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Ken Block, crash tests, drifts e pé no porão: como a Ford desenvolveu o novo Focus RS!

Nesta era de hot hatches com mais de 300 cv e desempenho superior ao de alguns supercarros de 15 ou 20 anos atrás, o Ford Focus RS é um dos mais comentados. A terceira geração do esportivo é a primeira a adotar um sistema de tração integral, algo importantíssimo para encarar a concorrência. Ou você acha que caras como o VW Golf R, o Mercedes-AMG A45, o Audi RS3 e o Civic Type R (ok, ele tem tração dianteira, mas é simplesmente insano) estão de brincadeira? O Focus RS fez muito barulho quando finalmente foi revelado — afinal, estamos falando de um verdadeiro foguete. Seu motor Ecoboost turbo de 2,3 litros é basicamente o mesmo empregado no Ford Mustang. No entanto, se ele rende 310 cv no pony car, a versão usada no Focus RS entrega nada menos que 350 cv a 6.800 rpm, além de 44,9 mkgf de torque entre 2.000 e 4.500 rpm (ou 47,9 mkgf no modo overboost). Câmbio? Apenas manual, de seis marchas. Sem choro: se você prefere que um robô troque suas marchas, provavelmente o Focus RS não é