primeiramente peço desculpas aos leitores pelo meu atraso faculdade inicio do meu tcc apresentaçao de um outro projeto grande procura por um emprego viagem ferias meu project car… tudo convergiu no mesmo periodo do espaço tempo e me complicou um pouco em tudo era um 4 de fevereiro bem no meio das minhas ferias quando surgiu uma passagem aerea promocional la para a cidade onde o jeep estava saia menos da metade do que eu gastaria com gasolina e pedagios… nao deu outra dois dias depois e eu estava dentro de um boeing 737 procurando o circuito de interlagos pela janelinha dessa vez eu nao estava la a lazer entao o cenario que me esperava era regado a muita graxa tinta oleo e roupa suja a falta de tempo foi so o tempero resumindo um overhaulin caseiro levando as tralhas e começando a trabalhar eu tinha muitas peças para levar volante cintos travas suportes detalhes de acabamento e e claro que nao coube tudo nos 23 kg maximos da minha mala por isso levei so o essencial ao chegar em casa e antes mesmo de lavar o rosto apos a viagem tratei de dar a volta no quintal e entrar pela porta dos fundos apenas para olhar como ele estava e a proposito ele pareceu ate mais feliz ao me ver o sentimento foi reciproco no mesmo dia dei um banho de boas vindas nele [gallery columns= 4 link= file ids= 97870 97871 97872 97873 ] infelizmente choveu muito nos ultimos meses e surgiram algumas goteiras no telhado… bem em cima do carro nao me preocupei ja que estava la para fazer a funilaria e um ponto de ferrugem a mais nao seria problema o sistema de exaustao ainda funcionava sem o abafador que eu havia tirado para começar a reforma antes disso no fim do ano meu pai tratou de resolver um vazamento de oleo que provinha da junta do carter ressecada ao mesmo tempo o cambio saiu do lugar e teve disco e plato trocados por peças novas ele tambem terminou as linhas de freio e deu vida aos novos discos de 300mm que eu havia instalado enfim o primeiro dia ja estava acabando e finalmente era hora de começar mas nao sem antes ouvi lo mais uma vez [youtube id= lenp4ipnb1o width= 620 height= 350 ] o motor ainda estava falhando um pouco em baixa culpa de uma ma regulagem do weber/dfv 228 no video abaixo a falha fica visivel note que o gicle deixa de injetar combustivel em baixa mas isso era coisa pra se resolver depois a maravilhosa engenharia ataca novamente #fuelinjection #carburetor #inline6 #jeep #willys #carporn #builtnotbought um video publicado por leonardo porfirio @leoporfir em fev 9 2016 as 9 00 pst [gallery columns= 4 link= file ids= 97874 97875 97876 97877 ] o primeiro passo foi desmontar os principais elementos e preservar a integridade das peças durante o processo de funilaria foi assim com a tampa traseira instrumentos volante bancos suportes farois e lanternas… logo comecei a lixar as superficies para descobrir os pontos de ferrugem os unicos lugares que precisaram de mais atençao foram a base da tampa traseira a lateral esquerda abaixo da porta e a lateral traseira direita ironicamente o resto estava bom vale frisar que toda a superficie do assoalho tem buraquinhos de corrosao sao coisas pequenas mas eu nao tinha mais como comprar o assoalho por dinheiro e por tempo entao optei so por jogar massa por cima deixar bonito e entao aguardar a proxima oportunidade funileiro de primeira viagem como falei no ultimo post minha intençao nao e ganhar concursos de elegancia entao meu ponto de equilibrio fica entre o bom o bonito e o barato a melhor e mais instrutiva maneira de se chegar a esse resultado era fazendo tudo por conta propria meu pai tem todo o material necessario entao era so por a mao na massa afinal pior do que estava nao poderia ficar a funilaria ja começou no segundo dia de viagem e se estendeu ao longo de mais 8 dias as imagens dizem por si mesmas quanto ao que foi feito chegamos a uma superficie satisfatoriamente lisa e sem pontos de ferrugem aparentes relativo a minha experiencia sabem de uma coisa e um processo demorado cansativo que exige paciencia um tato aprimorado