Sabe todas aquelas informações que aparecem no seu campo de visão em games de corrida, como Forza, Need For Speed ou Gran Turismo? A Jaguar quer fazer o mesmo no para-brisa do seu carro. Com direito até àquele carro fantasma que vive te enchendo no game.
O negócio ainda é uma tecnologia conceitual chamada Virtual Windscreen. Ele funciona mais ou menos como o “capô transparente” da Land Rover — que por acaso é a outra metade do grupo Jaguar Land Rover. Caso você não esteja lembrado, esse sistema usa câmeras posicionadas na dianteira dos Range Rover para refletir no pra-brisa as imagens da região que o motorista não enxerga devido ao bico do carro.
A projeção de imagens no para-brisa não é novidade. Os Head-Up Displays (HUD) surgiram na aviação militar na década de 1950 e foram levados para os carros pela GM no fim dos anos 1980. Mas até agora ele só mostrava informações simples, como velocidade e rotações do motor.
O Virtual Windscreen proposto pela Jaguar é uma espécie de super HUD: em vez de mostrar um velocímetro, ou um mini painel de instrumentos, ele praticamente transforma o seu para-brisa em uma tela de video-game. Além de informações básicas de velocidade e rotações, ele também pode projetar rotas de navegação (como em Need For Speed) e informações do computador de bordo.
Mas o que faz dele um video-game real é o modo de pista. Nele, você pode carregar dados de GPS e tempos de volta de outros motoristas no mesmo circuito e tentar superá-los sem que eles estejam presentes. O sistema usa os dados para projetar um carro-fantasma no seu campo de visão, exatamente como em Gran Turismo.
Além disso, se você for a um track day em um autódromo que ainda não conhece, o Virtual Windscreen pode projetar o traçado ideal, com pontos de aceleração e frenagem e até cones virtuais, substituindo (ou auxiliando) os instrutores. Nesse modo também é possível carregar um fantasma de suas voltas anteriores para ajudar na evolução e na correção de erros.
O conceito também inclui um painel de instrumentos 3D que rastreia o movimento da cabeça e dos olhos do motorista para ficar sempre flutuando em seu campo de visão. E mais: um novo sistema de câmeras no lugar dos retrovisores também pode projetar o que está acontecendo atrás de você no para-brisa do carro.
A essa altura você deve estar louco para saber quando isso chega ao mercado, certo? Pois aqui vai a má notícia: a Jaguar ainda não falou quando esse sistema será introduzido em seus carros, e nem se ele será realmente trazido para o mundo real.
Talvez seja apenas uma questão de tempo. Se há uma tecnologia capaz de nos ajudar a dirigir e pilotar melhor e com mais segurança, não há motivos para que ela não seja levada adiante. Ou você imagina um futuro no qual iremos apertar botões no painel e ficar putos com o Waze travado na tela?