em meados dos anos 1980 o mundo dos supercarros estava dividido em dois de um lado havia a ferrari f40 seu v8 biturbo de 478 cv e sua frugalidade — traçao traseira interior aliviado e nada mais do outro havia o porsche 959 uma verdadeira revoluçao tecnologica sobre rodas ele nasceu como um projeto de homologaçao para o grupo b da fia mas acabou se transformando no primeiro supercarro da porsche com um flat six de 2 85 litros sistema biturbo sequencial cabeçote de arrefecimento a liquido e 450 cv a traçao era integral com diferencial eletronico a carroceria era de kevlar e a suspensao era ajustavel tudo isto em 1986 — trinta anos atras nao estamos aqui para falar que o 959 e mais impressionante que a f40 longe disso so queremos contextualizar o quanto o porsche 959 estava a frente do seu tempo tanto que nem e tao dificil imagina lo preparado para alcançar padroes atuais de desempenho dadas as suas caracteristicas nao e a toa que ja existe que faça exatamente isto o porsche 959 teve pouco mais de 300 unidades fabricadas entre 1986 e 1988 mais algo entre seis e oito unidades feitas em 1992 — estas compradas por um unico cliente de todos os 959 ja feitos estima se que cinquenta deles estejam nos eua destes mais de 30 ja passaram pelas maos de bruce canepa da canepa motorsports na decada de 1970 bruce canepa era piloto e competia na imsa e na trans am ele foi um dos primeiros a pilotar o porsche 935 seu carro favorito ja esteve ao volante do insano porsche 917 e quando deixou as pistas passou a dedicar se a empresa que leva seu sobrenome a canepa faz de tudo compra vende importa e exporta carros; presta serviçoes manutençao; restaura e cuida carros de competiçao historicos e ate mantem uma equipe de corrida e foi a canepa que em 1987 ajudou a porsche a legalizar o 959 para os eua onde as leis para emissao de poluentes e resistencia a impactos eram mais severas na epoca [youtube id= xccxnnlgaxe width= 620 height= 350 ] bruce canepa ao volante de seu porsche 935 em laguna seca e seguro dizer que bruce e um dos maiores especialistas no porsche 959 que existem por isso ninguem mais indicado para extrair de seu flat six todo o potencial existente de acordo com ele o motor do 959 foi feito para aguentar 700 cv tranquilamente afinal e um motor de competiçao derivado dos prototipos de endurance e projetado para uma categoria sem limites com um galpao de 6 000 m² a disposiçao e tanta experiencia porque nao colocar a ideia em pratica foi exatamente isto o que ele fez com este 959 branco chamado canepa generation iii e simples de entender esta e a terceira geraçao do pacote de modificaçoes para o 959 proposto pela canepa o primeiro de 2000 elevava a potencia do motor para 583 cv a segunda geraçao aumentou este numero para 648 cv e agora o 959 gen iii entrega nada menos que 773 cv — 323 cv a mais que o original e de acordo com bruce e capaz de acompanhar um porsche 918 spyder sem derramar uma gota de suor ele deve estar puxando a sardinha para o seu lado — afinal nem mesmo algo muito mais moderno como o pagani huayra e capaz de se igualar ao 918 talvez bruce esteja se referindo a retomada em linha reta mas em um circuito seu 959 dificilmente andaria junto com um hipercarro hibrido muito mais moderno o segredo começa no motor que perde o sistema de turbo sequencial original e recebe dois turbos paralelos da borgwarner com wastegates integradas e isolamento termico de titanio os comandos de valvulas sao retrabalhados bem como os coletores de admissao componentes como alternador bateria bombas de ar e velas foram todos substituidos o sistema de alimentaçao tambem foi atualizado com novos injetores e modulo de controle com data logger o escapamento agora e de aço inox foi feito sob medida e conta com uma valvula que e ativada por um botao no painel e deixa o ronco que sai pelos tubos mais agressivo a transmissao recebeu uma nova embreagem reforçada e com mecanismo de atuaçao mais moderno a suspensao deste carro era ajustavel como parte do pacote komfort a canepa substituiu seus componentes pelos do 959 sport que e fixa e atualizou tudo com novos amortecedores a gas e molas de titanio desenvolvidas in house as rodas de magnesio originais foram modificadas para poder receber pneus modernos de graduaçao z para velocidades acima de 240 km/h o lado de dentro do carro pode parecer original mas esta e exatamente a ideia a canepa refez todo o revestimento de couro incluindo o volante e colocou tapetes feitos a mao — tudo com base no design original porem com materiais e acabamento superiores o detalhe mais interessante e que este 959 o primeiro a receber todos estes upgrades faz parte da coleçao pessoal bruce canepa — afinal que melhor forma de garantir a qualidade das modificaçoes do que realiza las em seu proprio carro de acordo com ele o pacote de modificaçoes estara disponivel em breve e custara pelo menos us$ 200 mil cerca de r$ 640 mil em conversao direta nao e pouco mas bem se voce tem bala na agulha para comprar um porsche 959 — um bom exemplar nao custa menos que us$ 1 milhao ou r$ 3 2 milhoes em conversao direta — isto nao devera ser um problema
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.