utilitarios esportivos apesar do nome nao sao exatamente esportivos e considerando seu uso mais comum tambem nao sao la muito utilitarios eles sao pesadoes quadradoes grandalhoes e tem centro de gravidade elevado e suspensao voltada ao conforto e/ou robustez podem ser espaçosos e alguns ate relativamente potentes mas nao foram feitos para empolgar ao volante o que nao impede certas companhias de transforma los em verdadeiros monstros com muito mais potencia e capacidade dinamica do que qualquer utilitario esportivo sai da fabrica veiculos que deixam caras como o range rover sport svr o bentley bentayga o porsche cayenne e o alfa romeo stelvio no chinelo sao projetos exclusivos one off feitos para mostrar a capacidade dos times de engenharia responsaveis pelos mesmos trouxemos dois deles e ambos andaram atraindo bastante a atençao da midia automotiva por estes tempos o toyota land speed cruiser e o nissan patrol r o primeiro deles como da para sacar foi feito com base no toyota land cruiser pela propria fabricante o speed no meio do nome e um trocadilho com land speed record recorde de velocidade em terra e por uma boa razao ele foi feito para ser o suv mais veloz do planeta apresentado no sema show no ano passado o toyota land speed cruiser e criaçao da propria fabricante o objetivo alem de impressionar os presentes ao evento era bem especifico superar o recordista anterior o mercedes benz glk preparado pela brabus que em 2009 chegou aos 339 km/h a escolha pelo land cruiser segundo maior suv da toyota perdendo apenas para o gigantesco sequoia foi uma questao de testar a propria capacidade o veiculo pesa nada menos que 2 600 kg tem a aerodinamica de um tijolo e foi feito para atravessar terrenos dificeis com seu v8 de 5 7 litros com comando duplo nos cabeçotes e 386 cv e nao para acelerar no asfalto mas era algo que precisava ser feito para tal o time de engenheiros da toyota calculou que fossem necessarios ao menos 1 900 cv a ideia era faze lo com o motor e o chassi original nada de swap ou estrutura tubular o motro recebeu dois turbocompressores garrett feitos sob medida alojados atras dos farois e capazes de entregar ate 3 8 bar de pressao par lidar com a força extra o motor recebeu reforços no bloco e componentes internos forjados feitos para aguentar ate 4 000 cv a potencia porem foi limitada a mais de 2 000 cv um numero exato nao foi dado de forma confiavel e segura a transmissao automatica original foi substituida por uma caixa de tres marchas feita sob medida para carros de arrancada feita para suportar ate 3 000 cv que leva a força para as rodas traseiras atraves de um diferencial de deslizamento limitado weissman enquanto a suspensao foi preparada pela trd a divisao de competiçao da toyota o chassi teve as longarinas modificadas para deslocar o conjunto de suspensao deixar o land cruiser mais baixo colocando seu centro de gravidade mais perto do chao e os eixos ficaram 7 6 cm mais estreitos para acomodar os pneus michelin pilot supersport que sao mais largos o interior que recebeu uma gaiola de proteçao integral foi aliviado perdendo o banco traseiro e alguns componentes de acabamento mas a reduçao de peso foi apenas marginal de acordo com a toyota o land speed cruiser ainda pesa 2 6 toneladas e isto e bom para a traçao o suv foi levado para o aeroporto do deserto de mojave na california cuja pista de pouso tem 4 km de extensao dos quais 2 5 km foram usados para a aceleraçao enquanto os 1 500 metros restantes ficaram reservados a frenagem o piloto da nascar carl edwards assumiu o volante na hora de colocar o projeto a prova ele disse que ao atingir 225 mph 382 km/h o land speed cruiser começou a dançar um pouco mas que foi instruido a seguir acelerando independentemente de qualquer coisa a empreitada foi bem sucedida e no ultimo dia 5 a toyota divulgou o video abaixo registrando o feito e parte do processo de modificaçao do utilitario [youtube id= gbbypchhv1c width= 620 height= 350 ] o outro suv que viemos mostrar hoje nao e um recordista mas tambem e bem impressionante e voce ja deve te lo visto se assistiu o ultimo episodio da primeira temporada de the grand tour programa de jeremy clarkson richard hammond e james may no serviço de streaming amazon prime [youtube id= v12c6xumwme width= 620 height= 350 ] o nissan patrol de quinta geraçao foi fabricado entre 1997 e 2010 dando lugar a geraçao atual depois disto embora seja um suv mais compacto que o land cruiser especialmente em sua versao de duas portas que lembra um ford bronco japones ele tambem nao foi feito para acelerar e definitivamente nao foi feito para ser mais veloz que um porsche 918 spyder em uma via expressa de dubai acontece que o patrol usado em the grand tour nao e exatamente um patrol esta mais para um nissan gt r com outra carroceria de acordo com este video feito pelos caras do 1320video [youtube id= whf2ejiz44g width= 620 height= 350 ] eles nos enviaram um nissan gt r e receberam uma carroceria de volta disseram os caras da f performance garage preparadora de dubai que cuidou do projeto basicamente tudo o que voce pode desaparafusar do carro foi encaixado aqui isto significa que por baixo da carroceria do patrol esta o motor vr38dett do nissan gt r sua transmissao de dupla embreagem e sete marchas levando a força para as quatro rodas o motor foi preparado pela t1 race developments que aplicou um de seus pacotes de preparaçao no v6 biturbo as modificaçoes incluem reforços no bloco curso ampliado para que o deslocamento chegue a 4 1 litros turbos maiores comandos de valvula mais agressivos regulador de pressao ecu reprogramada e um sistema de alimentaçao mais eficaz a potencia chega a 1 900 cv pelo menos a suspensao os subchassis e os freios tambem vieram do nissan gt r que so nao forneceu os pneus as rodas com pintura dourada e a carroceria branca mais a suspensao rebaixada dao ao patrol visual tipico de esportivo tuner japones se dissessemos que ficou ruim seriamos hipocritas e um projeto menos estranho que o land speed cruiser por uma razao simples alem de ser menor e mais leve o nissan patrol de duas portas tambem e uma plataforma de modificaçao bastante comum no oriente medio e na australia mercados onde faz mais sucesso a maioria deles porem usa como base o seis em linha original do carro que tambem nao e exatamente manso sao 4 8 litros e 251 cv o exemplar abaixo tem um turbo garrett gt48 e em seu acerto menos potente entrega cerca de 800 cv [youtube id= 3vbzpqehtfm width= 620 height= 350 ]
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