FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

La Brasiliana: quando os italianos importavam o Fiat Uno brasileiro

Goste você do Fiat Uno ou não, é impossível negar que ele é um dos carros mais vendidos e conhecidos do Brasil. E nem é preciso ser um admirador do Uno para saber que ele foi vendido primeiro na Itália, onde foi lançado em 1983, e depois no Brasil, onde chegou no ano seguinte. O que você talvez não saiba é que, anos depois, o Fiat Uno fabricado no Brasil foi vendido na Itália – muito antes que o sedã Siena e a picape Strada se espalhassem pelo mundo. O Fiat Uno italiano é fundamentalmente diferente do brasileiro. Nos exemplares da década de 1980 isto fica evidente ao olhar, por exemplo, o capô: no Fiat Uno brasileiro, a peça é envolvente, cobrindo até o topo dos para-lamas, enquanto no italiano, não. Isto você provavelmente já tinha sacado. O capô do Uno brasileiro é assim porque, na maioria das versões, o estepe vai guardado dentro do cofre. Isto só aconteceu porque a plataforma dos dois carros é diferente: enquanto o italiano estreou uma nova plataforma (a Tipo Uno)