nesta era de hot hatches com mais de 300 cv e desempenho superior ao de alguns supercarros de 15 ou 20 anos atras o ford focus rs e um dos mais comentados a terceira geraçao do esportivo e a primeira a adotar um sistema de traçao integral algo importantissimo para encarar a concorrencia ou voce acha que caras como o vw golf r o mercedes amg a45 o audi rs3 e o civic type r ok ele tem traçao dianteira mas e simplesmente insano estao de brincadeira o focus rs fez muito barulho quando finalmente foi revelado — afinal estamos falando de um verdadeiro foguete seu motor ecoboost turbo de 2 3 litros e basicamente o mesmo empregado no ford mustang no entanto se ele rende 310 cv no pony car a versao usada no focus rs entrega nada menos que 350 cv a 6 800 rpm alem de 44 9 mkgf de torque entre 2 000 e 4 500 rpm ou 47 9 mkgf no modo overboost cambio apenas manual de seis marchas sem choro se voce prefere que um robo troque suas marchas provavelmente o focus rs nao e para voce nao e para menos o emblema rs significa que o hot hatch faz parte da linhagem rally sport que começou la nos anos 1970 com o ford escort de primeira geraçao e seguiu ao longo dos anos nos agraciando com diversos classicos da ford europeia — do lendario rs200 ao mais lendario ainda escort rs cosworth a maioria deles foi criada para homologaçao nos ralis ou ao menos com inspiraçao neles tornando a opçao pela traçao integral algo que para muita gente ja devia ter sido feito ha muito tempo acontece que a adoçao de um sistema de traçao nas quatro rodas foi so uma das diversas preocupaçoes da ford no focus rs obviamente afinal trata se quase de um halo car — um carro feito nao apenas para ser bom na rua e na pista mas tambem para atrair sua atençao para os outros modelos da marca e especialmente para os donos das versoes mais mansas do focus acreditarem que ha um pouco do rs em seus carros sendo assim a atençao da equipe rs ao comportamento do focus em qualquer situaçao foi maior do que nunca e para mostrar o tamanho da sua dedicaçao ao hot hatch a ford decidiu produzir um documentario durante a fase de desenvolvimento do carro e o publicou em oito partes no youtube a gente ja estava acompanhando tudo ha cerca de um mes quando o primeiro episodio foi publicado e agora que o ultimo foi ao ar chegou a hora de ver todos eles [youtube id= 4jvhgcqhr2g width= 620 height= 350 ] a verdade e que o focus rs esteve em desenvolvimento por mais de dois anos e muita coisa nele mudou do inicio ao fim do processo no primeiro episodio ken block — que participou ativamente do design e do acerto do carro — testa um dos primeiros prototipos e o elogia bastante lembrando de seu antigo contrato com a ford uma das clausulas dizia que ele teria um focus rs — da geraçao anterior com traçao dianteira e um motor cinco cilindros duratec de 2 5 litros com turbo e 305 cv ele gostou bastante do carro enquanto esteve com ele e disse que definitivamente o novo modelo tinha muito mais potencial [youtube id= jdrwjaxjycs width= 620 height= 350 ] no entanto sendo um dos primeiros prototipos totalmente camuflado durante os testes nas instalaçoes secretas da ford em dearborn michigan o rs testado por block ainda tinha muito o que evoluir [youtube id= k3wgzuytpxw width= 620 height= 350 ] e e desta evoluçao que trata o documentario cada um dos episodios mostra uma fase do programa de desenvolvimento e e muito bacana ver o carro tomando forma depois do prototipos vemos o modelo em clay argila com o design quase definitivo e os crash tests realizados — 28 no total a fim de ter certeza de que o focus rs seria um carro seguro o bastante para todos os mercados [youtube id= blml7zl0w94 width= 620 height= 350 ] outro aspecto interessante do documentario e a maneira como o desenvolvimento e abordado fica bem claro que enquanto o visual foi definido e os aspectos de segurança avaliados o carro em si continuava sendo modificado e aperfeiçoado boa parte do trabalho de desenvolvimento do focus rs envolveu milhares de quilometros de testes em estradas publicas tanto em vias urbanas quanto rodovias e e interessante ver que alem de uma pequena frota de focus rs devidamente disfarçados como carros mais comuns para nao chamar tanta atençao a equipe da ford tambem testou varios concorrentes e nao apenas concorrentes diretos como os ja citados golf r e rs3 ve se que o time tambem estava com um lancer evolution x que segue a mesma receita basica quatro cilindros turbo e traçao integral e ate um bmw serie 1 provavelmente um m135i com seu seis em linha turbinado de 326 cv a equipe nao ficou satisfeita enquanto todos nao tivessem considerado o focus melhor que todos os outros carros [youtube id= dxcb0onc4z4 width= 620 height= 350 ] e nao estamos falando apenas do seu comportamento na rua mas tambem em situaçoes extremas — como em uma superficie coberta de gelo ou neve neste cenario o sistema de traçao integral capaz de alterar nao apenas a distribuiçao de torque entre os eixos mas tambem entre as rodas em cada eixo faz toda a diferença no entanto o que realmente chamou nossa atençao foi a honestidade como a ford abordou as falhas que precisaram ser resolvidas antes que o focus rs começasse a ser fabricado em saarlouis na alemanha porque obviamente nenhum carro e perfeito logo no inicio e o documentario deixa isto bem claro alem de alguns problemas com os controles de traçao e estabilidade foram necessarios diversos ajustes para que o motor entregasse a potencia e o torque em uma curva ideal e equilibrada detalhe tudo isso foi constatado pouco depois de o carro ser revelado a imprensa a pressao sobre a equipe portanto aumentou exponencialmente [youtube id= kldduwxv2mk width= 620 height= 350 ] uma vez resolvido o problema outro surgiu na fase final do projeto — quando um exemplar de pre produçao e levado a pista para as consideraçoes finais o diretor de desenvolvimento de produtos raj nair disse que o carro estava perfeito no modo sport e simplesmente maravilhoso no modo drift que como explicamos aqui torna as babas eletronicas mais permissivas em relaçao ao destracionamento e o angulo de guinada e permite derrapagens controladas quase como em um carro de traçao traseira no entanto o modo normal ainda deixava muito a desejar especialmente na sensibilidade da direçao e no comportamento dos freios [youtube id= 43cxsphw5ew width= 620 height= 350 ] foi dada uma segunda chance — que deveria ser a ultima pois se o carro nao ficasse perfeito apos novos ajustes todo o processo de produçao e entrega as concessionarias seriam atrasados e a receptividade ao focus rs seria bastante prejudicada felizmente depois de algumas modificaçoes no projeto o focus rs finalmente estava no jeito para começar a ser produzido apos mais alguns dias de modificaçoes no projeto [youtube id= oz apdyrnge width= 620 height= 350 ] e o tipo de coisa que nos faz ter ainda mais vontade de colocar nossas maos em um carro nao o que e uma pena porque nada se fala sobre uma possivel vinda do focus rs que começa a ser vendido no inicio de 2016 ao brasil de forma oficial de qualquer forma agora que voce ja leu ate aqui sabemos que sim voce leu tudo pode assistir a todos os videos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.