Dizem por aí que, para quem quer fazer drift mas não quer um Chevrolet Chevette, uma alternativa é o Lada Laika. O modelo russo chegou ao Brasil em 1990, junto com o SUV Niva, e também fez sucesso por seu preço baixo — ainda que a rede de concessionárias fosse pequena e o projeto, datado da década de 1960 (o Laika tem como base o Fiat 124, lançado em 1966). Mas ele é um sedã de tração traseira que custa pouco e, por isso, dá para entender de onde vem sua fama.
A real é que, na prática, a gente nunca viu um Lada Laika de drift (ao menos não pessoalmente). Talvez isto aconteça porque eles não são tão comuns quanto o Chevette, que não é consagrado à toa. Mas, de vez em quando, os gringos nos mostram que é bem possível fazer um Lada bacanudo para escorregar de lado pelo asfalto. Como o dono deste Lada 2107 (um dos vários nomes pelos quais o Laika é chamado no Leste Europeu), que colocou um V8 BMW debaixo do capô. Sim, um russo com coração alemão!
A gente falou que este