Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Yamaha faz triciclo esporte moderno
A Yamaha mostrou no Salão de Tóquio (rebranded como o Japan Mobility Show) um conceito de carro de três rodas no idioma do popular Morgan Super 3. É uma versão futurista de um Morgan, mas bem menos esquisita que a outra versão futurista do Morgan já em produção, o Polaris Slingshot.
É o Yamaha Tricera. Como é tradição nos conceitos deste salão, tem um certo psicodelismo envolvido: as rodas dianteiras e traseiras podem virar na mesma direção ou opostas uma da outra para aumentar a agilidade e a estabilidade. Também sugere que a direção traseira pode ser totalmente desativada para uma experiência de direção mais orgânica.
A Yamaha não revelou que tipo de motor usará. O triciclo está equipado com duas pequenas telas aerodinâmicas e uma das imagens parece mostrar o ar fluindo sob o capô e subindo sobre a cabeça do motorista. Mas o fato é que não tem para-brisa, e carros assim sempre precisam de capacete para serem usados com algum conforto.
De novo na tradição do salão, o carro é apenas uma ideia para ser mostrada e sua reação medida; difícil imaginar a empresa realmente o colocando em produção, mas um cara pode sonhar. Com um quatro em linha de um litro de motocicleta esportiva open class, seria algo interessante de verdade…
Ou podia se usar o powertrain do outro conceito mostrado pela empresa: o buggy side-by-side para uso fora-de-estrada (não pode ser emplacado) YXZ1000R de produção normal, mas aqui convertido para queimar hidrogênio. A Yamaha diz que com ele deseja “manter vivo o apelo único da combustão interna, como seu som e sensação em movimento, no futuro”. A empresa não diz a potência desta versão a hidrogênio, mas o carro de produção normal tem um tricilíndrico de 1 litro e 110-147 cv, dependendo do mercado onde é vendido. (MAO)
Renault Kangoo volta ao Brasil
Desde o fim do Dobló e dos gêmeos Partner/Berlingo, o mercado das vans profissionais pequenas (e os carros de passageiro derivados) ficou mais pobre. Agora parece que a Renault vai novamente cobrir esta lacuna com uma nova versão do Kangoo.
É a versão mais nova do carro lançada em 2018 na Argentina, que embora à venda lá e em outros países de nosso continente, não está disponível até hoje no Brasil. É na verdade o Dacia Dokker que se transformou em Renault; o Kangoo europeu seria muito caro para nós de qualquer forma.
O lançamento no Brasil foi confirmado pelo diretor industrial da fábrica de Córdoba. Segundo o executivo, as modificações necessárias para atender nossas jabuticabas legislatórias já estão em curso. Ainda não se sabe quando, mas é uma confirmação de que virá.
Na Argentina o furgão é vendido tanto em versões comerciais quanto para passageiros, embora provavelmente aqui, infelizmente, virá só como veículo de carga. No país vizinho há inclusive a inevitável versão “aventureira”, com paralamas com moldura preta e rodas/pneus maiores, chama-se, é claro, “Stepway”.
O Kangoo argentino vem ou com o 1.6 a gasolina de 114 cv e 15,9 mkgf, ou o 1.5 turbodiesel de 89 cv e 22,4 mkgf. O câmbio é sempre manual de cinco marchas. A versão de carga pesa 1184 kg (1256 kg para 5 passageiros) em ordem de marcha, e tem capacidade de carga alta: 750 kg, ¾ de tonelada. Aqui, certamente virá somante o motor a gasolina, e muito provavelmente, só a versão de carga, para brigar com o Fiorino nas versões Fiat e Peugeot. Sonhando aqui com uma versão de 5 passageiros, mas sem muita esperança. (MAO)
Conheça o Subaru BRZ Touge, exclusivo na Itália
Olha só: somente agora o Subaru BRZ está chegando na Itália. O que dá um fiozinho de esperança que um dia venha aqui para o Brasil também. Tá, difícil, mas vamos lá: a Subaru Itália aproveitou o evento momentoso para lançar uma edição especial bem interessante.
