quando a jaguar lançou o f type em 2013 ela finalmente conseguiu dar fim a uma novela de quase 30 anos de tentativas de fazer o sucessor espiritual do e type uma historia que começou em 1986 teve tres prototipos e resultou ate mesmo em um aston martin quando os diretores da jaguar perceberam que o publico nao enxergou o xjs como um legitimo sucessor para o e type logo nos primeiros anos do modelo eles começaram a pressionar as equipes de engenharia e design para desenvolver um modelo com visual mais tradicional e que fosse percebido mais facilmente como um f type na epoca a jaguar estava desenvolvendo a segunda geraçao do xj xj40 prevista para ser lançada em 1984 entao seria conveniente se os engenheiros adotassem o mesmo motor seis em linha planejado para o seda e terminassem os prototipos na mesma epoca do lançamento do xj a ideia era posicionar o xj como modelo de entrada o f type como intermediario e o xj s como modelo de topo os engenheiros e designers começaram os esboços iniciais e logo conseguiram a aprovaçao do conselho da british leyland no inicio de 1982 um ano depois eles apresentaram os primeiros modelos em argila para as clinicas com consumidores e a jaguar estipulou o lançamento para março de 1986 os dois prototipos foram batizados internamente como xj41 cupe e xj42 conversivel e beberam diretamente na fonte do e type em termos de estilo a dianteira era baixa e o capo envolvente os farois eram escamoteaveis como mandava o design dos esportivos da epoca e a grade era oval como a do e type era impossivel bater os olhos nos carros e nao pensar no e type o problema e que a british leyland ja estava em plena decadencia na epoca a medida em que o projeto avançava os problemas começaram a surgir o xj40 acabou atrasado e so foi lançado em 1986 dois anos anos depois do previsto como resultado o f type ficou para 1988 o atraso resultou na necessidade de revisar o projeto pois os rivais ganhando cada vez mais potencia o f type precisaria de um motor mais potente o xj estava prestes a ganhar uma versao biturbo de seu motor aj6 de quatro litros com 330 cv e o motor estava destinado ao f type bem como o sistema de traçao integral e a suspensao do seda isso resultou no aumento de peso do esportivo — originalmente previsto para pesar 1 400 kg o prototipo teria quase 1 900 kg com o motor turbo e o sistema de traçao integral assim mesmo o projeto continuou e a jaguar encomendou a karmann a construçao de tres prototipos funcionais que seriam usados para os testes finais antes da instalaçao do ferramental novo nas fabricas mas entao ford entrou em cena arrematou a jaguar e colocou o projeto na geladeira em 1989 mesmo saindo se razoavelmente bem nos testes dinamicos o carro estava pesado demais seu visual nao tinha nada da jaguar e ele ja havia estourado o orçamento a prioridade da ford era renovar as linhas de produçao da jag e lançar um sucessor para o xjs que era cada vez mais rejeitado pelo publico assim o f type foi da geladeira para a gaveta sendo cancelado em março de 1990 para dar espaço ao sucessor do xjs mas esta historia nao acaba aqui para o novo projeto a ford contratou tom walkinshaw e sua twr que havia acabado de contratar um designer saido da ford chamado ian callum o designer passara os 11 anos anteriores projetando volantes e elementos menores de design e deixou a gigante americana para trabalhar com uma fabricante artesanal do reino unido para finalmente ter a chance de projetar um carro inteiro na twr callum seria o chefe do projeto que resultaria no sucessor do xjs no processo de desenvolvimento do sucessor do xjs callum fez diversas visitas a jaguar onde teve contato com o projeto engavetado do f type pela primeira vez callum ficou impressionado com o projeto e conversou sobre o carro com o chefe o resultado da conversa foi a decisao de walkinshaw em colocar o visual do f type sobre a plataforma do xjs como forma de nao deixar que aquele design tao bem resolvido fosse desperdiçado e ao mesmo tempo atender o pedido da ford para substituir o cansado e rejeitado cupe da jag callum atualizou o visual e o adaptou para que fosse adequado a plataforma do xjs o resultado foi o projeto xx que chegou a ganhar um mockup de argila com todos os elementos esteticos de um e type moderno o carro foi apresentado ao conselho da jaguar que adorou o carro mas nao gostou de saber que o orçamento novamente seria excedido e que o carro nao estava adequado a legislaçao dos eua como o esportivo era fundamental para a estrategia de renovaçao da imagem da jag nos eua o projeto foi cancelado de novo walkinshaw entao pegou tudo o que tinha do projeto e foi negociar com outra marca pertencente a ford que por acaso precisava de um novo modelo de entrada a aston martin callum novamente foi encarregado de modificar o visual do carro desta vez para transforma lo em um verdadeiro aston quase que imediatamente o projeto ganhou mais liberdade todas as superficies foram modificadas para acomodar a aura da aston ainda que subitamente relembrou callum em entrevista ao top gear anos mais tarde a marca da jaguar permaneceu sob o capo o motor seis em linha aj6 que seria usado no f type foi modificado pela twr com um novo cabeçote um supercharger e rebatizado como aston martin para estrear no mais novo modelo da linhagem db o db7 o novo aston foi bem sucedido enquanto a jag permaneceu com o anacronico xjs ate 1996 ironicamente na hora de criar um sucessor mais moderno para o xjs a jaguar decidiu usar justamente o db7 como base para seu e type do ano 2000 e foi assim que um jaguar que virou um aston finalmente foi lançado como um jaguar com o fim do xjs a jaguar usou a plataforma do db7 que por sua vez era derivada do xjs atualizou o estilo do carro originalmente pensado para ser o f type e finalmente o lançou em 1997 quase dez anos depois da primeira morte do modelo nos o conhecemos como jaguar xk que foi produzido ate 2005 e ganhou uma nova geraçao em 2006 que finalmente colocou nas ruas o desenho feito por ian callum no inicio dos anos 1990 esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto plano flatouter descontos com empresas parceiras para detailing compras de peças e acessorios acesso exclusivo aos eventos para flatouters [fo form plans]
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