FlatOut!
Image default
Car Culture Lançamentos

Isto é um Porsche 959 com 773 cv que anda tanto quanto um 918 Spyder

Em meados dos anos 1980, o mundo dos supercarros estava dividido em dois: de um lado, havia a Ferrari F40, seu V8 biturbo de 478 cv e sua frugalidade — tração traseira, interior aliviado e nada mais. Do outro, havia o Porsche 959, uma verdadeira revolução tecnológica sobre rodas. Ele nasceu como um projeto de homologação para o Grupo B da FIA, mas acabou se transformando no primeiro supercarro da Porsche, com um flat-six de 2,85 litros, sistema biturbo sequencial, cabeçote de arrefecimento a líquido e 450 cv. A tração era integral com diferencial eletrônico, a carroceria era de Kevlar e a suspensão era ajustável. Tudo isto em 1986 — trinta anos atrás! Não estamos aqui para falar que o 959 é mais impressionante que a F40, longe disso. Só queremos contextualizar o quanto o Porsche 959 estava à frente do seu tempo. Tanto que nem é tão difícil imaginá-lo preparado para alcançar padrões atuais de desempenho, dadas as suas características. Não é à toa que já existe que faça