e alguns problemas respiratorios e uma tecnica que passa tangenciando a arte foi legal mas nao posso dizer que gostei de fazer o antes… …e o depois enquanto isso… a funilaria foi um fator limitante porque exigiu muito tempo de dedicaçao exclusivo a ela mas quando surgia um tempinho iamos arrumando e preparando outros detalhes a começar pela iluminaçao externa todas as lampadas originais ainda funcionavam embora as lentes estivesses sujas quebradas e foscas pela açao do tempo a moldura cromada dos farois ja nao eram mais cromadas… acabei trocando tudo atras os velhos na frente os novos [gallery columns= 5 link= file ids= 97883 97884 97885 97886 97887 ] na hora de montar os novos farois sealed beam descobrimos que ha uma incompatibilidade na furaçao entre o novo suporte e a panela peça onde os farois sao encaixados original o que nos deixou na mao por uma semana so entao achamos uma autopeça que tinha uma nova panela diferente da original e totalmente compativel com os nossos novos farois dai foi bem simples de resolver bastando apenas fazer novos furos para fixar todo o conjunto agora tudo funcionava incluindo a regulagem manual dos farois olhos de cigana obliqua de dissimulada bancos segurança e interior lembram dos meus cintos de quatro pontos e do volante big block da lotse entao o volante nao cabia na mala e os cintos eu esqueci… pensem na raiva que eu fiquei quando percebi a distraçao me obrigou a correr atras de cintos provisorios pelo menos para traze lo para sp sem ter o carro apreendido por sorte meu pai conhece o dono de um ferro velho exclusivo de onibus e ele nos deu 2 pares de cintos abdominais bem velhinhos mas funcionando os bancos antigos estavam la esperando apenas um pouco mais sujos tinhamos trilhos do escort xr3 que nao eram compativeis com os bancos mas fizemos uma adaptaçao com muita solda para que se tornassem quem sabe faz ao vivo brow o banco do passageiro foi um desafio um pouco maior por um motivo a caixa de ferramenta fica logo abaixo dele para abri la o banco teria que bascular lateralmente ou longitudinalmente so que nossos bancos eram muito maiores que os originais impedindo o movimento… a soluçao foi soldar dobradiças a base dos trilhos logo na parte da frente assim encontramos um angulo cujo movimento de abertura deixasse o caminho livre em outras palavras e so voce puxar o banco em direçao ao parabrisas e entao mexer na caixa de ferramentas normalmente nao ficou a melhor coisa do mundo mas funciona e se funciona gambiarra nao e infelizmente esqueci de tirar fotos dessa parte… desculpem [gallery link= file columns= 2 ids= 97839 97840 ] começando a pintura essa foi de longe a parte que eu mais estava entusiasmado afinal e onde e concebido um corpo novo a uma velha alma e onde tudo começa a fazer sentido e mostrar o porque de sua existencia o responsavel pela carroceria foi meu pai pois minha pouca experiencia com pintura poderia estragar tudo foram duas horas pra pintar o carro inteiro incluindo o estepe original e mais um dia de sol esperando a tinta secar para a montagem de alguns perifericos [gallery columns= 5 link= file ids= 97843 97844 97845 97846 97847 ] montando a lasanha na verdade a massa ja estava pronta mas como todo bom prato o que mais vale e o tempero e como voce faz e como diz minha mae o amor que voce dedica tambem ajuda a deixar a refeiçao ainda mais saborosa peguei tudo e comecei a montar sempre com muito cuidado e com todos os parafusos novos primeiro foram os bancos e depois os cintos a tampa traseira entrou como uma luva e ja nao estava mais torta como antigamente as lanternas e farois novos cairam como a cereja num bolo mas eu prefiro pizza e nesse caso ainda faltava a azeitona a minha manopla de cambio sabe aquela sensaçao de dever cumprido e como eu me senti quando terminei de montar claro ainda nao esta do jeito que eu quero vai ficar muito melhor do que isso mas mesmo assim ver aquilo com o qual voce tanto sonhou tomar forma diante do seu proprio suor e a coisa mais reconfortante que tem [gallery columns= 5 link= file ids= 97849 97850 97851 97853 97855 ] detalhes e frescuras eu terminei o ultimo post com uma breve analise das cores usadas como falei o interior dos paralamas deveria ser preto entao comecei por eles pintei com pincel mesmo das 11h ate as 14h sob o sol escaldante do interior paranaense o parachoque traseiro tambem entrou na fila e por fim o nome jeep em alto relevo que fica nas lateriais falando em parachoques fixamos as placas dianteiras e traseiras nas laterais nao sei voces mas pra mim a assimetria deixa qualquer carro mais charmoso encontrei dois farois de milha cromados que estava na bandeirantes estavam bem sujos e com a superficie riscada passei uma tarde inteira desmontando peça por peça limpando polindo e montando novamente no lugar o resultado foi esse [gallery link= file ids= 97890 97903 97904 ] a primeira volta e o ultimo passeio depois de tantos anos esperando finalmente eu pude ve lo apto a andar era obvio que problemas iam aparecer para para localiza los um try out era no minimo necessario a parte boa e que se existe algum lugar onde ha uma alta concentraçao de estradas de terra desertas este lugar e sempre o interior pode conferir no interior de qualquer estado sempre vai ter uma porrada de estradas assim o primeiro tanque de combustivel mas antes fizemos uma voltinha mais simples ate o posto de gasolina para encher meio tanque de modicos 40 litros e garantir que o passeio nao acabasse antes do planejado na primeira volta andei sem o abafador mas andando descobri que ele faz barulho de carro velho e nao achei isso bonito mas enfim vai o video [youtube id= anudejbr1o8 width= 620 height= 350 ] dirigi lo pela primeira vez foi uma experiencia extremamente intensa minhas impressoes ficaram bem acima do que esperava a direçao nao ficou dura e mesmo com pneus de 32 polegadas e 285mm de banda nao senti falta alguma de uma direçao hidraulica; a suspensao e dura e mostra pra suas nadegas toda a variaçao topografica do chao com extrema perfeiçao mas fiquei surpreso pelo conforto provavelmente proveniente dos bancos mais macios e dos pneus com maior capacidade de absorçao de impactos o cambio e uma atraçao a parte os engates sao diretos admiravelmente curtos e precisos mas nem tudo sao flores logo que dei a primeira pisada mais forte notei a embreagem patinando mas sem problemas levamos de volta no mecanico e ele resolveu em algumas horas ate deixei meu pai dirigir ele um pouco [youtube id= lslp0nhg32g width= 620 height= 350 ] aprendi que planejamento e uma coisa a ser levada em conta a primeira marcha e seca entao so da pra engata la com o carro parado do contrario tera que faze la entrar no tempo a direçao e leve mas a relaçao da caixa deixa o movimento lento e os 400mm do volante tambem nao contribuem os freios ficaram muito bons mas a falta de um hidrovacuo deixa o pedal muito pesado e prejudica a sensibilidade dos pes na frenagem… entao planejamento e uma coisa muito importante se voce pretende dirigir com segurança sem atrapalhar ninguem e sem causar um acidente [youtube id= 8euq6f8rgt4 width= 620 height= 350 ] ja ouviu falar do death wobble ou talvez shimmy e um fenomeno muito comum em 4x4 modificados e ocorre em decorrencia de um desequilibrio momentaneo desencadeando uma reaçao em cadeia que so vai parar quando voce reduzir a velocidade em qualquer buraco ou irregularidade que eu passo o jeep esta desenvolvendo isso a menos de 40 km/h ja notei o efeito no meu caso acredito veementemente que a causa sejam as folgas dos terminais de direçao em conjunto com o alinhamento e o balanceamento precario dos pneus nao tive tempo de resolver isso mas os terminais novos ja foram comprados voltando a minha historia primeira voltinha nao tivemos problema nenhum e a noite chegou junto com um sorriso no meu rosto exclamando que tudo aquilo valera a pena dia seguinte botei minha mae no carona meu pai com a f 250 atras com a funçao de reboque de emergencia e minha camera na caixa de ferramentas o destino era qualquer lugar