o lamborghini countach certamente esta entre os primeiros no panteao dos supercarros mais fodasticos de todos os tempos e nao faltam razoes para isto na verdade a gente gosta tanto dele que vamos te dar dez razoes flatout style para homenagear os 40 anos do lamborghini que definiu todos os outros o countach foi concebido como sucessor do lendario miura lançado em 1966 absolutamente estonteante e de desempenho incrivel o miura era referencia entre os esportivos mas no inicio da decada de 70 ja corria o risco de ser passado para tras por concorrentes como ferrari aston martin jaguar e porsche sendo assim ferruccio lamborghini sabia que para manter o alto nivel da marca precisava de algo ainda mais inovador diferenciado e exclusivo o primeiro conceito o lp5000 o ex fabricante de tratores encarregou novamente a marcello gandini do estudio bertone de dar as formas a seu novo carro contudo o projetista do miura resolveu partir para uma mudança radical e inspirado por alguns de seus conceitos anteriores como o alfa romeo carabo e o bertone zero criou um carro baixo em forma de cunha com motor v12 montado em posiçao central traseira e portas que se abriam para cima e para a frente era o primeiro conceito do countach o lp5000 que foi apresentado no salao de genebra de 1971 a palavra countach vem da lingua piemontesa falada no noroeste da italia e significa esplendido magnifico tambem serve como uma expressao verbal de encantamento geralmente usada por homens quando veem uma mulher bonita faz sentido ferruccio ter aprovado o nome mesmo que rompesse com a tradiçao de usar raças e nomes de touros famosos para batizar seus carros o primeiro prototipo de pre produçao ja com as linhas definitivas tres anos depois em 1974 o primeiro exemplar de produçao foi entregue a um australiano a partir dali outros 2 041 carros foram fabricados ate 1990 o countach evoluiu e passou de uma materializaçao do futuro nos anos 70 a um icone do design na decada seguinte indo parar em posteres na parede de nove entre dez garotos no mundo todo quatro decadas depois ele ainda nos encanta quer saber por que nos acompanhe motor v12 because italian supercar nos adoramos as ferrari com motor v8 como a f40 e um de nossos supercarros modernos favoritos e o gallardo com seu v10 alemao — e seu sucessor o huracan tem tudo para seguir seus passos tambem nao temos muitos argumentos contra o downsizing mas sejamos sinceros supercarro italiano de verdade tem que ter motor v12 — e obviamente o countach e um legitimo supercarro italiano [youtube id= nfqslg0axbk width= 620 height= 350 ] o conceito tinha um v12 de cinco litros e 440 cv a 7 500 rpm e 49 8 mkgf de torque a 5 000 rpm que diferentemente do que se via no miura era montado em posiçao longitudinal atras dos bancos contudo depois de alguns problemas de confiabilidade e superaquecimento a lamborghini decidiu usar o propulsor do miura devidamente adaptado para a nova posiçao com 375 cv a 8 000 rpm e 36 8 mkgf de torque a 5 000 rpm o carro de produçao ate podia ter menos potencia mas ainda assim era bastante veloz mas quanto ele chegava a mais de 300 km/h em 1974 [youtube id= 5clgexfmc88 width= 620 height= 350 ] o primeiro countach ia de 0 a 100 km/h em 5 4 segundos e tinha velocidade maxima de 309 km/h era apenas 0 4 s mais lento na aceleraçao que o prototipo que por sua vez chegava aos 300 km/h isto aconteceu porque embora fosse menos potente ele era mais leve — pesava 1 065 kg contra 1 130 kg do prototipo os anos seguintes trouxeram motores maiores e mais potentes culminando com o v12 de 5 2 litros 455 cv e 51 mkgf do 25th anniversary edition de 1988 comemorando os 25 anos da lamborghini mas tambem trouxeram alguns quilos a mais sendo assim o ultimo countach podia ate ser mais rapido no 0 100 4 9 s mas sua velocidade maxima era de apenas 295 km/h ele foi um icone de design nos anos 80 o countach foi concebido em 1971 e lançado em 1974 mas seu status de icone foi atingido em sua plenitude na decada seguinte nos anos 70 ele era praticamente um carro do futuro — gandini abusou das linhas retas e da inspiraçao em carros que jamais passaram de conceitos na hora de desenhar o countach e o resultado era algo diferente de tudo absolutamente tudo o que havia nas ruas ate entao — com arcos de roda assimetricos entradas de ar nas laterais e ao lado do vidro traseiro farois escamoteaveis dianteira baixa e para brisa quase horizontal ele ficava deslocado no meio dos outros carros nos anos 80 porem tudo mudou — a decada do exagero das jaquetas com ombreiras e dos raios laser pedia exatamente por um carro como o countach — que ganhou aerofolio para lamas alargados e apendices aerodinamicos e destaque em uma das series de maior sucesso da epoca miami vice [youtube id= 6x3sjwopejm width= 620 height= 350 ] ele tem um ancestral em comum com o lancia stratos se voce sempre achou que o lamborghini countach e outro icone o lancia stratos eram parecidos saiba que voce nao esta louco em 1970 gandini projetou o lancia stratos zero ou simplesmente bertone zero que foi a primeira inspiraçao para a lenda do rali na hora de projetar o