como se nao bastasse ser o carro mais rapido do mundo em seu tempo o mclaren f1 tinha outra caracteristica marcante a posiçao central do motorista que deixava espaço para outras duas pessoas na cabine e ainda colocava o condutor em uma posiçao privilegiada para a pilotagem com uma noçao muito melhor do espaço que o carro ocupava na pista ha algo de intrigante em um carro no qual o piloto vai sentado no meio [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e por isso que o porsche boxster de primeira geraçao que bisi ezerioha apresentou na ultima ediçao do sema show em novembro de 2017 e tao hipnotizante mas ha outras razoes tambem o nome de bisi ezerioha ja foi citado aqui algumas vezes o entusiasta filho de nigerianos formou se em ciencias naturais e engenharia quimica na california mas sua paixao sempre foram os carros e foi por isso que em 1995 ele fundou a bisimoto engineering alguns de seus carros ja apareceram aqui no flatout como um porsche 911 turbo 1976 com mais de 1 000 cv e carroceria widebody e uma minivan honda odyssey com motor v6 biturbo e mais de 1 000 cv desde que começou a preparar carros bisi os levou para participar de eventos de arrancada que faziam muito pela divulgaçao de seu trabalho a honda odyssey ate participou de carangas e carroes o programa de arrancada da netflix que foi uma das melhores surpresas em conteudo automotivo deste ano bisi ficou bem conhecido pela originalidade de seus projetos e com o boxster nao e diferente como comenta matt farah do the drive um dos que tiveram a sorte de conduzir o carro alem de seu criador a intençao de bisi era justamente expandir seus horizontes e aperfeiçoar se na arte de fazer um carro bom de curva o boxster 986 foi escolhido por ser meio que um renegado alem de ter sido estranhado pelos entusiastas na epoca por seu visual ele sofria com o mesmo problema do primeiro porsche 911 arrefecido a agua o motor m96 na epoca do lançamento o m96 apresentou problemas no ims um eixo intermediario entre o virabrequim e os comandos de valvulas que nos exemplares fabricados ate 2004 podia falhar e causar danos severos ao motor com reparos que podiam custar mais que o preço do carro entao o desafio era pegar um carro que ja era bom de guiar e torna lo excepcional mas primeiro dar a ele um motor mais potente e mais confiavel e ainda dar a ele algo para diferencia lo de todos os outros boxster de primeira geraçao o tipo de coisa que se espera de alguem com a reputaçao de bisi [youtube id= mexuq6em9nq width= 620 height= 350 ] de acordo com matt o carro e muito equilibrado dinamicamente e sentar bem no meio permite que se tenha uma noçao muito melhor da trajetoria do carro contribuindo tambem para a percepçao do que as rodas e a suspensao estao fazendo alem disto contribui para distribuir melhor as massas entre os lados direitos e esquerdo do carro segundo a bisimoto com o piloto sentado no meio e a alavanca do cambio deslocada para o lado direito a distribuiçao de peso fica em 49 9 a esquerda e 50 1 a direita praticamente perfeito bisi comprou o boxster com motor fundido por us$ 4 000 cerca de r$ 15 000 em conversao direta o motor foi refeito por completo e transformado em uma usina de força robusta e eficiente assim usando diversos componentes novos incluindo bielas feitas in house e dois turbos precision de 52 mm alem de novos pistoes e camisas de cilindro o flat six agora entrega 426 cv em condiçoes normais com uma funçao de overboost que adiciona 100 cv ao toque de um botao por curtos periodos o carro e movido a etanol e85 e o motor e gerenciado por uma ecu aem infinity ha ainda um intercooler sparco do tipo agua ar alguns radiadores csf e coletores de admissao e escape feitos sob medida o motor e acoplado a caixa de cinco marchas original do boxster sem qualquer tipo de modificaçao consta que apesar de ter de lidar originalmente com 220 cv o cambio nao tem problemas para colocar mais do que o dobro disto no chao mas as marchas podiam ser mais longas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] as rodas sao de fibra de carbono fornecidas pela carbon revolution a empresa que fabrica as rodas do shelby gt350r que tem o mesmo desenho e calçadas com pneus toyo r888 os freios sao maiores com discos ventilados e slotados com pinças de corrida com oito pistoes bisi tentou usar os freios originais com mais que o dobro da potencia e descobriu que bem eles nao eram suficientes alem de ter o dobro da potencia o boxster tambem perdeu peso o interior foi completamente depenado deixando apenas o banco o volante a caixa de pedais feita sob medida a alavanca de cambio adaptada em um console do lado direito e a gaiola de proteçao exposta que de acordo com o criador da obra e crucial para manter a integridade estrutural de um carro que passou por uma modificaçao tao radical o banco e fixo o painel e digital e a caixa de pedais e o que se move para ajustar se a diferentes pilotos para lamas para choques e o teto rigido removivel sao de fibra de carbono no total o carro pesa 1 156 kg segundo matt conduzir o boxster com o banco no meio e analogo a pilotar um prototipo le mans e uma experiencia que nao pode ser reproduzida com um carro normal um dos poucos problemas do carro e a comunicabilidade do sistema de direçao que tem o peso correto e uma boa relaçao mas pouco feedback e compreensivel visto que este e um projeto em desenvolvimento e teve o sistema de direçao todo redimensionado para a posiçao central do piloto agora apesar de ser um projeto pessoal de bisi o boxster center drive podera ser conduzido por outras pessoas se tudo correr bem o clube de proprietarios de porsche da california esta conversando com bisi para montar mais alguns exemplares e dar inicio a uma categoria monomarca independente para isto ele tera de aperfeiçoar a receita mas pelo visto esta no caminho certo
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