o pai de wade morrisson serviu ao exercito norte americano e ficou morando por algum tempo na alemanha quando voltou trouxe na mala uma grande admiraçao pela porsche e o sonho de ter um porsche 356 speedster versao com para brisa mais baixo e mais pimenta do 356 comum no entanto ele morreu antes de conseguir transformar este sonho em realidade [gt40 content search= porsche widget= 1 title= aos fas da porsche ] morrisson decidiu que faria isto por seu pai e compraria um porsche 356 speedster para si e dirigi lo como seu pai gostaria de ter feito que bela homenagem nao no entanto logo ele descobriu que dirigir um porsche classico todos os dias como ele gostaria de fazer nao e tarefa das mais simples em vez disso ele comprou um porsche boxster para morrisson a interpretaçao moderna do speedster visto que era um carro mais barato e mais leve que o 911 com apenas dois lugares entao ele teve a ideia por que nao juntar o conjunto mecanico e a estrutura do porsche boxster a carroceria classica do speedster foi assim que surgiu a starke speedster empresa que morrisson fundou para dar forma a este conceito o carro estava em desenvolvimento ate recentemente e começaram a ficar prontos agora e a starke ja esta aceitando encomendas antes de responder a pergunta do titulo que tal conhecer melhor o carro trata se a grosso modo de um boxster com uma nova carroceria simples assim a starke pega um boxster de primeira ou segunda geraçao ou seja um exemplar fabricado entre 1996 e 2012 arranca fora a carroceria original e coloca sobre ela novos paineis inspirados no 356 speedster o interior ao menos a julgar pelas fotos e sempre baseado na segunda geraçao com desenho mais limpo e atemporal o lado de dentro da primeira geraçao que foi de 1996 a 2003 e extremamente noventista e meio datado por conta disto o porsche boxster conserva a mecanica a suspensao todo o monobloco incluindo as zonas de deformaçao programada e quaisquer equipamentos de fabrica segundo a starke nao sao necessarias adaptaçoes e a carroceria que se adapta a estrutura alias a starke diz que embora a montagem em si seja um processo descomplicado foram necessarios anos de trabalho para desenvolver a nova carroceria afinal estamos falando de dois carros de medidas bem diferentes o porsche 356 speedster tinha entre 3 87 e 4 metros de comprimento 1 66 m de largura e 2 10 m de entre eixos; enquanto o boxster tem entre 4 34 e 4 37 metros de comprimento entre 1 78 e 1 81 m de largura e 2 41 m de entre entre eixos entao foi preciso retrabalhar as proporçoes da carroceria varias vezes para o carro nao ficar esquisito afinal o 356 original era um carro compacto e esguio e sua identidade visual nao funcionaria com a silhueta mais volumosa do boxster dito isto o resultado ficou interessante e claro que a primeira vista e possivel perceber que o carro e substancialmente mais largo mas ao menos as proporçoes ficaram harmonicas uma coisa bacana para os puristas e que todos os detalhes esteticos do carro sao personalizaveis ha quem nao se incomode com o fato de um carro ter o visual do speedster porem tenha farois com projetores lanternas de led e rodas modernas; e ha quem faça questao de que todos os acabamentos e componentes tenham o visual de epoca segundo a starke e possivel satisfazer a estes dois tipos de clientes na hora de finalizar o carro o trabalho e todo feito de forma artesanal [youtube id= aycupqtjwhk width= 620 height= 350 ] existem tres opçoes de acabamento para o starke speedster cs outlaw e sc a cs e a versao de entrada que custa us$ 59 950 cerca r$ 195 000 em conversao direta e e a mais parecida com o 356 original com sua carroceria mais estreita feita de metal o outlaw de us$ 79 950 r$ 260 000 tem carroceria mais larga e perde os para choques como os 356 de corrida da epoca ja o sc e literalmente uma reinterpretaçao moderna do visual classico com acabamento de luxo farois e lanternas com projetores e leds podendo receber ate mesmo uma carroceria de fibra de carbono e parte de us$ 89 950 r$ 295 000 em todos os casos o preço nao inclui o porsche boxster doador que custa pelo menos outros us$ 8 000 r$ 26 000 se for um exemplar mais antigo em estado razoavel os itens de segurança e conforto dependem da especificaçao do carro original se for um dos boxster mais recentes e possivel ter central multimidia com tela sensivel ao toque cambio pdk de dupla embreagem e um flat six naturalmente aspirado de 3 4 litros e 310 cv com o qual o carro e capaz de ir de zero a 100 km/h em 5 2 segundos com maxima de 272 km/h se for um dos primeiros o prospecto tambem e interessante no minimo seu novo speedster tera um flat 6 de 2 5 litros e 205 cv e cambio manual de cinco marchas conjunto suficiente para ir de zero a 100 km/h em 6 9 segundos com maxima de 240 km/h se voce quiser contudo e possivel pagar us$ 40 000 r$ 130 mil a mais para ter um motor fornecido pela starke um boxer de seis cilindros chamado xr57 com deslocamento de 3 7 litros 380 cv e 48 4 mkgf de torque [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e muito dinheiro mas ainda e menos que o preço de um speedster original que se estiver em bom estado nao sai por menos de us$ 450 000 nos estados unidos o equivalente a quase r$ 1 5 milhao em conversao direta alem disso e em parte por causa disso o porsche 356 nao e mais o tipo de carro que se pode usar diariamente indo ao mercado ou a padaria a maioria deles ja esta reservada as coleçoes na verdade uma replica feita sobre um chassi tubular ou chassi de fusca como se costuma fazer custa pouco menos que o modelo cs da starke wade morrisson contudo diz que voce nao deve comprar um de seus speedsters se o que voce busca e uma replica para ele o que ele faz e uma revoluçao do porsche 356 para o cliente que quer a experiencia de um porsche moderno com o visual de um porsche classico e todos os recursos que um esportivo atual pode oferecer agora que voce conhece melhor o starke speedster nos diga voce teria um
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.