o carro das fotos acima por mais que seus olhos digam o contrario e uma replica melhor dizendo uma recriaçao perfeita que traz de volta a vida o audi sport quattro s1 com o qual walter rohrl venceu o rally sanremo decima etapa da temporada de 1985 do wrc o campeonato mundial de rali foi a unica vitoria da audi na competiçao daquele ano mas isto de forma alguma minimiza sua excelencia no meio dos anos 1980 a equipe alema estava em seu auge no wrc com titulos conquistados em 1982 ainda com o audi quattro original de entre eixos mais longo walter rohrl ainda era piloto da opel e faturou o titulo entre os pilotos em 1983 rohrl ajudou a italiana lancia a vencer o campeonato das fabricantes ao volante do iconico 037 vencendo a audi por apenas dois pontos enquanto os alemaes puderam comemorar o triunfo do finlandes hannu mikkola volante do quattro na disputa das fabricantes [youtube id= u4k6r4cjchi width= 620 height= 350 ] sendo assim quando walter rohrl foi contratado pela audi para a temporada de 1984 do wrc nasceu uma equipe imbativel o titulo de 1984 foi o ultimo da audi no wrc com direito a uma vitoria de rohrl em monte carlo mas seu bom desempenho continuou na temporada seguinte 1985 com um vice campeonato na briga das fabricantes e rohrl ainda venceu a subida de montanha de pikes peak hill climb com o sport quattro s1 e2 com mais de 600 cv no ano de 1987 da para dizer entao sem sombra de duvida que walter rohrl e uma das pessoas mais importantes na historia do audi quattro e da propria audi assim como o sr roland gumpert o engenheiro por tras do sistema quattro assim mesmo com letra minuscula sempre bom lembrar e ambos se envolveram na construçao desta recriaçao como conta este belo video do petrolicious o carro pertence a volker gehrt entusiasta que vive no estado da turingia bem no centro da alemanha volker entusiasta de longa data conta que ha alguns anos estava em um evento automotivo com sua esposa quando o casal viu uma pequena miniatura do sport quattro a venda em um estande a mulher deu o carrinho de presente ao marido para que ele o colocasse em sua mesa no escritorio [youtube id= zaroi9im3 o width= 620 height= 350 ] o video tem legendas em ingles que podem ser traduzidas automaticamente pelo youtube depois de passar varios meses olhando para o pequeno audi em sua escrivaninha imaginando como era incrivel e bonito o carro de verdade volker teve a ideia de construir para si mesmo uma replica entao por coincidencia acabou conhecendo roland gumpert que visitou seu escritorio e imediatamente correu os olhos para a miniatura os dois começaram a falar sobre o carro e continuaram amigos mas gumpert decidiu nao contar a volker a respeito de seu envolvimento no projeto original do quattro volker gehrt roland gumpert e walter rohrl discutem o projeto roland gumpert foi um dos responsaveis por aperfeiçoar no inicio dos anos 80 o sistema quattro concebido em 1977 por transforma lo na arma secreta da audi nos ralis ele tambem e entusiasta de mao cheia e em 2000 foi o idealizador do gumpert apollo supercarro alternativo que nao por acaso usava uma versao biturbo do motor v8 de 4 2 litros encontrado nos audi mais potentes da epoca sendo assim nao surprende que gumpert tenha se disposto a ajudar volker em sua missao os dois se tornaram amigos e quando volker disse que iria começar a colocar a mao na graxa o engenheiro revelou que tinha diversos contatos envolvidos no programa da audi no wrc e acesso a muito material original utilizado no projeto foi dele a ideia de recriar exatamente o carro usado por rohrl em 1985 que sumiu do radar depois daquela temporada por sorte volker e dono de uma oficina de reparo e restauraçao automotiva e por isto nao teve dificuldades em fazer o que fosse preciso para tornar sua recriaçao o mais fiel possivel ao sport quattro s1 que venceu em sanremo as fotos do andamento do projeto que começou ha cerca de oito anos mostram que o ponto de partida foi um exemplar de duas portas do audi 80 de segunda geraçao b2 seda fabricado entre 1980 e 1986 o que faz todo o sentido pois foi exatamente isto o que a audi fez quando criou o audi quattro para reproduzir as dimensoes do audi sport quattro porem o carro teve o entre eixos encurtado em 32 cm de 2 54 m para 2 22 m a carroceria foi alargada com um kit exatamente igual ao do carro de rali original feito de metal e o conjunto aerodinamico tambem foi reproduzido com perfeiçao os para lamas traseiros abrigam radiadores extras para o conjunto de motor e cambio o radiador principal fica na traseira junto com o gerador auxiliar a bateria e um tanque de combustivel selado com capacidade para 90 litros falando neles o motor original foi substituido por um exemplar do iconico cinco cilindros de 2 1 litros da audi todo de aluminio com quatro valvulas por cilindro totalizando 20 valvulas turbo e preparaçao para entregar 560 cv a 7 500 rpm alem de 59 1 mkgf de torque a 5 100 rpm a força e levada para os dois eixos atraves de dois diferenciais especificamente para o rally sanremo a audi dispensou o diferencial central a transmissao e manual de seis marchas com embreagem de dois discos a suspensao que na ficha tecnica e descrita como trem de pouso uma boa sacada recebeu amortecedores e molas retrabalhados e componentes de aluminio o carro pesa 1 195 kg e e capaz de chegar aos 100 km/h em tres segundos cravados com maxima de 220 km/h walter rohrl foi o responsavel por realizar os testes logo depois que o carro ficou pronto em 2011 e tambem deu palpites em seu acerto dinamico mais tarde o lendario piloto disse que o sport quattro de volker era o reflexo perfeito do bolido que venceu sanremo em 1985 era uma viagem ao passado desde entao o carro participa de eventos historicos exposiçoes e ralis de classicos regularmente ele tambem e emplacado para rodar em vias publicas o que certamente garante animados passeios pelo interior da alemanha se o proprio walter rohrl aprova quem somos nos para discordar [youtube id= ypvg_nqkvvi width= 620 height= 350 ]
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