e a triade dos hipercarros modernos esta completa depois de porsche 918 spyder e mclaren p1 chegou a vez de a laferrari passar pelas maos dos jornalistas do mundo todo como o flatout nao faz parte da lista dos veiculos que sao chamados para testar hipercarros ainda nao fomos a pista de testes da marca em fiorano mas os jornalistas europeus foram e puderam testa la e o que eles acharam como seus dois rivais a laferrari tem dois motores um a gasolina e um eletrico contudo diferentemente deles nao e possivel usar o motor eletrico para rodar sem emitir poluentes e economizar combustivel sua funçao e complementar a potencia do v12 aspirado de 6 3 litros na verdade 6 262 cm³ nao que na pratica ele precise seus 800 cv a 9 000 rpm com corte de giro a 9 250 rpm e 98 8 mkgf de torque a 6 750 rpm ja fariam da laferrari um carro absurdamente rapido contudo estamos falando de uma guerra de verdade aqui — nao uma guerra pela preferencia do publico visto que todas as 499 unidades ja foram vendidas mas uma guerra pela fama pelo topo da cadeia alimentar para ver quem faz o carro mais exageradamente funcional e que tera seu nome cravado como o hipercarro de 1 000 cavalos da decada a laferrari tem 963 cv somando a potencia dos dois motores e ambos funcionam em conjunto o tempo todo e uma abordagem diferente da usada por 918 e p1 — os motores eletricos de ambos fornecem potencia extra ate as baterias descarregarem e leva algum tempo para que elas recuperem a energia o 918 usa a energia das frenagens o principio do kers para isso enquanto o p1 usa o proprio motor como um gerador a laferrari por sua vez usa tudo — freios abs controle de traçao e ate o diferencial eletronico — para recarregar os 60 kg de baterias de ion de litio que alimentam o motor eletrico [youtube id= cac3jjgtdoe width= 620 height= 350 ] steve sutcliffe da revista britanica autocar foi uma das poucas pessoas no mundo que testaram os tres novos mitos ele conta que a ferrari entrega sua potencia de forma linear e que e mais rapida do que os outros dois carros em linha reta — embora o p1 pareça mais rapido graças a seu pico de potencia e torque que acontece entre 4 000 e 8 500 rpm enquanto a laferrari mostra toda sua força entre os 5 000 e 9 000 rpm [youtube id= 9fkepcm5hm4 width= 620 height= 350 ] richard meaden da evo e categorico e diz que apesar do pacote moderno o coraçao da ferrari ainda e o v12 aspirado — o maior dos tres visto que o p1 usa um v8 biturbo de 3 8 litros e a porsche escolheu um v8 aspirado de 4 6 litros para mover o 918 o v12 tambem tem o melhor ronco e graças a ele oferece a experiencia mais crua sutcliffe diz que ela e tao facil de dirigir quanto uma 458 italia — surpreendentemente normal para um carro com tanta tecnologia embarcada isto tambem e reflexo do foco no desempenho do motor visto que a eletronica trabalha nos bastidores e nao ativamente isto nao quer dizer porem que ela nao transmite a sensaçao de ser muito mais rapida ao piloto — na verdade e o contrario o jornalista diz que o carro reage assim que voce pensa em pisar no acelerador sobre a dinamica as avaliaçoes sao unanimes ela e praticamente perfeita calibrada com capricho para transmitir confiança precisao e todo o feedback ao volante; resultando em uma experiencia provocativa e segura ao mesmo tempo a direçao e afiada dianteira e traseira sao perfeitamente equilibradas no passo de curva e todos os 963 cv estao totalmente sob seu controle sem entradas rispidas complementando o cambio de dupla embreagem e sete marchas e tao rapido que as trocas quase nao sao sentidas na casa dos 50 milissegundos enquanto que os freios com discos de carbono ceramica de quase 40 cm de diametro nos quatro cantos fazem um papel digno de um carro de competiçao a ferrari divulga os dados da laferrari de forma vaga zero a 100 km/h em menos de tres segundos 0 a 200 km/h em menos de 7 segundos e maxima de mais de 350 km/h ambos os jornalistas concordam que contudo numeros sao um detalhe o grande barato da laferrari e o fato de que ao volante nao ha como perceber que existe um motor eletrico trabalhando o tempo inteiro — algo que nao acontece com p1 e 918 e que deixa a laferrari em perfeita sintonia com suas antecessoras resultando em uma experiencia mais visceral o que voce espera de uma ferrari e acelerar e ver ouvir e sentir o motor trabalhando — e e isto o que voce tem 918 p1 ou laferrari agora que os tres hipercarros da decada foram revelados e testados queremos saber qual dos tres voce prefere para te situar no campo de batalha ai vai a ficha tecnica basica de cada um deles porsche 918 spyder motor v8 de 4 6 litros de 615 cv mais dois motores eletricos — um para cada eixo potencia maxima 887 cv a 8 500 rpm torque 130 mkgf a 4 000 rpm cambio pdk dupla embreagem 7 marchas 0 100 km/h 2 5 segundos velocidade maxima 346 km/h peso 1 634 kg o porsche 918 spyder e oficialmente o carro de produçao mais rapido a dar uma volta em nurburgring com 6 min 57 s foram fabricadas 918 unidades e a porsche diz que nao para de receber encomendas mclaren p1 motor v8 de 3 8 litros biturbo de 737 cv mais um motor eletrico potencia maxima 916 cv a 7 500 rpm torque 91 8 mkgf a 4 000 rpm cambio dupla embreagem 7 marchas 0 100 km/h 2 8 segundos velocidade maxima limitada a 350 km/h peso 1 450 kg a mclaren ainda nao divulgou o tempo oficial em nurburgring nordschleife mas boatos dizem que o p1 foi dez segundos mais rapido do que o 918 o que daria a ele um tempo de 6 47 segundo impressionante o p1 e o mais raro dos tres — foram produzidas 375 unidades e todas foram vendidas antes do fim de novembro de 2013 laferrari motor v12 de 6 3 litros e 800 cv mais um motor eletrico potencia maxima 963 cv a 9 000 rpm torque 98 8 mkgf a 6 750 rpm cambio dupla embreagem 7 marchas 0 100 km/h menos de 3 segundos velocidade maxima mais de 350 km/h peso 1 345 kg embora tenham sido feitos alguns testes parece que o tempo no inferno verde nao e tao importante para a marca do cavalinho rampante que nao divulgou qualquer informaçao sobre o tempo da laferrari em nurburgring por outro lado a laferrari xx versao ainda mais absurda do hipercarro da qual existem poucas informaçoes confirmadas teria supostamente percorrido o circuito em 6 30 todas as laferrari 499 unidades foram vendidas seus donos precisavam se encaixar em certos criterios ter comprado pelo menos 2 ferrari novas nos ultimos anos e ter sido dono de pelo menos seis ferrari nos ultimos dez anos como da para ver cada um dos tres superesportivos tem seus pontos fortes e usa estrategias diferentes para atingir o desempenho maximo certamente os tres proporcionam experiencias unicas para quem os dirige e como a grande maioria da populaçao terrestre jamais fara isto voce pode escolher sem medo qual e o seu favorito qual e seu hipercarro favorito [ fotos divulgaçao ak_automotive fcarphoto manzo1913 bonny13 ]
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