countach um dos conceitos que inspiraram gandini foi justamente o bertone zero se voce imaginou um countach de rali fique tranquilo nos tambem voce precisa ficar quase no lado de fora para manobra lo o design marcante tinha seus porens e um deles ficou famoso quando foi demonstrado por jeremy clarkson em seu especial clarkson s car years o vidro traseiro meramente decorativo e o motor atras dos bancos tornam impossivel enxergar o que esta atras dele — mesmo na primeira leva que trazia um retrovisor periscopico e por isso ficou conhecida como countach lp400 periscopica sendo assim era necessario abrir a porta e colocar a cabeça para fora so para fazer uma simples baliza [youtube id= atqpjgzv1ka width= 620 height= 350 ] o que nos leva a nosso proximo item o countach nao tem defeitos tem caracteristicas voce recusaria um countach por este pequeno contratempo na hora de estacionar ou por ter que fazer contorcionismo para entrar e sair dele e claro que nao nem nos tambem nao nos importamos com o interior desenhado com uma regua com a direçao pesada nao havia nenhum tipo de assistencia e nem com o fato de ele ser tao largo e tao baixo que e preciso escolher com cuidado as ruas por onde voce vai passar com ele e nao podemos nos esquecer do fato de que ele e um carro com pelo menos 24 anos de idade e por isso esta sujeito a todos os contratempos que um carro mais antigo pode trazer — alem de sua origem italiana servir como agravante calma tem mais a cabine e uma fornalha ar condicionado so a partir de 1985 como opcional e as janelas mal abrem por causa do formato das portas o acabamento tambem nao era dos melhores em termos de montagem e durabilidade e claro o sistema eletrico era digamos delicado contudo pergunte a qualquer dono ou pesquise em um forum de proprietarios e voce descobrira que os pros superam e muito os contras — e que na verdade os defeitos nao sao defeitos sao caracteristicas todo mundo sabe que o countach e o que e e se voce um dia comprar um vai aprender a conviver com ele com um enorme sorriso no rosto ele foi o primeiro carro com portas tesoura elas nao sao conhecidas como lambo doors a toa nao e marcello gandini projetou o alfa romeo carabo em 1968 o conceito foi outra influencia no design do countach — especialmente no modo como as portas abriam para cima e para a frente seis anos depois o countach foi o primeiro carro de rua a usar as chamadas portas tesoura influenciando dezenas de outros designers e centenas de outros carros nos 40 anos que se seguiram — e certamente continuara influenciando durante muito tempo ele tem um manga somos fas de inital d desde sempre mas o toyota ae86 nao e o unico carro que tem o privilegio de protagonizar historias em quadrinhos japonesas nao senhor o countach ganhou um manga countach escrito e desenhado por haruto umezawa com 28 volumes o ultimo foi lançado em 2012 ele conta a historia de sorayama shun um rapaz que depois de ser abandonado pela namorada que o troca por um cara que tem uma ferrari encontra uma carta que havia escrito para si mesmo 25 anos antes na carta ele falava sobre o sonho de ser um piloto de corrida e ter um lamborghini countach ele acaba ganhando um countach lp400 de um milionario misterioso e disputando corridas de rua com ele o manga tem traços incriveis e todos os carros que aparecem sao muito detalhados — nao apenas no desenho mas nas fichas tecnicas que tambem fazem parte da historia e realmente um belo tributo ao countach e voce pode le lo na integra aqui valeu pela dica deph ele entrou para o clube dos milionarios — e pode ser o proximo colecionavel da decada no inicio de julho pela primeira vez na historia um countach foi vendido por mais de us$ 1 milhao o carro azul com pouco mais de 16 mil km e um dos 150 exemplares da primeira leva — a que recebeu o sobrenome periscopica por causa do retrovisor — e foi arrematado por us$ 1 2 milhoes r$ 2 64 milhoes o valor elevado foi considerado pela revista classic driver especializada no mercado de classicos como o primeiro sinal de que o countach pode ser o supercarro colecionavel da decada sendo assim e questao de tempo ate que a demanda pelo countach aumente — e puxe os preços para cima o countach e tao fodastico que todos os lamborghini ainda querem ser como ele o countach era um carro bem diferente de seu antecessor o miura contudo todos os carros que vieram depois dele mostram que a evoluçao dos lamborghini foi bastante linear ainda que os touros mais jovens tenham motores mais potentes abundancia de controles eletronicos traçao integral e cambio com dupla embreagem a formula ainda e a mesma motor v12 carroceria em formato de cunha desempenho matador e visual que nao pede desculpas por chamar a atençao ter uma formula que dura decadas conquistar admiradores depois de 40 anos e ter o poder de evocar nostalgia ate em quem jamais viu um exemplar de perto nao sao conquistas para qualquer carro o countach merece cada gota de nossa admiraçao [gallery columns= 4 link= file ids= 14427 14426 14421 14416 14415 14418 14411 14410 14409 14406 14413 14414 ]
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