longe da cidade apenas peguei um caminho qualquer e o segui ate o fim… essa foi a minha foto favorita [gallery link= file ids= 97906 97892 97893 ] na volta pra casa começaram os problemas da nossa relaçao o carro começa a falhar em uma subida bem leve ate que para no meio da pista motivo bobina esquentando uns 40min foram suficientes para a temperatura abaixar e depois fomos direto pra casa nao tinha uma bobina nova e minha teimosia era forte continuei saindo com ele a semana inteira e fiquei na mao mais 6 seis vezes mas vou falar foi a melhor coisa que eu fiz bobina esquentou e o carro parou custos e claro que nao se pergunta a idade de uma senhora de classe mas eu acho que e uma curiosidade que vale ser divulgada da maneira que trabalhei esses foram os gastos que tive kit de freios a disco 300mm + pinças da kombi r$ 670 00 rodas de ferro r16 da f 1000 usadas r$ 200 00 assoalho dianteiro esquerdo novo r$ 130 00 farois e seus novos suportes lanternas acabamentos e lampadas r$ 350 00 manopla de cambio e um item tao legal que vai ficar separado na lista r$35 00 produtos de limpeza e embelezamento r$ 20 00 tinta primer e verniz r$ 100 00 troca da embreagem e da junta do carter peças + mao de obra r$ 600 00 gastos com deslocamentos fretes + margem de erro r$800 00 filtros bomba de combustivel oleo e fluidos r$ 250 00 considerando que eu ja tinha os pneus usados que vieram em um carro do meu pai sem custo nenhum a tinta azul da carroceria meu pai que ganhou de um amigo e fui responsavel por praticamente toda a mao de obra do processo podemos concluir que o valor total para chegar ao estagio atual foi pouco acima dos r$3 000 00 o futuro que nao chegou eu ate poderia dizer que ele ficou pronto mas ainda faltam os detalhes mais importantes… e minha intençao era voltar com ele pra sao paulo nessa viagem entretanto com o death wobble prejudicando fortemente a dinamica do carro andar 600 km com ele preso na traseira da f 250 seria suicidio e imprudencia alem do mais em sp nos mudamos de uma casa para um apartamento e tivemos que trocar de carro pois nenhum entrava na garagem nova e por consequencia tambem ficamos sem vagas se o jeep viesse teria que dormir na rua e isso nao e o que eu quero pra piorar minhas tentativas de achar um emprego foram em vao e sem salario sem project car acho que fiz o que pude no tempo que tive cada segundo que vivi cada machucado que ganhei e cada vez que parei por conta da bobina esquentando valeram a pena nao tenho do que reclamar e fiquei muito satisfeito ao ver onde cheguei mas percebi que era hora de tempo ao… tempo tive que voltar as pressas depois de matar uma semana de aula correr atras do meu tcc uns documentos compromissos e ter que me preocupar pela primeira vez com o imposto de renda ao mesmo tempo em que procurava por um emprego mal terminei de escrever um paragrafo e ele parou de novo por essas e outras venho pedir as minhas sinceras desculpas e dizer que levarei o jeep pra geladeira por um tempinho mas se serve de consolo o almoço nos ja tivemos mas como a gente sabe melhor parte da refeiçao e a sobremesa por isso garanto que esse tempo na geladeira so vai deixar as coisas melhores surprisa mini project car se o original nao fica pronto pelo menos esse ficou passeando pelo centro de sao bernardo antes de viajar topei com um jeep cj7 da hot wheels mas e claro que eu comprei so que nao gostei das cores enfim voces sabem muito bem o que eu fiz nao sabem pois e [gallery columns= 4 link= file ids= 97859 97860 97861 97862 97863 97864 97865 97866 ] deixo aqui meu mais sincero obrigado a todos que acompanharam ate aqui e ao flatout que nos cede esse espaço tao bacana tive minha capacidade de escrita dificultada pelos contratempos mas espero que ao menos as fotos tenham valido a pena e que fique claro que isso nao e um adeus pois eu garanto volto pra terminar o que comecei poesia e um dos alimentos da alma entao fiquem com essa de final por leonardo porfirio project cars #319
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