ 6 milhoes entao temos a seguinte situaçao interlagos pode ser entregue a qualquer pessoa por r$ 2 5 bilhoes voce paga r$ 2 5 bilhoes e cada pixel daqueles 960 000 m² e seu depois de pagar r$ 2 5 bilhoes voce descobre que o lucro anual de interlagos fica na casa dos r$ 6 milhoes digamos que por um passe de magica a eficiente gestao privada consiga transformar interlagos em uma fabrica de dinheiro que produz 60 milhoes por ano — ou seja decuplicar o lucro tornando o maior que o de nurburgring com seus galpoes industriais lojas escritorios oficinas shoppings hoteis e restaurantes levara 41 anos para ter seu investimento de volta e um investimento sensato se magicamente o lucro subir para 250 milhoes por ano ou 50 vezes o atual e 6 5 vezes maior que o de nurburgring ainda levara 10 anos para pagar o investimento num pais que muda as regras do jogo a cada mandato presidencial a cada troca de ministro megacondominio o plot twist esta em um fato nao muito divulgado pela prefeitura a regiao de interlagos faz parte do chamado arco jurubatuba uma zona urbana de ocupaçao especial por estar entre mananciais por estar em uma zona de ocupaçao especial a ocupaçao do territorio precisa ser regulamentada por um projeto de intervençao urbana que e resumidamente um projeto de lei que determina quanta area pode ser construida qual a altura maxima das edificaçoes etc recentemente a camara de sao paulo modificou o projeto de intervençao urbana desta regiao para permitir a construçao de oito vezes a area do terreno ou seja voce pode erguer predios muito mais altos considerando que interlagos tenha va la 800 000 m² sobrando estamos falando de 6 4 milhoes de metros quadrados com um custo medio de r$ 5 000 o metro quadrado construido na regiao de interlagos estamos falando de 32 bilhoes de reais o vereador milton leite descreveu bem a situaçao em forma de eufemismo ao portal g1 podemos adensar 150 000 pessoas dentro daquela area do autodronomo em predios que nao tem limite de altura podemos ter 40 60 andares podemos ter uma populaçao muito grande adensada um megacondominio note a relaçao entre o tamanho dos predios e a area do autodromo o que e mais sensato para um investidor esperar 50 anos para recuperar o investimento ou embolsar 32 bilhoes em dez ou quinze anos com um megacondominio — ao custo de mutilar o autodromo como o terreno e do investidor e a prefeitura ira permitir a construçao o novo proprietario podera fazer o que os donos do autodromo internacional de curitiba quase fizeram o autodromo nao da dinheiro vamos vender para uma incorporadora e ele tem todo o direito de fazer isso a liberdade individual e o direito a propriedade privada garantem isso basta deixar um circuito qualquer em um canto do terreno para atender a exigencia do projeto de lei 705 como bem explicou em ato falho o vereador milton leite a comissao de automobilistas presentes na assembleia onde seria realizada a segunda votaçao a pista de corrida nao tem que ser necessariamente deste mesmo design que esta la a frase pode ser ouvida aos 20 30 do video abaixo o risco de interlagos ser mutilado ou desaparecer e tamanho que o proprio vereador milton leite explica no final do video a partir de 22 50 se fizermos o adensamento imobiliario como imaginamos — com todo o respeito as corridas e aos senhores — os impactos serao monstruosos precisamos saber como resolver com a expansao do arco jurubatuba o prefeito quer colocar 150 000 pessoas para morar em uma regiao que ja sofre com a falta de infraestrutura isso sem contar os 150 000 que milton leite quer colocar nos 7 7 milhoes de metros quadrados que podem ser construidos em interlagos estamos falando de 300 000 pessoas a mais em uma area cuja infraestrutura parou no tempo sao 300 000 pessoas que dependem de onibus escolas metro hospitais prontos socorros supermercados e tem em media 150 000 carros [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] e nao somente isso o poder publico ainda ira embolsar no minimo r$ 320 milhoes em iptu por ano sim o estado ira embolsar r$ 2 5 bilhoes do terreno+autodromo mais r$ 320 milhoes todos os anos o mesmo poder publico que nao deve administrar um autodromo por meio de uma empresa de capital misto modelo mas nao muito o prefeito joao doria ja citou em diversas ocasioes que o circuito de yas marina em abu dhabi e um modelo adequado para a privatizaçao de interlagos por conter shoppings hoteis e condominios que ajudam a viabilizar a atividade esportiva mas diferentemente do projeto de doria para interlagos o circuito de yas marina e propriedade do governo de abu dhabi e controlado por uma empresa privada cujo acionista majoritario e o proprio emirado se este e o modelo ideal por que vender a area a investidores em vez de fazer uma concessao publica como acontece em yas marina nao seria mais seguro para a comunidade de interlagos — automobilistas moradores e trabalhadores leia mais aqui *post originalmente publicado em 28 de novembro de 2017
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