a silhueta do porsche 911 e uma das caracteristicas mais marcantes do projeto e uma das caracteristicas que mantem forte a ligaçao entre o modelo atual e o classico de 1963 a identidade visual da primeira geraçao e um patrimonio de stuttgart os farois circulares a dianteira limpa e a linha do capo podem ter mudado ao longo dos anos especialmente no mal recebido design da geraçao 996 que usava os farois do boxster mas ao colocar um 911 de 1963 lado a lado com um exemplar de 2018 e obvio que a porsche se preocupou em manter a essencia e isto nao vai mudar na nova geraçao como ja ficamos sabendo pelos flagras mais recentes do chamado 992 [gt40 content search= porsche widget= 1 ] entao qual e a do carro da foto acima indiscutivelmente e um porsche 911 o chassi foi construido pela porsche e a fabricaçao da carroceria aconteceu com o aval da fabricante mas ele definitivamente nao se parece com um por que trata se de um prototipo feito para convencer a porsche de que havia mercado para uma versao conversivel do 911 se voce acompanha o flatout e tem boa memoria vai lembrar que em 1964 a porsche fez alguns prototipos do nine eleven conversivel 13 no total dos quais sobraram apenas dois um deles foi leiloado em 2016 e a propria fabricante disse se tratar de um dos 911 de maior importancia historica ja oferecidos ao publico aquele era um carro concebido desde o inicio como um 911 sem teto o conversivel mostrou se essencial para o desenvolvimento do 911 targa que começou a ser vendido em 1966 a porsche priorizou a versao por uma questao de custos ele era mais barato de produzir do que um conversivel de verdade e e inegavel que o vigia traseiro destacavel envolvente causava um efeito estetico bem interessante acontece que do outro lado do atlantico havia quem quisesse um conversivel propriamente dito este alguem era um cara chamado john von neumann que era um revendedor autorizado da porsche na ensolarada california para ele um targa nao seria suficiente para satisfazer os anseios de seus clientes por um carro conversivel de fato neumann tinha um plano primeiro ele entrou em contato com o designer italiano nuccio bertone perguntando se ele se toparia o desafio de criar uma carroceria conversivel para o 911 depois de receber o sim ele foi ate a porsche e pediu um chassi rolante para colocar o projeto em pratica semanas depois o chassi foi enviado ate o o a carrozzeria bertone em turim o desafio proposto a nuccio bertone era o seguinte criar uma carroceria que nao fosse apenas conversivel ela deveria ser completamente diferente do 911 original e causar impacto no salao de genebra de 1966 e tambem deveria ser extremamente bem executado com desenho e acabamento dignos de um carro de produçao dependendo da reaçao do publico na suiça neumann encomendaria mais exemplares e contava com o apoio oficial da porsche para tal tal como um bebe o carro levou nove meses para ficar pronto sem surpreender a carroceria nova completamente diferente da original conforme fora combinado nao parecia mais a de um esportivo alemao as linhas esguias e eram decididamente italianas a face frontal tinha farois duplos escamoteaveis que quando fechados tornavam a dianteira do carro uma superficie totalmente lisa exceto pelas fendas nas coberturas dos farois um recurso para preencher visualmente a area sem torna la poluida o deque traseiro era plano e tinha um corte abrupto na traseira e a principio parecia nao ter lanternas mas elas ficavam ocultas sob molduras cromadas e eram quase imperceptiveis quando nao estavam acesas a linha de cintura era bastante marcada com um vinco separando as bordas do cockpit das laterais o interior alias tambem era bem diferente do que se via no 911 alem da adiçao de um console central com cinzeiro inexistente no projeto original o carro ganhou um painel de instrumentos completamente diferente mais baixo e retilineo os relogios foram todos reposicionados e esta parte devemos observar ficou meio estranha o conta giros foi colocado no topo do console central e os outros mostradores foram parar na torre central em uma posiçao muito baixa e ficavam bem longe do campo de visao do motorista entendemos que foi uma decisao baseada na estetica mas caso o carro fosse parar nas ruas talvez fosse uma boa ideia coloca los no local tradicional [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] nao ha informaçoes precisas a respeito da mecanica segundo consta o motor original do carro era um flat six basico de dois litros e 130 cv mas em algum momento de sua vida o 911 spyder bertone recebeu um motor s que tinha comando mais agressivo e um ligeiro aumento na taxa de compressao para entregar 170 cv o que se sabe com certeza e que o carro foi levado para o salao de genebra e ficou ao lado do 911 targa onde foi extremamente bem recebido pelo publico no entanto contrariando as expectativas de neumann o publico fez muitas perguntas mas nao realizou nenhuma encomenda ao contrario do que aconteceu com o 911 targa isto levou a porsche a retirar seu apoio do projeto e o 911 spyder bertone acabou com one off neuman ficou com o carro ate 1987 quando o vendeu a um colecionador chamado mark smith que mandou pintar a carroceria de preto originalmente o carro era vinho o carro sera leiloado pela gooding & company na ediçao 2018 do concous d elegance pebble beach em monterey na california de acordo com a agencia o prototipo permaneceu por muitos anos em um galpao climatizdo e recentemente passou por uma revisao geral para funcionar novamente no entanto eles dizem que o novo proprietario devera dar uma atençao especial ao conjunto mecanico antes de coloca lo de volta nas ruas o valor estimado de arremate fica entre us$ 700 mil e us$ 1 milhao em conversao direta entre r$ 2 6 e 3 7 milhoes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.