FlatOut!
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Isso parece um Range Rover, mas na verdade é um escudo contra granadas e explosões de até 15 quilos de dinamite

Quando se é podre de rico, muitas vezes dirigir um carro caríssimo (ou ser conduzido por aí dentro dele) não é o bastante. Especialmente se você é um excutivo importante, uma celebridade, uma figura política influente ou um chefão do crime organizado. Para estes caras, além de todos os mimos e frescuras possíveis, um carro deve ser capaz de suportar a possíveis atentados contra sua vida. É aí que entram os carros blindados.

Existem empresas de blindagem confiáveis e muito boas no que fazem — o que é importante, visto que o processo de blindagem adiciona muito peso ao carro, exigindo reforços estruturais e modificações na suspensão e nos freios, por exemplo. Por isso, para muitos magnatas, nada substitui a confiança de um blindado de fábrica. Pensando nisso, a Land Rover acaba de revelar seu primeiro modelo blindado produzido pela divisão Special Vehicle Operations, divisão de, er,  veículos especiais da Jaguar Land Rover, cujo primeiro modelo foi o espetacular Jaguar Project 7.

O apelo aqui, no entanto não tem nada a ver com o de um roadster inspirado nos carros de corrida dos anos 50. Trata-se de do Range Rover Sentinel, baseado no modelo topo de linha Autobiography. O objetivo? Segurança acima de tudo, sem comprometer o desempenho ou o manejo do carro.

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A Land Rover se orgulha de dizer que o Range Rover Sentinel é tão capaz na estrada e fora dela quanto o modelo sem blindagem, e que mantém “exatamente o mesmo nível de luxo e refinamento” do modelo que lhe serviu de base, o Range Rover Autobiography. Mais importante: visualmente, ambos são idênticos.

O que não se vê é o que está abaixo da carroceria: uma armadura de aço de altíssima resistência composta por seis peças e vidros blindados multi-laminados. Com isto, o Range Rover Sentinel se classifica no nível VR8 de proteção — o que significa que, além de ser capaz de suportar tiros diretos de projéteis perfurantes e incendiários de 7,62 milímetros, o Range Rover Sentinel também oferece proteção lateral contra explosões de até 15 kg de TNT, e é capaz de resistir a explosões de granadas DM51 atiradas contra o teto e contra o assoalho. Isso significa que os terroristas/inimigos podem tentar te matar com uma explosão dessa…

… que você vai sair ileso.

Agora, se um ricaço quisesse apenas a proteção, ele compraria um carro blindado usado pelo exército, como o Marauder, que é tão confortável quanto viajar de carona nos aviões do Correio Aéreo Nacional. Um chefe da máfia — ou de qualquer país zilionário — também quer luxo, a Range Rover fez questão de manter todas as características de conforto e conveniência. Isto é: muito espaço interno (graças ao entre-eixos de 2,92 metros), a capacidade de levar quatro adultos da forma mais confortável possível, e a possibilidade de escolher entre dezenas de combinações de cores externas e internas e acabamentos.

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O motor escolhido foi o V6 de três litros com compressor mecânico e 340 cv, acoplado a uma caixa automática de oito marchas da ZF calibrada especialmente para a versão Sentinel. De acordo com a Range Rover, mais do que o suficiente para escapar em uma situação de risco. Para assegurar que as capacidades dinâmicas do carro sejam exatamente as mesmas do modelo não-blindado, a Land Rover também realizou modificações na suspensão — incluindo molas e amortecedores mais resistentes. Se os pneus forem alvejados, um sistema run flat permite que se “empreenda a fuga” mesmo assim.

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O Range Rover Autobiography comum pesa 2,4 toneladas, portanto podemos esperar que o modelo blindado passe das três toneladas. No entanto, o Range Rover Sentinel também foi submetido aos mesmos testes de um Land Rover comum para garantir a melhor dinâmica possível no asfalto e fora dele, mesmo com todo o peso extra. O SUV ainda é capaz de levar até 650 kg em seu interior sem comprometer a dirigibilidade.

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Caso nada disso seja o suficiente e seja necessário abandonar o veículo, é possível fazê-lo por uma saída de emergência especial atrás dos bancos traseiros — que também permite a saída do carro em caso de bloqueio das portas. A Land Rover garante que é impossível identificar essa saída olhando o carro pelo lado de fora, pois a tampa do porta-malas é idêntica a de um Range Rover comum.

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A companhia afirma que, além de ser virtualmente idêntico a um Autobiography não-blindado, o Sentinel é superior a qualquer conversão realizada por terceiros — não apenas em nível de proteção, mas também em qualidade de montagem e acabamento.

Obviamente tudo isto custa caro, mas o preço não é revelado (estima-se algo em torno de 400.000 euros). É preciso entrar em contato com a fabricante neste link e manifestar seu interesse. Agora… se você mora no Brasil e quer um desse para se proteger, lamentamos informar, mas esse nível de proteção só é permitido com autorização do Exército, e o carro ainda não foi homologado por aqui.