Chama-se Subaru BRZ Touge e vem em série limitada de apenas 60 carros. Não é barato: € 49.500 (R$ 263.340). Mas isso só é um problema para quem não pode pagar: mesmo comparado à carros muito mais velozes, o BRZ ainda brilha. Se você esquecer números obtidos em testes e apenas dirigi-lo, pouca coisa o supera.
O Touge vem somente com a caixa manual de seis marchas e diferencial autoblocante. Além desses opcionais de série, vem com rodas OZ Racing Ultraleggera Race Gold de 18 polegadas com logotipos especiais Touge e pneus Michelin Pilot Sport 4 215/40. Essas impressionantes rodas pesam apenas 8,7 kg cada.
Parte do pacote também é um kit STI com spoilers dianteiros e traseiros e saias laterais para complementar a carroceria Blue Pearl. Na parte traseira, as pontas de escapamento duplas Supersprint são de fabricação italiana, com acabamentos especiais com as letras “Subaru BRZ Touge” e a grafia japonesa para Touge, que significa algo como “estrada de montanha” no Japão.
O motor é o mesmo: um boxer de 2,4 litros aspirado que em especificação europeia dá 234 cv. Embora sejam comuns nos Estados Unidos e no Japão, o “Toyobaru” é uma visão rara no Velho Continente, pois estes modelos estão disponíveis apenas em mercados selecionados e normalmente em quantidades limitadas. Já o Mazda MX-5 Miata, é vendido normalmente no continente. (MAO)
Porsche lança livros comemorativos de seus 75 anos
Como estamos carecas de saber, o ano de 2023 marca o 75º aniversário da Porsche. Por coincidência, a Feira do Livro de Frankfurt também celebra a sua 75ª edição; a Porsche, que não perde a chance de uma autopromoção legal, não podia deixar esse evento ileso de suas comemorações de 75 anos.
O museu da Porsche colaborou com diversas editoras para criar uma série de livros especiais para marcar a dupla efeméride. Um dos destaques é o livro oficial de aniversário, “Driven by Dreams – 75 Years of Porsche Sports Cars”. É uma publicação oficial da marca: tem texto supostamente escritos pelo CEO da Porsche e o chefe do design; não espere mais que uma propaganda estendida. Todas as publicações são assim, mas algumas delas trazem imagens e histórias interessantes, em formato grande, e papel de alta qualidade.
O livro ilustrado Artifacts “explora o DNA” da Porsche através de objetos cuidadosamente selecionados nos depósitos da empresa. Este livro de grande formato oferece uma perspectiva única sobre a história da Porsche, revelando as histórias por trás de cada objeto.
“Porsche Chronik” apresenta cronologicamente a movimentada história da empresa em versões alemã e inglesa. Abrange tudo: o início da empresa em 1931, o nascimento do primeiro carro Porsche em 1948, até as comemorações do ano de aniversário de 2023.
A biografia de Ferry Porsche, disponível novamente em alemão e inglês, também está entre os novos livros; Ferry publicou uma popular autobiografia nos anos 1980, mas não está claro se esta é uma reedição ou texto novo. Dois livros sobre a história do 911 também fazem parte do pacote, um deles detalhando a história do primeiro deles, o Porsche 901. Outro livro detalha a história do primeiro porsche, o 356/1 de motor central em 1948. Finalmente, a história gloriosa da marca em Le Mans é lembrada por mais um tomo novo e belíssimo.
Por mais que sejam no fundo ferramentas de autopromoção, sempre são interessantes: principalmente os mergulhos nos arquivos da empresa como no caso do 901. Mas se você procura a história definitiva da empresa, lembro que só há uma fonte perfeita e completa: Karl Ludvigsen’s “Porsche: Excellence was Expected”. (MAO)