Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
LaFerrari Spider revelada em forma de miniatura
Se Sergio Marchionne já confirmou a versão conversível da LaFerrari, e Gordon Ramsay reforçou a confirmação no primeiro episódio de Top Gear, é bem provável que os fabricantes de produtos licenciados também já estejam prontos para produzir todo material de merchandising do novo modelo.
É por isso que podemos afirmar com alguma certeza que essa miniatura das fotos acima, feita pela Kane&Co, revela a LaFerrari Spider. Especialmente porque estamos falando de uma daquelas miniaturas de alta precisão e detalhismo (ela custa nada menos que US$ 430!).
Com exceção do teto conversível, a LaFerrari Spider será exatamente como sua versão cupê, com um V12 aspirado de 6,3 litros auxiliado por um motor elétrico para produzir 963 cv e 91,6 mkgf que são moderados pelo câmbio de sete marchas e embreagem dupla. A rigidez à torção deve ser minimamente afetada, uma vez que o monocoque de fibra de carbono é o mesmo nos dois carros, fazendo com que o peso e o desempenho sejam muito próximos da versão cupê.
A data do lançamento oficial permanece desconhecida — especula-se que ela será apresentada no próximo ano, ou talvez na Ferrari Finale Mondiale. Espera-se também que ela seja mais exclusiva que a LaFerrari fechada; enquanto o cupê tem 499 exemplares, a LaFerrari Spider deve ficar nos 150, a um preço de US$ 3,9 milhões.
DeLorean DMC-12 volta em dezembro deste ano com o dobro da potência original
Lembra que no final de janeiro soubemos que o DeLorean voltaria à vida em 2017? Pois agora temos mais novidades sobre essa volta do esportivo de inox.
Caso você não lembre, no começo do ano o governo americano aprovou o Low Volume Manufacturer Act, que facilita a homologação de modelos artesanais/semi-artesanais que utilizem motor homologado por outros fabricantes e que tenha volume de produção de até 375 unidades anuais. Com isso, a DeLorean Motor Company, que comprou as sobras de produção e direitos do nome da DeLorean Motor Company original, acelerou seus planos de relançar uma versão atualizada do DeLorean.
A marca irá usar as peças excedentes do estoque para fabricar nada menos que 300 exemplares novos do DMC-12. O modelo será idêntico ao dos anos 1980, exceto pelo motor, que deverá produzir o dobro da potência do original — um PRV V6 3.0 de modestos 193 cv (ou 143 cv na versão estrangulada para o mercado dos EUA) — e pelas rodas de 17 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira em vez das originais de 14 e 17 polegadas. O aumento se deve ao novo sistema de freios, que terá discos maiores que os do modelo original.
Os candidatos a fornecedor do motor não foram citados nominalmente, mas sabe-se que são duas fabricantes americanas e uma estrangeira. O mais cotado, tem um V6 aspirado de quase 400 cv. Outra atualização muito bem vinda é o tratamento anticorrosivo do chassi, que originalmente usava pintura epóxi (que ressecava, craquelava e expunha o metal à ação do tempo) e agora usará pintura eletrostática.
Por último, mas não menos importante, a marca também publicou em seu site um contador regressivo para o lançamento do carro. Nesta quarta-feira (8) ele marca 180 dias para o lançamento, o que significa que ele irá acontecer em 5 de dezembro de 2016.
O supercarro italiano mais potente do planeta
Esqueça a LaFerrari. O supercarro italiano mais potente do planeta agora é o Mazzanti Evantra Millecavalli. Revelado nesta quarta-feira no Salão de Turim, ele é equipado com um V8 biturbo de 7,2 litros que produz 1.000 cv e 122,1 mkgf.
Com 1.300 kg e equipado com um câmbio sequencial de seis marchas, o Evantra Millecavalli (literalmente “mil cavalos” em italiano) vai de zero a 100 km/h em 2,7 segundos e pode chegar aos 402 km/h. O esforço contrário também impressiona: ele precisa de apenas 7 segundos para a parada completa vindo a 300 km/h graças aos freios exclusivos da Brembo, que adotam tecnologia das pistas.
Diferentemente da LaFerrari, que já tem dezenas de unidades produzidas, o Evantra Millecavalli foi apresentado ainda na forma de protótipo, embora a Mazzanti tenha anunciado uma série de 25 exemplares do modelo, dos quais três já foram vendidos.
O primeiro Ford “by Ken Block” é uma… Transit
Já faz seis anos que Ken Block trocou a Subaru pela Ford, colocando o Fiesta em evidência em seus vídeos da série Gymkhana, mas até agora a Ford ainda não havia lançado nenhum produto com a assinatura do piloto/showman. Essa história acaba de mudar, mas não com um Fiesta ST especial, ou com versões exclusivas do Focus, e sim com uma van Transit.
Quer dizer, não é exatamente uma Ford Transit comum, nem mesmo um produto oficial da Ford, e sim uma VanSport, produzida em colaboração com a equipe de rali M-Sport e batizada como VanRacing. A transformação envolveu um jogo de rodas OZ de corrida, suspensão rebaixada com molas da Eibach e um bodykit agressivo, inspirado no carro de rallycross.
Uma foto publicada por Ken Block (@kblock43) em
Não foram divulgados muitos detalhes além desses, mas considerando as fotos, o carro parece ter detalhes exclusivos como uma plaqueta com a assinatura de Block e borrachões com um padrão estampado. O modelo será vendido na Europa a partir do segundo semestre.
Fabricante chinesa é processada por clone da Evoque
Se você sempre achou um absurdo o descaramento dos chineses em fazer clones baratos de carros ocidentais famosos, esta notícia é de tranquilizar os fãs do bom design automotivo. A Jiangling Motor, responsável pelo Landwind X7, o clone chinês do Range Rover Evoque, está sendo processada pela Jaguar Land Rover por copiar seu design.
A fabricante chinesa, que além de produzir o clone também vendia como opcional um pacote que eliminava as diferenças entre sua falsificação e o Evoque original, está sendo acusada de infração de direitos autorais e concorrência desleal. A JLR demorou algum tempo até tomar a decisão pois sabe que as chances de perder a causa são grandes em casos como este — a justiça chinesa aparentemente é cega do jeito errado.
Mesmo assim, caso vença a disputa legal, a Jaguar Land Rover pode abrir um precedente para que todas as demais empresas que tiveram produtos copiados pelos chineses abram um processo semelhante.